• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    As 3 dicas para não se machucar praticando musculação

    Aprenda 3 dicas básicas e fáceis, para que você não se machuque, ou prejudique alguém na hora do seu treino e consiga ter seus objetivos alcançados mais facilmente

    A musculação é um dos esportes mais buscados e praticados hoje no mundo. Isso porque, além dos benefícios relacionados com a saúde e a estética, ela auxilia na prática de outras modalidades, otimizando a performance, melhorando a estabilidade, prevenindo de lesões entre outros aspectos.

    dicas para nao se machucar na musculacao

    Comprar Suplemento BCAA Optimum Nutrition

    Entretanto, apesar de muito praticada, ela também é muito criticada por algumas pessoas que desconhecem seus princípios científicos bem como, por pessoas que já presenciaram ou vivenciaram algo ruim frente ao esporte, como, por exemplo, o desenvolvimento de alguma lesão crônica ou aguda. Porém, esses são casos que estão relacionados a multifatores, sendo, maioria relacionada a erros de instrução ou erros da própria pessoa. Na verdade, enquanto a culpa cai na musculação, se formos observar, a incompetência está em ALGUMAS PESSOAS!

    ENCONTRE: Os melhores suplementos vendidos no Brasil!

    Assim, sendo a musculação tão benéfica e, do contrário, preventiva a lesões e não “pró-lesões”, hoje comentaremos sobre alguns desses erros que trazem esses prejuízos mencionados bem como, comentaremos formas e preveni-los, fazendo com que você, finalmente, não se machuque praticando musculação.

    BAIXE DE GRAÇA: E-book com 20 Receitas Fitness e Saborosas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura!

    1 – Concentração

    Concentração talvez seja uma palavra aplicável em tudo que você queira fazer com seriedade. Ninguém consegue estudar se não estiver concentrado, ninguém escreve se não tiver concentração, ninguém consegue executar um gesto motor novo se não se concentrar para aquilo. E, óbvio, não pode ser diferente com a musculação.

    É de extrema importância que possamos compreender que sem concentração, perderemos não só o foco e o objetivo do treino, adentramos a um meio potencial para nos machucarmos.

    Se distrair hoje em ginásios de musculação não é nem algo muito difícil. Tablets, smarthphones, televisões, rádio com propagandas, amigos conversando, conversas alheias, gritarias, fotos e selfies e por aí segue a lista. As formas de nos distrairmos é muito maior do que a de nos concentrarmos, se realmente não focarmos no que desejamos lá dentro.

    concentraçao exercicio

    Mas, por que seria a concentração tão importante? Simplesmente, porque o cérebro quando está executando um movimento, principalmente resistindo a grandes cargas, tende  focar o gasto energético e o controle neuromuscular naquele grupamento alvo. Assim, se você olha para o lado ou conversa durante o exercício ou até mesmo decido “atender o celular”, primeiro que a concentração ao que se está fazendo fica mínima. Segundo que o controle neuromuscular é desviado e, com isso, as linhas posturais são alteradas naquele momento. Um prato cheio para que você se machuque momentaneamente e, possivelmente, que ainda tenha acarretado uma lesão, a qual pode se complicar no futuro.

    As pessoas acham que é muita bobagem entrar na academia e focar no que deve ser feito. Consideram extremismo e consideram os “focados” como antissociais. Porém, gostaria de convidar essas mesmas pessoas que julgam quem quer levar seus treinamentos a sério a entrarem em uma sala de vestibular de universidades públicas badernando ou fazendo arte. Com certeza, seriam barrados e retirados do local. Lá, é uma REGRA dos organizadores manter a ordem, como nos ginásios de musculação não existe essa ordem, propriamente dita, ela deveria passar a vir de você mesmo, pois, você comanda seu destino.

    Cupom de Desconto DDM

    Se você não estiver com a devida concentração em seus treinos, ocorrerão descuidos e os pesos, literalmente aniquilarão você. Além disso, considere que é extremamente importante doutrinar a mente para que ela possa superar limites!

    2 – Não faça alongamentos excessivos antes do treino de musculação

    Alongamentos podem ser interessantes em alguns casos. Até mesmo para melhorar a flexibilidade, quando feitos especificamente para tal finalidade. Entretanto, se há um momento onde alongamentos intensos são prejudiciais e certamente, com o tempo acarretarão um lesão crônica ou aguda é antes do treino de musculação.

    Sabe-se que a musculação, por si só é um “alongamento”, bem como também promove o “encurtamento” da fáscia muscular. Entretanto, quando alongamentos excessivamente os músculos antes do treino, os deixamos com certa “elasticidade excessiva”, o que pode, durante a resistência ao peso prejudicar e te machucar.

    Não faça alongamentos excessivos

    Os alongamentos severos também tem a característica de exaurir glicogênio muscular. Fazendo isso, o resultado é óbvio: O rendimento nos treinamentos de musculação (que envolvem mecanismos primordialmente glicolíticos e por mecanismos de PCr) acabam sendo altamente prejudicados pela falta de disponibilidade energética.

    Obviamente, se você quer melhorar a flexibilidade através de alongamentos, procure fazê-lo bem distante do treino de musculação e, se possível, que não seja nem no mesmo dia.

    É interessante, como antes de um treino de pernas num dia frio, realizar alguns alongamentos leves, apenas para se sentir “menos travado”, mais solto e conseguir executar adequadamente os movimentos com boa amplitude. Nesse caso, eles não se tornam prejudiciais e, até são benéficos.

    3 – Não converse!

    No início do artigo falamos sobre a concentração e a necessidade dela na musculação, não é mesmo?

    Porém, muitas pessoas se esquecem de um aspecto básico: A conversa! A conversa durante TODO o treino, não necessariamente durante a sua série (o que é ainda pior).

    conversa-academia-atrapalha

    Não é infrequente vermos pessoas executando o exercício e, conversando com alguém ao lado… Ora, ora, ora!! Se você está com fôlego para falar, então, provavelmente não está contraindo adequadamente o seu core, seu diafragma está com uma respiração incorreta e, consequentemente, você NÃO está aplicando intensidade no movimento. Além disso, o simples fato de desviar os olhares altera a postura do movimento.

    Porém, se você conversa entre as séries, isso também é prejudicial. Primeiro porque você perde o foco do seu tempo de descanso, não mentaliza sua próxima série a fim de ultrapassar uma nova barreira etc. Além disso, você pode trombar com alguém e se machucar, ou pior, MACHUCAR ALGUÉM QUE ESTEJA TREINANDO! Eu mesmo, quantas vezes executando elevação lateral com cabos ou halteres recebi “trombadas” de gente que andara de costas e conversara com alguém… Algumas vezes, inclusive, quase me machuquei sério!

    Assim, mantenha-se calado!! Um bom treinamento não dura mais do que 50-60 minutos, portanto, CALAR A BOCA nesses minutinhos não matará ninguém e, trará muitos benefícios.

    Conclusão:

    A musculação é um esporte muito complexo, porém, extremamente benéfico ao corpo e a mente. Entretanto, é necessário que possamos minimizar o máximo de erros para conseguir nos machucar menos e eliminar alguns mitos que passam a surgir sobre a periculosidade da prática de musculação.

    Bons treinos!

    Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)



    /* */