• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Aprenda algumas dicas para deixar sua dieta mais prática

    Conheça algumas dicas para que você possa ajuda na manutenção de sua dieta, facilitando sua preparação e consumo e deixando-a mais prática.

    Muitas pessoas passam a esquecer protocolos dietéticos porque os julgam complicados demais ou pela justificativa de que as atividades diárias do dia os consomem tempo demais, o qual então não pode ser destinado para a preparação de alimentos, preparação de refeições ou mesmo para consumo das mesmas.

    praticidade-alimentacao-bodybuilder

    Comprar Whey Isolado VP2

    Verdade seja dita, manter uma dieta precisa não é nada fácil e também é algo que demanda certo tempo. Além disso, é algo que custa um certo valor monetário. Entretanto, todos esses fatores podem ser driblados se colocarmos em prática algumas boas e importantes dicas as quais possam incrementar praticidade e maleabilidade na dieta, fazendo-a ser possível de ser seguida todos os dias, sem quaisquer desculpas para falhar.

    1- Cozinhe porções de alimentos básicos para a semana toda

    É óbvio que ninguém gosta de ir para cozinha seis ou oito vezes ao dia para preparar suas refeições, e por mais que isso seja algo realmente prazeroso para uns, a quantidade se tornará tão grande e diária que uma hora se tornará também maçante. Entretanto, podemos utilizar algumas estratégias de preparações de alimentos as quais fornecerão muita praticidade e economizarão um tempo bastante grande.

    As primeiras coisas que se pode pensar quando o assunto é a praticidade são dois itens indispensáveis em quaisquer cozinhas: O freezer e o microondas. Sem sombra de dúvidas essas foram grandes invenções. Através deles você conseguirá um preparo e armazenamento de quase todo tipo de alimento. Pense bem, que tal cozinhar todas as porções de alimentos básicos para a semana e congelá-los e ao longo da semana ou das refeições, caso tenha tempo, ir descongelando e consumindo? Assim, podemos pensar no preparo de arroz consumido para a semana, de batatas, de vegetais e mesmo de macarrão. Colocamos tudo em recipientes, apenas pesando o alimento antes do consumo, que aí sim pode ser dividido em marmitas para o longo do dia. Assim, ficará muito fácil uma vez ao dia você preparar apenas os grelhados para cada marmita, para que tudo fique um pouco mais fresco e sem o risco de estragar.

    marmitas-para-semana

    Para não comer sempre a mesma coisa, tenha em mãos molhos diversos, temperos diversos e, certamente você verá como um precioso tempo será poupado e ao mesmo tempo você seja capaz de manter seu protocolo dietético.

    2- Faça shakes

    É óbvio que a alimentação sólida é a preferência número um e a que mais deva ser feita durante o dia. Porém, não há nada mal em consumir alguns shakes bem estruturados em momentos oportunos no dia. Aliás, para pessoas que possuem distúrbios gástricos ou dificuldade em se alimentar constantemente, essa pode ser uma estratégia a qual une o útil ao agradável (funcional e prático também).

    Em alguns momentos do dia, fazer shakes pode ser muito mais prático e para pessoas que não possuem a disponibilidade a todo momento de parar, comer com calma, essa é uma excelente opção.

    Você pode optar por shakes com proteínas, tais quais a caseína ou a albumina, adicionadas a porções de carboidratos, como a aveia, o amaranto, a quinoa em flocos e também oleaginosas como castanhas, nozes, amêndoas e outros e ainda, a própria manteiga de amendoim que é muito utilizada nessas finalidades.

    shake-pos-treino-imediato

    Para isso, você deve estruturar adequadamente seu shake e JAMAIS trocar todas as refeições por eles ou fazer mais shakes do que refeições sólidas. Opte por no máximo três shakes durante o dia, contendo quantidades as quais atendam suas necessidades em proteínas, lipídios e carboidratos. Claro, lembre-se que essas refeições, normalmente são pobres em fibras alimentares, portanto é bastante importante ficar atendo nesse detalhe.

    Outra questão importante é a presença de altos teores de sódio na maioria desses produtos. Vale a pena observar os mesmos, bem como ingerir uma boa quantidade de água durante o dia.

    3- Tenha sempre molhos em mãos

    É realmente complexo cozinhar algo a todo instante, e algo extremamente saboroso, não é mesmo? Por isso, os molhos podem ser excelentes opções para ajudar no paladar da comida. Molhos como barbecue, ketchup, mostardas (amarela, Djon, escura etc), molhos sintéticos, entre outros, são ótimas opções para utilizar em sua alimentação diária, por mais que muitos ainda refutem essa ideia. Os molhos hoje possuem tanta variedade e são acessíveis a todo tipo de pessoa, do mais rico ao mais pobre. Não há desculpas mais para comer aquela comida sem sabor algum, apenas com gosto e água…

    Cupom de Desconto DDM

    Esses molhos podem até ter teores elevados de sódio e mesmo açúcares, mas nada absurdo e/ou que possa comprometer os seus resultados. Eles apenas auxiliarão a mantê-los, visto que com sua utilização, torna-se um pouco mais prazeroso a ingestão alimentar ou o “fazer de uma refeição”.

    Molhos para praticantes de musculação

    Hoje existem inúmeras opções no mercado, e elas não tem um valor tão elevado, além de durarem bem.

    Portanto, esqueça de ficar na cozinha tendo de preparar algo complexo para comer, mas sim, faça o básico e varie nos detalhes.

    4- Esqueça preparações mirabolantes

    Diariamente vemos em redes sociais, especialmente, inúmeras preparações e receitas que demoram horas para serem feitas, que demoram para serem concluídas e que custam caro.

    Portanto, não invente muito quando o assunto é fazer dieta. Pense que quanto mais curta e simples e, ao mesmo tempo, fornecendo o que você necessita melhor ela será. Muitas pessoas entretanto, acabam se iludindo com a falsa ideia de que “entrar para uma cozinha fit” é o que gerará resultados. Mara ilusão… Desconheço quaisquer bons corpos que tenham sido construídos a base de “crepiocas”, “sal rosa do Himalaia” e outras tantas coisas que querem descer nossa garganta abaixo…

    Procure sempre diretrizes fáceis de serem seguidas, preparadas e consumidas também. Opte por uma fonte de carboidrato de fácil preparação, um grelhado que possa fornecer uma boa quantidade de proteínas de alto valor biológico, algumas fibras e um pouco de lipídios.

    receita-fit-pao-de-queijo

    Mantendo essa constância diária, você até fugirá dessas “receitas fit” e, por fazer tudo correto, passará a se dar ao luxo de comer o que tem vontade uma ou duas vezes na semana.

    5- Aprenda a inventar com pouco

    Muitas pessoas reclamam da mesmice da dieta, por conta de não terem quesitos financeiros para manter uma variedade como desejam. Entretanto, devemos saber que mais do que questões financeiras, necessitamos ter criatividade na cozinha, isso é saber fazer algo que seja agradável e, ao mesmo tempo, utilizando apenas o que temos disponível no momento.

    E isso reflete diretamente ao bodybuilder: Quando não por quesitos financeiros, mas por questões dietéticas, não são tão amplas as suas variedades de alimentos. Dessa forma, faz-se necessário que ele aprenda ou, ao menos, se vire com o que tem disponível. Se ele sempre come batatas assadas com frango grelhado e mais alguma porção de legumes, então, que tal utilizar um purê de batatas amassadas, peito de frango desfiado por cima e alguns minutos gratinando… Certamente, essa não é uma receita mirabolante, mas é uma forma de variar o paladar e a forma com que os alimentos são aceitos. Não é necessário muito para ser criativo na cozinha. Você apenas tem de imaginar, ir e tentar. Muitos pecam simplesmente por não terem essa malícia ou essa vontade de tentar. Lembre-se que erros podem acontecer no começo, mas quanto mais experiente você for, melhores serão os resultados. Portanto, praticar é indispensável nesse caso.

    É indiscutível que quanto mais variedade conseguirmos com o pouco que nos é disponível, então, maior será nossa motivação para manter os protocolos dietéticos adequadamente, sem que caiamos em desistências por conta de enjoar de segui-la.

    pure-de-batata

    É importante que você também não confunda o “inventar” com o “perder tempo na cozinha”. Lembre-se de que estamos falando em modos de simplificar a dieta e não de incrementar ainda mais dificuldade. Portanto, opte sempre pelas opções mais fáceis, principalmente caso você não tenha boa experiência com artigos culinários.

    Conclusão:

    Seguir uma dieta a risca é algo difícil e que poucos conseguem fazer. Porém, normalmente esses poucos que conseguem fazer adequadamente o seguimento de seus protocolos dietéticos, são aqueles que conseguem inventar com pouco e que utilizam estratégias singulares a fim de simplificá-la de acordo com suas necessidades individuais.

    Mais do que isso, conhecer sempre dicas e formas práticas de alimentar-se bem e com qualidade é sempre muito interessante, visto que assim aumentarão ainda mais os leques de possibilidades.

    Portanto, corra já para cozinha, ela pode ser mais prática do que você imagina!

    Boa alimentação!

    Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)

    Um Comentário

    1. Leonardo 2 anos atrás


    /* */