• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Algumas dicas para trilhar o caminho do sucesso na musculação

    Conheça algumas dicas para que você possa transformar o seu caminhar na musculação, com mais sucesso e mais chances de alcançar seus objetivos.

    A musculação é uma prática esportiva a qual vem abrangendo pessoas das mais diferentes idades, gêneros, etnias e com os mais diferentes objetivos imagináveis. Enquanto uns buscam estética, outros buscam performance, outros reabilitações, outros qualidade de vida, outros uma prevenção de doenças precoces e assim por diante. Isso, sem contar que não estamos fazendo distinção entre as diferentes características de cada constituinte desses grupos supracitados.

    dicas-de-sucesso-na-musculacao

    Comprar Whey Protein Feminino

    Entretanto, da mesma forma que a musculação é uma prática que envolve muitas pessoas ela também se torna um foco para a disseminação de conceitos e desentendimentos diversos os quais fazem com que muitos caminhos passem a existir através delas, uns de fato funcionando e levando a bons resultados, já outros não passando unicamente de falácias/mitos.

    Dessa forma, é fundamental entender pontos sobre os seus objetivos na musculação a fim de traçar melhores planos, planos esses que levem ao sucesso e é justamente sobre isso que iremos tratar adiante.

    # Busque pessoas que pensam e tenham o mesmo objetivo que você

    É importantíssimo entender que, apesar da importância de conviver com pessoas que pensam diferentes de nós, para acrescentarmos, inclusive, conteúdo às nossas mentes, também é necessário conviver com pessoas que compactuem dos mesmos princípios que você, isso é, que tenham a mesma filosofia e busquem coisas próximas ao que você busca.

    Por exemplo: Imagine um atleta de fisiculturismo que passa a treinar ou conviver em seu dia-a-dia com um atleta de Karatê. Certamente, por suas diferentes características, formas de treino, formas de alimentação entre outros, essa seria uma má parceria. Mesmo se juntássemos dois fisiculturistas, mas, com pensamentos e filosofias totalmente diferentes, não conseguiríamos uma boa junção.

    parceiro-de-treino-com-mesmo-objetivo

    Por outro lado, quando encontramos as pessoas certas, isso é, pessoas que pensem em conquistar objetivos próximos, pessoas que visem caminhos similares para chegar num foco, que tenham o mesmo sistema de treino e assim por diante, temos então uma ótima parceira consolidada.

    Quanto mais você conviver em grupos que compactuem com suas filosofias e ideias, melhor será o progresso e melhor será o auxílio que um poderá dar ao outro.

    # Entenda que a mídia impõe muito mais do que o necessário

    Não é infrequente analisarmos casos de indivíduos de ambos os sexos acometidos por doenças fisiológicas e psicológicas (quando não as duas) por conta de pressões impostas pela mídia ou pelos meios de comunicação, os quais modificaram suas formas de pensar, agir e de se importar com suas próprias vontades.

    Muitas vezes, a mídia cria estereótipos os quais se tornam essenciais na vida das pessoas e elas deixam de viver quem são para viver em função de serem o que querem que sejam.

    É necessário entender que a mídia não está preocupada com suas necessidades, mas sim, com as necessidades dela. E, se para atingir os objetivos, a manipulação alheia e a influência (positiva ou negativa) for necessária, então ela será mandada.

    Por isso, seja sempre criterioso e realista consigo mesmo ao pensar em aceitar quaisquer ideias lançadas por aí.

    # Seja persistente

    Trabalhar duro, superar os limites, se esforçar entre outros pontos são indiscutivelmente importantes em quaisquer práticas esportivas que visam o bom desempenho. Entretanto, nada adianta ter todos esses fatores se você limita-se a não tentar diante aos seus fracassos, ou seja, se você não busca superar seus próprios erros e desiste quando eles acontecem. Errar é, simplesmente humano e você deve saber que você cometerá erros durante sua trajetória. Entretanto, se você busca ultrapassá-los, se você busca superar essas falhas que cometeu com novas estratégias não somente para isso, mas, para não cometê-los novamente e, levar o erro como aprendizado, certamente você tenderá a progredir cada vez mais.

    seja-persistente-na-musculacao

    Desconheço um bom jogador de basquete que não tenha errado milhões de cestas para aperfeiçoar sua técnica. Assim como não conheço nenhum bom batedor de faltas no futebol que não tenha passado horas praticando e corrigindo erros precisos. Não conheço um bom Chinês campeão mundial de tênis de mesa que não tenha passado horas em uma mesa corrigindo a angulação de sua raquete ao executar um spin para o saque. Também, desconheço quaisquer bodybuilders ou mesmo praticantes de musculação que não tenham errado para tentar novas estratégias e buscar seu melhor desempenho. Portanto, TENTE OUTRA VEZ!

    # Não seja carrasco consigo mesmo

    Exigir o máximo de você mesmo é muito bom, pois assim, conseguimos aperfeiçoarmo-nos de melhor maneira. Entretanto, se essa exigência superar o que podemos suportar, certamente os efeitos serão inversos e, de algo bom isso se tornará algo extremamente ruim.

    Saber que cobrar de si é importante, todos nós sabemos. Mas, até aonde podemos cobrar e, o quanto podemos cobrar, poucos sabem e pecam pelo excesso ou pela falta.

    Na musculação, geralmente, as pessoas que menos tem resultados são as que mais se cobram, mas, fazem isso de uma maneira incorreta. Querem se cobrar erguer mais peso quando não suportam a carga de maneira adequada na realização do movimento; querem se cobrar um protocolo dietético, mas, não se dão ao luxo de procurar uma boa orientação para nutrir-se adequadamente; querem promover sistemas de treino e desconhecem metodologias. Assim, certamente os resultados só podem ser mesmo os de cobranças frustradas.

    É importante também, entender que você está suscetível a cometer erros, que você pode falhar e nem mesmo chegar a um patamar onde, geneticamente é impossível aceitar. Porém, para estar realmente feliz e satisfeito com seu próprio corpo, é essencial entender que isso é humano e, saber lidar com isso. Você não será menos importante ou menos atraente do que ninguém se os seus bíceps forem alguns centímetros menores. Assim como, você não será inferior a ninguém só porque seu percentual de gordura não é o ideal. Entenda que também é necessário se aceitar e aceitar suas limitações. É necessário aprender a se entender e ouvir seu próprio corpo, pois, muitas vezes acabamos exigindo muito mais de nós mesmos do que podemos, de fato fazer.

    Saiba se amar, saiba valorizar suas qualidades e procure corrigir seus defeitos, mas não se tornar prisioneiro disso.

    # Pense grande, ou melhor, PENSE GRANDE

    Uma vez, quando eu estava no ensino primário, me disseram uma frase a qual jamais esqueci: “Se você quer uma bicicleta, almeje uma Ferrari, pois, quando você conseguir a bicicleta, se somente a quiser, estará limitado aquilo, pois, você conquistou seu objetivo. Porém, se busca a Ferrari, estará em constante progresso. Isso significa que, por mais que não consiga a Ferrari, na pior da hipóteses, você buscou algo a mais do que a bicicleta”.

    pense-de-forma-grande

    E essa frase se aplica grandemente à musculação, na medida em que, se estivermos limitados ao que queremos, meramente, então, qual será o sentido em continuar adianta e melhorar ainda mais se já conseguimos o que queremos? Esse é o problema de pessoas que obtém bons resultados num período de tempo, mas, depois acabam por perder tudo, achando que podem manter o que conseguiram sem continuar se esforçando ao máximo possível.

    Não há necessidade de sonhar com o impossível ou tampouco traçar planos os quais você tem certeza que são inatingíveis, afinal, pé no chão é extremamente indicado. Porém, trace sonhos grandes, trace novos desafios a si mesmo e que possam pouco a pouco ir testando suas capacidades e fazendo-o ter mais resultados. Você verá que essa busca interna fará bem não tão somente ao seu corpo, mas, à sua mente também, trazendo aspectos de motivação intrínseca à tona de maneira saudável e produtiva.

    # Busque orientação profissional

    É típico do brasileiro se automedicar, é típico do brasileiro querer fazer uma gambiarra em algo que quebrou em sua casa ou até mesmo improvisar coisas. Talvez, culturalmente o Brasil seja o país com essa característica mais evidente.

    Porém, deixando de lado a nacionalidade, pois, não importa, o auxílio profissional no que tange os aspectos relacionados com a nutrição e as atividades físicas visando quaisquer objetivos, por menores que sejam, necessitam de um adequado acompanhamento, pois, nem sempre temos o conhecimento (por mais que sejamos informados) técnico e científico. Além disso, quando buscamos um profissional, nosso quadro está sendo avaliado por alguém de fora, ou seja, sem distorções de imagens e/ou necessidades, diferente do que ocorre quando nós mesmos decidimos fazer por nós.

    O auxílio profissional é incontestável na medida em que, ele não é tão somente importante nos aspectos relacionados a ganhos e progressos na musculação ou em outro esporte qualquer, mas sim, relacionado também com a prevenção de sobrecargas desnecessárias, relacionados com a individualização de um planejamento o qual possa contemplar não somente aspectos fisiológicos e metabólicos, mas ainda, emocionais e sociais etc.

    Cupom de Desconto DDM

    Todo bom profissional, seja ele de qual modalidade for, possuiu ou possui um bom técnico, pois esse lhe dará o (s) melhor (es) caminho (s) a ser (em) seguido (s), minimizando assim as chances de erro e seguindo princípios melhores ao que se objetiva.

    Não é por acaso que Jay Cutler era orientado nutricionalmente por Chris Aceto, Dennis Wolf foi por Dennis James, Phil Heath por Hany Rambod e assim por diante. Tenha sempre um guru qualificado ao seu lado!

    # Não tenha pressa

    É típico do ser humano, cada vez mais ter uma pressa absurda e, talvez isso demonstre o quanto o mundo vem modificando-o geneticamente e também psicologicamente. Obviamente, esses fatos são refletidos também na musculação e na busca por resultados que hoje, quanto mais rápidos, parecem ser melhores, desconsiderando aspectos fundamentais como a qualidade desses resultados, a durabilidade e os prejuízos que, quando feitos inadequadamente, podem causar.

    A musculação é um esporte o qual envolve inúmeros aspectos, entre eles os de atividades físicas, os alimentares e os de recuperação, além de trazer uma enorme modificação de estilo de vida de um modo geral.

    sem-pressa-no-ganho-muscular

    No que tange os exercícios físicos, experimentar métodos, sistemas, formas de treinamentos, periodizações entre outras inúmeras variáveis, leva tempo e, tempo esse que muitos não desejam que ocorra. Assim, passam a sobrecarregar inadequadamente seu corpo e, portanto passam a obter maus resultados também.

    Por outro lado, a alimentação também envolve aspectos de tentativas, erros e acertos, os quais trarão as manipulações devidas nos macronutrientes, na forma de um geral de se alimentar, na utilização de determinado (s) alimento (s) e assim por diante.

    Por fim, mais complexo de todos é o aspecto que cerca a recuperação muscular. Pense que, para que ocorra a síntese básica de glicogênio demoram cerca de 48h. Em estados de extrema depleção e/ou uso de glicogênio, em especial pelo músculo, esse tempo pode ser muito maior. Agora, imagine que, estamos falando apenas da síntese de um dos compostos mais simples do corpo. Agora, pense na questão proteica e na síntese proteica. Sim, seus músculos se “refazem” devido a elas e, essas demoram muito mais. Continue, analogicamente imaginando que, um deltoide pela 350g em média. Sendo assim com +350g você teria o dobro de tamanho de deltoides, ou seja, eles seriam MUITO maiores. Agora, imagine que você queira ganhar 5 ou 10kg em um ano. Isso já é uma marca para 99% dos indivíduos IMPOSSÍVEL, imagine ganhar peso superior a isso?

    Então, pode perceber como tudo que cerca a musculação é algo extremamente demorado e que levará tempo, além de tentativas que trarão acertos, mas, também trarão erros? Sim, tudo isso traz profundas modificações no estilo de vida da pessoa, as quais devem ser consideradas e, mais do que isso, devem refletir mudanças benéficas e não imposições.

    Portanto, querer resultados rápidos na musculação sem se importar com consequências maléficas que esses métodos pode trazer é extremamente alarmante. E, mais do que isso, você deve ter ciência que esses resultados são impossíveis de serem sólidos e, portanto, não serão duradouros e serão perdidos com muita facilidade.

    Valorize seu corpo e, principalmente, preze por sua saúde. Sem sobra de dúvidas, devemos buscar os métodos mais rápidos para obter resultados, mas, desde que eles sejam consistentes com o que necessitamos e, principalmente desde que eles possam acrescentar coisas benéficas a nós e não unicamente trazer malefícios que poderemos jamais reparar.

    # Treine com inteligência

    Treinar pesado parece ser sempre sinônimo de obter bons resultados na musculação e, verdade seja dito que essa não é uma falsa afirmação. Entretanto, o que é treinar pesado para você? Erguer grandes quantidades de peso? Fazer muitas repetições? Aliar ambos? Na verdade, também, mas, esses não são os únicos aspectos os quais devem ser levados em consideração. Treinar sempre em seu limite é essencial, mas, desde que isso não o atinja negativamente. Por exemplo: Se erguemos cargas altas, mas, não conseguimos manter uma boa postura do corpo, além de não estarmos trabalhando adequadamente a musculatura alvo, ainda estamos sujeitos a lesões. Se não executamos um exercício corretamente, ele perde sua eficácia e, estamos unicamente movendo pesos, o que não é nosso objetivo. Além disso, devemos considerar que o treino deve ser considerado pesado quando avaliado dentro de um aspecto. Por exemplo: Dentro de uma periodização adequada, um indivíduo passa por períodos em que treina com mais carga, períodos em que usa mais repetições e menos carga, período em que usa diferentes tipos de resistências e assim por diante.

    treinando-com-inteligencia

    Um dos grandes problemas de fisiculturistas profissionais é ter sua carreira abreviada por não treinarem com tanta inteligência e, Dorian Yates é um exemplo disso: Sempre levou seus treinos ao limite, sempre com intensidades máximas, desconsiderando as chances de lesões e, mais tarde, após aposentado, o atleta assumiu que teria muito mais longevidade no esporte se tivesse respeitado esses limites.

    Dessa forma, é conveniente que possamos pouco a pouco ir conhecendo nossos limites e aprendendo a driblá-los, mas, sempre com inteligência. De nada adiantará levarmos algo ao extremo se esse algo não for duradouro, não é mesmo?

    Portanto, periodize seu treino, faça treinos diferenciados e lembre-se que todo novo estímulo sempre será muito bem quisto aos resultados musculares, sejam frente a quais objetivos forem eles.

    # Forme suas opiniões

    Apesar da musculação ser uma arte de tentativas e erros, é através deles que conseguimos formar nossas próprias opiniões, isto é, decidir o que nos é melhor ou pior frente aos resultados obtidos em cada metodologia.

    Entretanto, devemos considerar grandemente que essa opinião DEVE SER formada e, de maneira sólida. Hoje, observamos muitos indivíduos altamente influenciáveis na sociedade e, claro, isso remete também aos indivíduos influenciáveis dentro do cenário da musculação, uma vez que, pela falta de conhecimento, acabam acreditando em tudo que veem pela frente.

    Quantas e quantas vezes, por exemplo, vemos pessoas fazendo uso de substâncias altamente perigosas por conta de “indicação de fulano ou cicrano” ou restringindo sua dieta de modo prejudicial pela recomendação desse ou daquele “amigo (a)”. Do contrário, o mais correto seria buscar, logicamente, uma opinião profissional e, através dela ir consolidando suas próprias ideias. É necessário entender que na musculação, não necessariamente você deve ser guiado o tempo todo por um guru, mas, ele será quem proverá os conhecimentos iniciais para que você passe a andar com suas próprias pernas.

    Portanto, de maneira responsável e sempre valorizando a si mesmo, é importantíssimo ir consolidando suas ideias, excluindo o que não lhe é útil e aprimorando aquilo que é.

    # Ajude quando puder

    Você já deve ter ouvido falar que ajudar é uma das melhores formas de aprender também, não é mesmo? É através da ajuda que consolidamos ainda mais os nossos conceitos, corrigimos o que é falho e, principalmente, passamos a conhecer novas habilidades.

    Sabendo disso, na musculação, você pode colocar isso em prática, mas, claro, se atentando sempre para que sua boa vontade também não prejudique o próximo, pois, muitas vezes, mesmo bem intencionados, estamos passando conhecimentos ou realizando ações equivocadamente.

    ajudando-idoso-na-musculacao

    Procure não manter o conhecimento restrito a si e, principalmente, procure compartilhar o que você sabe com pessoas as quais necessitam aprender um pouco mais. A grande graça que falta em um esporte como a musculação é justamente essa interação entre os participantes, como ocorre em outros esportes. Atualmente, vemos um cenário que pode ser um tanto quanto criticado de egocentrismo, onde as pessoas parecem cada vez mais estarem se importando unicamente consigo mesmas e, além disso, não querendo o desenvolvimento do próximo, a fim de, irracionalmente, imaginar que seu lugar será tomado.

    Lembre-se que ajudar também é uma boa ação e auxilia a fazer com que o esporte cresça ainda mais e seja bem visto por outras pessoas.

    Conclusão

    Muitos são os aspectos que cercam os treinamentos de musculação e, principalmente, muitos são os aspectos que podem fazer com que você consiga de melhor maneira os seus objetivos. Porém, algumas mudanças em sua rotina, em sua forma de pensar e agir consigo mesmo são essenciais para que esses aspectos possam prevalecer. Algumas práticas são alcançadas com a repetição de ações, ou seja, com algo que se torne uma rotina e, portanto, se torne comum em sua vida. E é essa a grande graça: Fazer com que a musculação esteja sempre presente com bons olhos dentro de sua rotina, do contrário, ela se tornará algo maçante e que passará a ser vista como uma obrigação, o fazendo desistir rapidamente e, claro, fazendo com que você deixe de conquistar seus resultados. Aliás, infelizmente, esse é um dos principais pontos de desistências hoje nos ginásios: Transformar algo que deveria ser um momento seu para seu cuidado em uma tortura pessoa ilógica.

    Dessa forma, aprender a como lidar com cada situação e, pouco a pouco adquirir novas táticas frente a dicas importantíssimas poderá fazê-lo cada vez mais obter resultados satisfatórios, duradouros e que preservem sua saúde.

    Bons treinos!

    Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)



    /* */