• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Anabolizantes: o impacto no uso fora do esporte competitivo

    O numero de usuários de anabolizantes aumenta a cada dia e o incentivo ao uso também, por isso precisamos entender como ele surgiu e os impactos de seu uso fora do esporte competitivo.

    Os esteroides anabolizantes são substâncias as quais são utilizadas na medicina para terapia de reposição hormonal há anos, e o propósito de sua criação foi este, uso medicinal. E essas são substâncias bio-idênticas as quais podem suprir necessidades que o corpo por si só não pode suprir. Desta forma, testosteronas e seus derivados, o hormônio do crescimento (GH), os fatores de crescimento semelhantes à insulina (IGF’s), a própria insulina, entre outras, são extremamente eficazes nessas reposições, desde que orientadas por um profissional de alta competência na endocrinologia. Vale lembrar ainda que mesmo não sendo um hormônio anabólico, o estrógeno (também esteroide) pode ser utilizado para terapias de reposição hormonal em mulheres.

    Entretanto, obtendo um uso muito mais amplo do que unicamente os seguimentos de medicina, os esteroides anabolizantes foram muito utilizados em experimentos, em especial na segunda guerra mundial, para o aumento de performance e obtiveram êxitos, ou seja, os soldados apresentaram excelentes resultados no incremento de força, agilidade, recuperação do cansaço, aumento de massa muscular e etc.

    seringa-com-anabolizante-injetavel

    Comprar Whey Isolado VP2

    Ultrapassando mais ainda esse patamar, o ramo esportivo foi o próximo a contemplar os “benefícios” os quais os anabolizantes poderiam favorecer. Claramente, isso pareceria ótimo e no meio esportivo essa é uma característica a qual não se pode mais negar. A busca por corpo cada vez maiores, mais definidos, mais musculosos, quebrando paradigmas de genética, enfim, no meio esportivo isso é uma realidade e que dificilmente irá mudar, porém os esportistas vivem disso.

    Mas os ergogênicos hormonais com certeza não poderiam parar sua propagação por ali… Eles estavam só iniciando o que seria não só um assunto polêmico, mas uma prática também polêmica e que gera dúvidas até hoje em “fazer ou não fazer” à muitas pessoas. Hoje, em plenos anos 2000, é possível entender que os anabolizantes sofreram uma explosão gigantesca, abrangendo homens, mulheres de várias idades e até mesmo adolescentes, os quais apresentam fatores extras de risco. De maneira indiscriminada e sem quaisquer auxilio profissional, pessoas estão cada vez mais colocando em suas vidas essas substâncias. E isso é algo que não podemos esconder e que necessita ser entendido.

    Desta forma, neste artigo iremos falar um pouco mais a respeito da utilização de esteróides anabolizantes por pessoas que não são profissionais ou esportistas, ou seja, pessoas normais e que usam este tipo de droga apenas por fins estéticos, e traçaremos alguns pareceres os quais nos tornarão aptos de entender os riscos os quais essas substâncias podem nos trazer, mais do que isso: A responsabilidade social indireta que elas exercem.

    A entrada dos anabolizantes ao público comum

    Creio que não exista um primeiro relato de um primeiro de uso de ergogênicos hormonais fora do esporte. O que realmente nos importa não é necessariamente como um primeiro uso tenha ocorrido nem tampouco quais foram as motivações para tal, mas o que nos importa é que os anabolizantes saíram de um meio esportivo competitivo para indivíduos muito pouco ligados com essas finalidades, desde épocas antigas até os dias de hoje, de maneira cada vez mais frequente. Frequente e altamente incidente, hoje um indivíduo “comum” chega a usar mais drogas que muitos fisiculturistas do passado (sem construir físicos tão bons quanto, por incrível que pareça).

    aplicando-deca-durabolin

    Até os anos 80 e final dos anos 90, percebe-se ainda um meio “underground” das drogas hormonais. Poucos indivíduos conseguiam ter acessos a essas substâncias e mesmo os que poderiam ter, tinham certo receio em usá-las. Prezavam ainda por sua saúde e seu uso era muito condenado e considerado um TABU. Porém, passando dos anos 90 para os anos 2000, percebe-se uma explosão da internet, da difusão das informações e da mídia geral. Além disso, percebe-se uma mudança cada vez mais frequente na ousadia do ser humano em geral. Emergente a isso, percebe-se uma propagação ainda maior do uso destas drogas. Se por um lado a informação altamente difusa contribuiu para isso, o uso da internet para sua comercialização também ajudou, e juntando tudo isso temos um quadro propício para o uso cada vez maior e frequente dessas substâncias.

    O problema se tornou e se torna ainda maior quando não somente indivíduos de maior idade começam a fazer uso dessas substâncias, mas quando começam a aparecer usos por adolescentes que se quer sabem bem o que estão fazendo. De uma maneira irresponsável essas substâncias atingem quaisquer públicos nos dias de hoje, de quaisquer idades, de quaisquer tipos de sociedades, de quaisquer rendas e de todos os sexos.

    Parecendo ser uma grande solução, o uso dessas substâncias tem influenciado a cabeça de muitas pessoas, que aparentemente estariam apenas prejudicando a sua saúde individualmente. Mas e se disséssemos que esse uso pode ir um pouco além dos prejuízos próprios?

    Você sempre busca o lado mais fácil?

    Buscar o uso de anabolizantes pode ser não só uma desculpa pela falta de resultados, mas na maioria das vezes é uma desculpa para atingir o que se deseja de maneira mais rápida. Muitos parecem não ter paciência quando o assunto é lutar e batalhar pelos seus resultados. Acham que o fato dos anabolizantes poderem acelerar o processo, conseguirão atingir mais rápido o seu objetivo, quando na verdade não.

    Cupom de Desconto DDM

    É preciso entender que um bom resultado não é tão somente conseguido através de uma busca rápida, muito mais do que isso, resultados duradouros são obtidos através de consolidação. Somente através de trabalho árduo, trabalho duro e trabalho persistente é que se consegue atingir um objetivo e solidifica-lo. Parece clichê dizer isso, mas é a mais pura verdade. Nada que vem “de graça”, consegue-se manter por muito tempo.

    anabolizantes-injetaveis-e-orais

    As pessoas que usam anabolizantes visando a estética e o ganho rápido, precisam entender que os profissionais do esporte que utilizam, passaram a utilizar depois de MUITOS ANOS de trabalho dentro da academia. Ele não construíram aqueles corpos apenas com produtos. Os produtos vieram para consolidar o que já existia e ajudar a ultrapassar limites impostos pelo corpo humano.

    Fazendo uma comparação analógica, quantas foram as vezes pelas quais você estudou muito algum determinado assunto, ficou sabendo muito sobre, mas pouco tempo depois não lembrava nem mesmo do básico? Isso ocorre, pois sua memória a longo prazo não foi ativada, ou seja, não houve persistência em algo, mas apenas algo intenso e agudo que durou muito pouco tempo. Assim será o uso de anabolizantes sem uma prévia construção anterior.

    É importantíssimo que tenhamos em mente que por mais que consigamos otimizar processo, jamais teremos RESULTADOS reais com isso. E é por isso que muitas pessoas ainda usam toneladas de ergogênicos e mesmo assim não obtém nos resultados. Aquilo não se torna um estilo de vida, mas algo passageiro…

    O impacto negativo na sociedade

    Não nos convém ficar falando dos riscos relacionados à saúde quando o assunto é o uso indevido dos anabolizantes. Aliás, todo uso (mesmo relacionado a esportes competitivos) que não envolva questões de saúde, podem ser considerados prejudiciais. Todos nós estamos carecas de saber quais são os possíveis resultados desses usos, por mais que muitos cismem em acreditar que esses riscos são remotos e inexistentes, quando na verdade são mais fáceis de ocorrer do que se imagina. Já sabemos que essas substâncias podem causar o desenvolvimento de inúmeras patogenias como o câncer, impotência sexual, desregulações hormonais gerais, fechamento precoce da epífise em púberes, aumento da virilização em mulheres, problemas relacionados ao tecido hepático, ao músculo cardíaco (como hipertrofia cardíaca), aumento nos níveis séricos de colesterol, acne, agressividade, entre outros tantos.

    Entretanto, quando o assunto sai um pouco do ramo fisiológico, vemos um problema muito maior relacionado com a sociedade. Isso porque parece que cada vez mais os usos não são condenados pela massa, mas estão sendo ESTIMULADOS. Enquanto no passado tinha-se uma grande rejeição para com essas substâncias, nos dias de hoje parece que essa rejeição virou apenas o sensacionalismo que a mídia costuma fazer quando há alguma incidência de casos graves de mortes, doenças ou complicações por uso destas drogas. Do contrário, parece que a sociedade cada vez mais esta apta para recorrer a esses recursos visando essa tal obtenção de resultados muito facilmente. Isso remete diretamente a problemas de usos cada vez mais precoces por jovens, envolve o tráfico dessas substâncias e, muito mais do que isso, envolve um complexo mental por parte dos usuários que acabam se vendo dependentes diretos dessas substâncias e acabam cada vez mais justificando haver resultados somente frente a tais usos.

    anabolizante-na-adolescencia

    Perde-se então a essência do esporte e passa-se a ter uma mecanização drástica para algo que se torna fútil, sem a busca de superação de limites, sem a perseverança de tentar fazer melhor a cada dia.

    Iludidos com esses fáceis resultados, grande parte dos indivíduos infelizmente acabam imaginando que sem essas substâncias jamais atingirão seus resultados. Grande parte destes indivíduos se quer já se submeteu a diferentes sistemas de treinamento, sistemas de nutrição e periodização de treinamento. Essa grande parte se quer já tentou grandes métodos da musculação os quais possam trazer bons resultados, longe dessas substâncias.

    Por isso antes de usar tais métodos, tenha certeza que você tentou de TUDO antes, que você tem bagagem de musculação, que passou por vários métodos de treino, que já passou por vários métodos de nutrição, já suplementou demais, já buscou ajuda de profissionais, já tem conhecimento amplo e que agora precisa realmente partir para os anabolizantes a fim de quebrar todos os paradigmas e conquistar novos mundos. E aos que incentivam isso de forma livre, cuidado com o que você incentiva, você não sabe quem está absorvendo essas informações, pode ser um adolescente, iniciante na musculação e que não tem a menor necessidade no uso destas drogas, e você pode acabar com a vida desta pessoa. Muito cuidado.

    Pense nisso…

    Conclusão:

    Precisamos entender que o mundo dos anabolizantes não vai acabar, principalmente no meio competitivo. Os profissionais cada vez mais utilizarão, mas eles estão munidos de abdicar a vida pelo esporte, eles possuem equipes médicas e de apoio. Você, um praticante de musculação comum, não tem nada disso e nem está preparado para abdicar a sua saúde pelo uso destas drogas. Quando os sintomas baterem em sua porta, você irá se arrepender, mas ai já será tarde.

    Aos que divulgam e difundem esse uso, cuidado, pois nunca sabemos a quem estamos impactando, e ter sangue em nossas mãos nunca é bom para ninguém. Não estou falando para o assunto voltar a ser TABU, mas também não precisa espalhar a 4 ventos e ensinar a todos o que você acha certo, pois você pode impactar uma criança e acabar com a vida da mesma.

    Cuidado com o uso de anabolizantes, eles são prejudiciais e jamais devem ser utilizados sem acompanhamento médico especializado. Sua vida vale mais!

    Bons treinos!

    Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)



    /* */