• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    10 motivos para não fazer a dieta metabólica – Pt1

    A dieta metabólica é uma dieta voltada a pessoas que querem perder gordura. Porém será que compensa utilizar este método? Saiba aqui – Pt1

    Comprar suplemento ZMA da Xcore Nutrition

    A dieta metabólica tem sido uma das maiores cogitações dietéticas dos últimos anos. Esta, trata-se de uma dieta projetada pelo tão famoso Robert Atkins (EUA) em meados dos anos 70, na qual a restrição dos carboidratos por alguns períodos é monstruosamente grande, aumentando então o consumo de lipídios e, claro proteínas. O principal intuito desta é basicamente perder gordura. Todavia, em alguns casos, alguns usuários relatam que o ganho muscular é possível. Mas será que vale a pena fazer a dieta metabólica?

    Saiba 10 motivos que mostram que ela está longe de ser uma dieta ideal.

    [ad#2]1 – O corpo funciona preferencialmente com glicose

    Durante a evolução do homem, o corpo e o metabolismo humano passou a adquirir aparelho próprio e específico para consumo e utilização da glicose como fonte de energia. Assim, este é o combustível preferencial do corpo.
    Todavia, a glicose é o monômero mínimo de qualquer cadeia de carboidratos. E é justamente ela que é digerida, após algumas quebras e reações enzimáticas no trato gastrointestinal.

    Cupom de Desconto DDM

    A dieta metabólica, por sua vez, não consiste em ingerir esse nutriente, com o intuito que forçar o corpo a utilizar a gordura e os ácidos graxos como fonte energética. E, de fato o corpo faz isto. Mas ao mesmo tempo, consome músculos (ou desvia as proteínas para a via glicolítica), afim de transformar os tais ácidos graxos em Acetil-CoA e dar continuidade ao processo do ciclo de Krebs. Ok, isso seria vantagem se o corpo não demorasse aproximadamente 35 minutos para transformar gordura em energia livre e apenas 7 segundos para transformar a musculatura em energia livre. Será que realmente vale a pena ter uma queda metabólica tão grande ao perder musculatura? Certamente, se você não quer passar de “gordinho forte” para “gordinho frango”, a resposta é NÃO!

    2 – Aumento brusco de colesterol

    Ok, todos sabemos que o colesterol é parte importante do metabolismo humano. É o colesterol que ajuda na viscosidade da membrana plasmática, é o colesterol a matéria prima para os hormônios esteróides e muitas outras funções. Mas é justamente o colesterol consumido em excesso um dos grandes vilões para a saúde.

    Veja: O colesterol é um esterol encontrado em derivados de animais, tais quais carnes, ovos, embutidos etc. Logo, ele não é encontrado em vegetais (sendo nesse tipo de alimento encontrado apenas fitoesteróis). Todavia, o colesterol é uma substância apolar (quando não está em forma livre com uma de suas pontas contendo OH-), ou seja, não é solúvel em água. Isso prejudica bruscamente sua eliminação pelo corpo. Desta forma, os depósitos nas aertérias (principalmente de grosso calibre) são mais evidenciados, causando diversos problemas cardiovasculares por obstrução arterial, principalmente. A dieta metabólica, de Atkins ou seja lá o que for, propõe que os níveis de derivados de animais sejam aumentados de maneira grande e, juntamente com mais fontes lipídicas. Sabendo que o corpo produz (na verdade, o fígado) cerca de 600-800mg de colesterol por dia e, uma pessoa normal ingere cerca de 300-600mg de colesterol por dia, o resultado então, de consumir 4-6X mais derivados de animais, você já deve imaginar, não é mesmo…?

    Continue lendo a segunda parte do artigo sobre os motivos para não fazer uma dieta metabólica!

    Artigo escrito por Marcelo Sendon
    @marcelosendon

    6 Comentários

    1. jose carlos 2 anos atrás
    2. Marcos Velten 5 anos atrás
    3. Marcos Velten 5 anos atrás
    4. Marcos Velten 5 anos atrás
    5. Marcos Velten 5 anos atrás
    6. Marcos Velten 5 anos atrás


    /* */