• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    A importância de crescer sem esteróides anabolizantes

    Saúde é algo que não tem preço, por isso se você pensa em usar esteróides anabolizantes, aprenda por que é importante crescer sem o uso destes ergogênicos.

    Alguns poucos dias atrás estava eu conversando com uma menina a qual me dizia sobre seus objetivos na musculação. Entre papos, ela me disse então que pretendia fazer a utilização de alguns ergogênicos hormonais para auxiliar em um crescimento seco, denso e rápido. Quando a indaguei sobre o porque da utilização, a resposta não poderia ser outra, se não a finalidade estética, afinal, ela não visava competição. Então, neste instante, iniciei o meu sermão sobre o ponto de vista que tenho da utilização desse tipo de substância por não atletas.

    Comprar Suplemento Creatina da Prozis Sports

    Os esteróides anabolizantes, na verdade, são substâncias sintéticas que foram criadas para suprir algum déficit hormonal que naturalmente seria produzido pelo corpo, mas, não é. Portanto, indiscutivelmente seu uso primário e principal é mesmo clínico. Entretanto, esses mesmos hormônios (mesmo os produzidos naturalmente) circulantes no sangue, possuem ações extremamente benéficas no quesito estética. Isso porque, normalmente esses hormônios auxiliam no aumento da massa muscular, na redução da gordura corpórea, entre outros. Diante desta situação, começou-se então a utilizar esteróides anabolizantes e outras substâncias ergogênicas sintéticas (normalmente relacionadas com hormônios) não necessariamente esteróides (como GH, Insulina, fatores de crescimento etc) para fins não clínicos, como os fins esportivos. Sem contar ainda que, o maior desempenho que se consegue pelo desenvolvimento do corpo e pelas reações metabólicas otimizadas, a diminuição na fadiga, o aumento de disposição etc são fatores cruciais para tal.

    Este tipo de substância também recebeu e recebe bastante relevância em forças armadas, justamente por suas capacidades ergogênicas. Na segunda guerra mundial, por exemplo, aproveitando pessoas como cobaias (visto que ética era sinônimo de EGOCENTRISMO), diversos foram os testes e, óbvio, os avanços nessa área. E não é pra menos o exímio desempenho da Alemanha naquelas Olimpíadas.

    Pois bem, dando continuidade ao sermão que despejei na garota, comecei dizendo que, saúde é algo que temos, mas, uma vez perdida, dificilmente a recuperamos e, se assim fazemos, provavelmente algum tipo de seqüela ainda irá ficar. Esteróides anabolizantes parecem brinquedo e parece realmente que jamais poderão fazer mal. E, de fato, nos primeiros dias, meses ou até mesmo anos de uso, você muito provavelmente não vai sentir efeitos colaterais significativos, principalmente se fizer a coisa relativamente correta (drogas, combinações, procedência da droga, aplicações, cuidados gerais, dosagens etc). Entretanto, como vemos que, isso aparentemente não se trata de um bicho de sete cabeças, o medo vai passando e muitas vezes a irresponsabilidade vindo a tona… E isso pode gerar colaterais ainda piores do que os físicos, tais quais dependência psicológica, abstinência (na ausência da substância), nas questões psicológicas e sociais entre muitas outras.

    Cupom de Desconto DDM

    Para finalidade estética, comentei que acho muito mais válido seguirmos os protocolos corretos tanto dietéticos, como de treinamento e, por que não dizer também de descanso e periodização? Esses são grandes segredos para se chegar aonde se quer chegar, mas, infelizmente muita gente acredita que ainda exista uma caixinha dourada no final do Árco-Iris e acabam por optar por um caminho relativamente mais fácil, porém, com muito menos eficácia em termos de custo X benefício.

    Certamente, o uso de esteróides anabolizantes é presente no esporte e não é de hoje e, principalmente no esporte competitivo. Mas, ao que me parece, cada vez mais o seu uso por amadores ou indivíduos que não visam quaisquer fins competitivos vem chegando próximo ou até mesmo superando o grupo anterior, ou seja, imaginemos que os esteróides já são substâncias sintéticas que não são brinquedo e com atletas profissionais que possuem toda uma estrutura interdisciplinar de profissionais consigo já apresenta riscos. Então, o que poderíamos nós dizer sobre seu uso sem o devido suporte e, muitas vezes ainda, de maneira indiscriminada?

    Pois bem, continuando o sermão, eu disse que, na minha humilde opinião, não existem “ciclos” de substâncias ergogênicas hormonais como a maioria costuma fazer. Isso porque, se sou do ponto de vista que atletas utilizam essas substâncias, então, eles provavelmente necessitarão do melhor rendimento o ano todo e não unicamente em 8 ou 12 semanas, que seja. Por conseguinte, esses ciclos resultam até em bons ganhos durante a utilização dos produtos, mas, e depois? Sejam sinceros com vocês mesmos e lembrem-se de alguém que conseguiu manter TODOS os ganhos após um ciclo de esteróides e, melhor ainda, conseguiu uma melhor forma física após o uso. Bem, se você conhece, por favor me apresente, pois, eu não conheço se quer uma pessoa assim.

    Explorar o máximo do seu potencial genético é saber utilizá-lo e manipulá-lo para atingir níveis de superação. Muitas vezes, estamos além do que nós mesmos imaginamos, mas, infelizmente, deixamos de acreditar em nós mesmos. Por exemplo, com essa mesma pessoa que eu estava conversando naquele dia, semanas depois estávamos treinando e aparentemente eu a via realizar um treinamento submáximo, mesmo ela achando que aquilo poderia ser seu máximo. Então, com orientações, encorajamento a fiz conseguir um trabalho que ela mesma jamais acreditara em fazer. E olha que 2 semanas antes, a mesma acreditara já ter explorado seu potencial todo…

    Entre papagaiadas de academia, entre boatos e mais boatos que encorajam as pessoas a acreditarem em substâncias ao invés de acreditar em si mesmo e nos métodos básicos de desenvolvimento que cada vez mais vemos os riscos e os efeitos laterais que os esteróides anabolizantes vem apresentando.

    Aprender sistemas novos de treinamento, aprender sistemas novos de alimentação, seguir diversos protocolos diferentes e, literalmente testar de tudo é não só ser inteligente, mas também, ir pelo caminho certo. Você economiza dinheiro, saúde, tempo, dores, contratempos, efeitos colaterais e ainda se mantém com um belo corpo. E você quer benefício melhor do que um belo corpo aliado com uma bela saúde?

    Bons treinos!

    Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)

    7 Comentários

    1. Cristiane 6 meses atrás
    2. Isabel 1 ano atrás
    3. Felipe Simão 3 anos atrás
    4. Joao 4 anos atrás
    5. paulo souza 4 anos atrás
    6. Tonny Douglas 4 anos atrás
    7. Gabriel 4 anos atrás


    /* */