• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    5 dicas rápidas para evitar o overtraining

    Esta sentindo seu corpo cansado para treinar? Você pode estar entrando em overtraining. Saiba como isso pode ser evitado

    Hoje, a valorização do corpo perfeito e de uma forma física invejável (muitas vezes almejada de forma rápida), faz com que muitos erros ocorram durante tal processo. É comum ver pessoas que praticam modalidades esportivas específicas sem a devida orientação profissional. Isso, pode tranquilamente levar o indivíduo a entrar em um processo de overtraining.

    overtraining

    Whey Protein

    Seus ganhos estão sendo dificultados pelo cansaço, falta de ânimo ou dores no corpo? Você pode estar então entrando em overtraining. Mas afinal, o que é e como evitar o overtraining? Conheça as respostas lendo este artigo.

    Overtraining (comum em adolescentes e até mesmo em atletas desinformados), basicamente pode ser entendido como o excesso de treinamento, muitas vezes seguido de uma alimentação incoerente e um descanso pífio que faz com que o corpo não consiga se recuperar entre as sessões de treinamento.

    Alguns de seus principais sintomas são:

    • Irritabilidade
    • Agressividade
    • Cansaço
    • Perda de apetite
    • Insônia
    • Perda de peso
    • Perda no rendimento
    • Resfriados constantes
    • Dores de cabeça
    • Impedimento do crescimento muscular
    • Disfunções hormonais
    • Depressão
    • Ansiedade

    Mas afinal, como evitar o tão temido overtraining? Ficam aqui 5 dicas básicas para isto:

    1 – Procure manter o descanso adequado entre as divisões dos grupos musculares

    Saber dividir os músculos na semana é algo primordial não só para o bom desenvolvimento, mas para evitar o overtraining. Atletas como Dorian Yates e Mike Mentzer prezavam muito por esse cuidado. Por isso, divida seu treino de maneira a não trabalhar grupos musculares seguidos ou muitas vezes na semana.

    Termogenico

    Um exemplo de treino “errado” ou que, provavelmente não teria o descanso adequado é:

    A)    Peito e Bíceps

    B)     Costas/Deltóides

    C)    Bíceps/Trapézio

    D)    Pernas/Tríceps

    E)     Panturrilhas/Abdômen

    É claro que visivelmente o treino está muito mal dividido.

    Por exemplo, Costas no segundo dia seria altamente prejudicado pelo trabalho de bíceps no primeiro treino e, consequentemente o bíceps também não teria o descanso adequado. Da mesma forma, o trapézio entraria em um dia seguido de um treino que também o solicita. O tríceps provavelmente não teria o descanso adequado pelo trabalho de deltoides anteriormente. (Usa-se muito o tríceps em desenvolvimentos e afins)

    Whey Protein

    Então, a dica é: Divida coerentemente seu treino.

    2 – Procure manter a alimentação adequada

    Nada adianta ter um bom treino, um bom descanso se a alimentação for falha. Saber o que, quando e o quanto comer é primordial para cada objetivo. Saiba sempre balancear os micro e macro-nutrientes.

    Além disso, muitos alimentos ajudam a prevenir o stress e reconstruir a musculatura microlesionada.

    3 – Durma ao menos 8 horas por dia

    Um bom sono, em estado anabólico (alimentação) é primordial não só para o bom crescimento muscular, mas para a produção hormonal e para um descanso geral do corpo. Toda máquina, se for sobrecarregada, gerará problemas e, o corpo humano não se difere disso.

    O mínimo de 8 horas de sono é primordial para uma boa saúde. Mas também, não abuse dormindo o dia todo. Isso também é prejudicial.

    4 – Suplemente quando necessário

    Algumas necessidades específicas não são supridas com uma boa alimentação. Por isso, saber o que e quando suplementar é ideal para manter um bom funcionamento dos processos biológicos do corpo, evitando assim, o overtraining.

    5 – Controle o equilíbrio dos trabalhos aeróbios e anaeróbios

    Manter o equilíbrio de ambos os trabalhos também é primordial para que haja um bom descanso. Saiba quando fazer cada coisa e o quanto fazer. Não exagere nem em um nem em outro e, tampouco nos dois ao mesmo tempo.

    Artigo escrito por Marcelo Sendon

    Whey Protein
    Whey Protein



    /* */