• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Os benefícios do potássio para a saúde e nas atividades físicas

    Conheça quais são os benefícios do potássio na saúde, assim como suas melhores fontes de ingestão, recomendações diárias e como ele pode ajudar a praticantes de atividades físicas, como a musculação.

    Conheça a importância do potássio para a saúde do ser humano

    Comprar Whey Protein Feminino

    O potássio é um mineral ou eletrólito (de acordo com a forma em que é encontrado/consumido) essencial na dieta, o qual participa de importantes funções e regulações endógenas de inúmeras células. Não só importante para a fisiologia natural do corpo humano em si, o potássio hoje é um nutriente intimamente ligado à atividade física, o qual pode propiciar efeitos comumente observados no metabolismo normal ou ainda, efeitos ergogênicos, os quais conheceremos adiante.

    As principais funções do potássio

    Entre as principais funções do potássio, podemos destacar a manutenção do potencial de membrana em primeiro lugar. Isso porque, em sua forma de íon, o potássio é o principal cátion intracelular, diferente do sódio, por exemplo, que é o principal íon extracelular.

    Esse balanço entre o potássio e o sódio, nos meios intra e extracelulares, criam por sua vez um gradiente eletroquímico que fica conhecido como potencial de membrana. Basicamente, em palavras curtas e analógicas, quando há um estímulo por neurotransmissores, há uma saída de potássio da célula e uma entrada de sódio (por curtos períodos), os quais proporcionam determinadas reações intracelulares, originando alguma determinada função, podendo essa, por exemplo, resultar na contração muscular, na função cardíaca, entre outras.

    Em segunda instância, o potássio é importantíssimo cofator para enzimas, como a potássio-ATPase e a Piruvato Quinase, que é importante no metabolismo de carboidratos.

    Por fim, o potássio ainda, em suas funções primárias, auxilia na balanço hidroeletroídrico do corpo, controlando de certa forma, ou auxiliando a controlar, a tonicidade de alguns líquidos, como o próprio sangue.

    A deficiência de potássio

    Quando há deficiência de potássio severa, esta é chamada de hipocalemia, comumente ocorrida quando há não necessariamente a falta de ingestão de potássio, mas sua extrema excreção, seja por vômitos, urina, fezes, abuso de álcool, distúrbios metabólicos ou uso de medicamentos, entre outras causas. Os primeiros sintomas a serem observados estão na alteração dos potenciais de membranas celulares, causando assim, primariamente, fadiga muscular, cansaço, dificuldade no trânsito intestinal e até mesmo disritmias cardíacas.

    Alimentos ricos em potássio

    Toxicidade de potássio

    Apesar da importância do potássio ao corpo, este não é um nutriente livre de toxicidades. A hipercalemia, ou excesso de potássio, pode ser causada pelos motivos inversos da hipocalemia, ou seja, dificuldade na excreção de potássio, insuficiência na produção de aldosterona, excessiva produção de ADH, ingestão abusiva de potássio, principalmente pelo meio de suplementos alimentares etc.

    Aliás, os suplementos alimentares que contenham potássio devem ser cuidadosamente observados e em casos onde não há deficiência de potássio, evitados. Isso porque, estes podem causar distúrbios gastrointestinais, sobrecargas renais e outros. Desta forma, faz-se a alimentação a melhor fonte de potássio.

    Cupom de Desconto DDM

    O potássio na atividade física

    Depois das funções fisiológicas, o potássio vem-se associando-o com funções relacionadas à prática de atividades físicas, ao desempenho e até mesmo à recuperação muscular.

    Primeiramente, através de um bom controle hidroeletroídrico o corpo tende a reduzir sua fadiga, tende a controlar-se de maneira hidratada durante a atividade física (por hora, facilitando inúmeras funções fisiológicas, como a própria manutenção da temperatura corpórea, que é fundamental) e etc.

    Observou-se que, em indivíduos que obtinham dieta cetogênica restringida a potássio, que a perda de massa muscular era evidente, enquanto em indivíduos, também em dieta cetogênica, mas associados ao consumo de potássio, a perda não era presente.

    Desta forma, concluiu-se que o potássio é um dos nutrientes fundamentais para o balanço nitrogenado positivo do corpo, favorecendo assim a preservação e, por hora, a síntese de massa muscular.

    Alguns fisiculturistas costumam utilizar tabletes de potássio imediatamente após o treinamento. Entretanto, esse protocolo deve cuidadosamente ser observado e principalmente jamais feito por indivíduos leigos. Além dos problemas supracitados, o potássio ainda pode apresentar influência na desidratação corpórea, quando em excesso, causando não só prejuízos, mas até mesmo, em casos extremos A MORTE!

    Algumas outras funções do potássio

    A utilização de potássio, além do já falado vem sendo estudada em alguns casos para a prevenção e/ou cura de patogenias.

    Entre essas patogenias, podemos citar a prevenção à osteoporose, seja em indivíduos saudáveis e, principalmente para mulheres na menopausa (que sofrem grande nível de perda de densidade óssea) e idosos. As melhores fontes observadas são as alimentares, em muitos casos dispensando quaisquer usos de suplementos nutricionais de potássio.

    Outra patogenia que pode ser prevenida com a ingestão coerente de potássio são as chamadas “pedras nos rins”, ou cálculos renais, que normalmente estão associadas a má excreção de outros íons, como o cálcio.

    Por fim, o que mais vem sendo estudado frente ao potássio é sua relação com a redução da pressão arterial e a diminuição de problemas cardíacos, visto sua interação nos potenciais de membrana e nas concentrações de fluídos do corpo, como já falado anteriormente.

    Melhores fontes de potássio

    Principais fontes de potássio

    Recomendações diárias de potássio

    Segundo a Food and Nutrition Board do instituto de medicina do EUA, em 2004, as recomendações de potássio em média são:

    Recomendações diárias de Potássio

    Conclusão:

    Extremamente importante na dieta para a manutenção de funções vitais do corpo, o potássio é um mineral indispensável também para o praticante de atividades físicas em quantidades específicas por seus requerimentos nutricionais frente a atividade física.

    Entretanto, vale lembrar que as melhores fontes de potássio são as provindas de alimento, evitando problemas como a toxicidade e problemas mais graves. Portanto, jamais se esqueça que uma alimentação equilibrada e vasta ainda é a melhor forma de se obter nutrientes.

    Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)

    Um Comentário

    1. Alessio 3 anos atrás


    /* */