• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Aprenda 5 dicas para fazer um bom planejamento em 2015

    Conheça algumas boas dicas para que você possa começar a planejar a sua vida na musculação neste ano de 2015!

    Mais um ano se encerra e com ele, em cada um de nós, percorre um emaranhado de sensações de fervilha a todo vapor, levando-nos a ter sensações de conclusões e encerramentos, sejam eles bem sucedidos ou incompletos, assim como novas esperanças também são criadas, fazendo com que tenhamos de ter um devido planejamento para torna-las mais sólidas e para que elas não fiquem apenas como promessas de final de ano.

    Porém, quantas foram as vezes que você teve essas mesmas sensações, mesmas expectativas, mas, infelizmente, o ano seguinte entrou, percorreu e passou e você acabou não tornando esses projetos algo sólido? Aliás, quantas foram as vezes que você se quer tentou fazê-los de verdade?

    dicas-planejamento-musculacao

    Comprar Suplemento BCAA Optimum Nutrition

    É pensando nisso que fica irrefutável a ideia de que se não se tem um adequado planejamento, fica praticamente impossível consolidar resultados, sejam eles quais forem e em quaisquer aspectos da vida. Se tratando ainda da musculação, onde a continuidade, as periodizações e a disciplina do dia a dia são os principais marcadores do sucesso e da derrota, faz-se necessário dizer que é impossível chegar a um bom lugar sem traças adequados planos. Portanto, neste artigo, conheceremos algumas dicas para iniciar um bom planejamento muscular para 2015.

    Dica 1: Faça planos atingíveis

    Sonhar alto é algo fundamental. Alguém que sonha com uma bicicleta, jamais terá uma Ferrari. Entretanto, mesmo sonhando com uma Ferrari, quantos são os que de fato terão uma? Independente disso, muitas dessas pessoas sonham com uma Ferrari, mas, acabam conseguindo algo menor, porém, são valioso quanto como um carro simples ou mesmo um carro relativamente caro e bom, mas, inferior a Ferrari.

    Já o indivíduo que sonha com uma bicicleta, se quer vai ter o carro simples, pois quando atingir o nível da bicicleta já estará satisfeito.

    caderno-de-metas

    Da mesma forma é na musculação. Sonhar altíssimo é bom. Faz-nos progressivamente buscar a superação e a melhora, nos mantém motivados… Porém, para que não tornemos sonhos decepções, temos de sonhar com os pés no chão e propor mudanças plausíveis e condizentes com nossa realidade.

    Imagine sonhar em ter um corpo definido como o de Andreas Munzer em 15 dias? Isso seria possível? E se quiséssemos ter o mesmo volume muscular de atletas como Jay Cutler ou Ronnie Coleman em dois meses… Também impossível! Perceba que esses sonhos fogem de uma realidade lógica e certamente estão além de nosso esforço, força de vontade ou mesmo ajuda de terceiros…

    Porém, nesse percurso, você pode objetivar um dia, talvez ter um corpo como o deles, mas, para isso, deve pensar primeiro no fator tempo, que é indispensável…  É necessário ter os pés do chão, pois, do contrário, todos os sonhos podem se tornar grandes decepções e, para muitas pessoas (principalmente as que já estão descontentes com os resultados os quais vem obtendo) significar também  desistência de seu planejamento e, consequentemente a desistência de seus sonhos.

    Lembre-se de que pensar grande não é necessariamente pensar no rápido, mas, pensar grande é fundamental para que dentro de um planejamento tenhamos um bom ritmo e estejamos programados para eventualidades.

    Dica 2: Tenha mente aberta para novas possibilidades

    Existem pessoas que, entra ano, sai ano e continuam com a mesma forma física, bem como com a mesma condição neuromuscular e física também. Juntamente a isso, percebemos que essas são as mesmas pessoas as quais continuam aderindo aos MESMOS métodos, ou seja, nunca modificam suas rotinas por conta de comodismo, preconceito ou, simplesmente por gostarem de fazer algo e, fazer daquela determinada forma.

    abra-sua-mente-para-novo

    Entretanto, o corpo é dinâmico, aliás, a vida é. O metabolismo ele age diferente, responde diferente a diferentes estímulos e, principalmente, tem uma enorme capacidade de adaptação, sendo necessário quebrar essa busca de homeostase constantemente e, sempre superar um nível, seja em qual aspecto for. Mas, para que isso ocorra, são necessários sistemas diferentes, planejamentos diferentes e, formas diferentes de se fazer algo.

    Imagine uma pessoa a qual está acostumada a sempre treinar e comer de X maneira, variando muito pouco as coisas e isso, quando varia. O corpo começa a se adaptar e a progressão passa a ocorrer vagarosamente ou, simplesmente, não ocorrer.

    Abrir a mente para novas possibilidades é algo essencial se você quiser construir um bom corpo. Ter preconceitos ou não tentar algo novo, porque você quer treinar seu ego na academia, porque sempre quer comer da mesma forma, porque não quer algo muito difícil ou por outro (s) motivo (s), seja (m) ele (s) qual (is) for (em),  Acontece que são muitas as vezes que as soluções estão justamente em onde menos imaginamos e menos queremos tentar.

    Cupom de Desconto DDM

    Assim, se você não se der essa e outras oportunidades, sem sombra de duvidas, a lei da estagnação irá te pegar em cheio e você NÃO terá resultados.

    Dica 3: Busque ajuda a pessoas experientes e devidamente qualificadas

    O ser humano muitas vezes tem a triste mania do individualismo. Quando se trata do orgulho, muitas vezes, mais ainda.

    Muitos deixam  de seguir planejamentos corretos por conta de não se acharem no dever de buscar alguém qualificado que os possa orientar ou mesmo um guru mais experiente que possa traçar algum tipo de rumo a você.

    É interessante buscar essa ajuda, pois, como conseguimos ter um alcance de nossos objetivos, pelos caminhos errados? Se queremos realmente alcançar algo, temos que seguir o (s) caminho (s) correto (s) para que seja possível encontra-lo.

    personal-trainer-e-aluna

    A busca por nutricionistas qualificados, assessores, profissionais de educação física, treinadores, médicos são todos válidos, cada um, claro, dentro de sua função e dentro dos pareceres éticos de sua profissão.

    Apesar, óbvio, de um profissional ter de conhecer seu corpo, entender como ele reage frente a diferentes estímulos, perceber necessidades e excessos e assim por diante, erros ocorrerão, mas, logo serão sanados. O grande problema de não se ter esse olhar crítico, é não ter essas diretrizes, fazendo com que você fique perdido e, de quebra deixe de obter bons resultados.

    Portanto, deixe o orgulho de lado. Seja consciente e saiba que temos nossas limitações e elas precisam ser respeitadas dentro de nossas possibilidades.

    Dica 4: Comece agora, não em 2015

    Todos nós sabemos que existe algo chamado PROMESSAS DE FINAL DE ANO, ou seja, promessas que são feitas nos últimos dias do ano a respeito de planos futuros que você deseja consolidar no ano seguinte. E, duvido que ninguém nunca tenha feito uma delas. Entretanto, convenhamos que, da mesma forma que são muitos os que fazem, são também praticamente TODOS dessas que NÃO consolidam essas promessas, deixando-as ser unicamente palavras ao vento e, nada mais. Claramente, essas promessas não passam de impulsos levados pela emoção do momento misturada com a vontade de atingir um objetivo, seja ele qual for e, seja ele em qualquer aspecto da vida também.

    sinal-verde-para-comecar

    Há de se salientar que, se há uma promessa clichê é de perder peso, principalmente por parte das mulheres. Outros e outras ainda, prometem iniciar a prática de exercícios físicos, outros a prática de melhores condições alimentares (leia-se fazer dieta) entre outros. Porém, sempre seguido a essas vem aquele pensamento ao ver algo gostoso para comer: “Bem, a promessa foi para ao que vem, então, vamos aproveitar esse último momento”… E aí, já viu… Simplesmente a promessa, fica apenas por promessa mesmo e a realidade é que essa mesma pessoa estará no final do próximo ano, da mesma forma, prometendo novamente as mesmas coisas…

    Quem realmente quer algo, faz por onde, não fica esperando quaisquer tempos ou dando desculpas! Quem realmente está interessado, faz no momento, começa naquele instante! Não adianta ficar se justificando ou dando desculpas… Há dois caminhos: O de fazer e o de NÃO fazer e só você pode decidir a qual seguir.

    Perder tempo apenas prometendo para o próximo ano, não trará resultados. Inicie desde já! Prove a si mesmo que você é capaz NAQUELE MOMENTO!

    Dica 5: Não copie planejamentos de terceiros

    Por mais que uma pessoa tenha bons resultados com um protocolo, esse só realmente funciona a ela porque está adequado às suas necessidades específicas e não porque “o planejamento é bom por si só”… Claro que devemos entender que protocolos são bons ou ruins, porém, por melhor que seja, se ele não se adequa a pessoa, então, não adiantará de nada. Da mesma forma, se ele for intermediário, mas, se adequar melhor, as chances de melhores resultados são mais evidentes.

    copiar-e-colar

    E é por isso que copiar planejamentos de terceiros não dá certo! Portanto, busque sempre suas próprias diretrizes e que atendam o que você necessita. Lembre-se que estamos falando de INDIVIDUALIZAÇÃO e precisão quando o assunto é modificação corpórea.

    Leia mais sobre o assunto: http://dicasdemusculacao.org/copiar-os-metodos-dos-profissionais-de-musculacao-e-interessante/

    Conclusão:

    O final de ano chega e, em meios nostálgicos, planejar o próximo ano é fundamental para consolidar resultados e objetivos. Entretanto, para isso, planejar adequadamente seus planos futuros é fundamental para atingir o êxito e não parar pelo meio do caminho ou fracassar neles. Portanto, não haja pela emoção de momento com promessas furadas. Seja consciente e realmente prometa o que é, por um lado desafiador a si, mas, por outro, plausível e possível.

    Feliz 2015 com ótimas energias e bons resultados!

    Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)



    /* */