• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    As mulheres necessitam treinar, fazer dieta e suplementar como os homens? – Pt2

    Mulheres precisam treinar, comer, descansar e suplementar como os homens para obter bons resultados? - Pt2

    Comprar suplemento ZMA da Xcore Nutrition

    Nesta parte do artigo iremos tratar melhor a parte da alimentação, dieta e suplementação para mulheres! Será que uma mulher deve comer a mesma proporção de um homem? E os alimentos, devem ser como na dieta masculina ou podemos ser mais “relaxadas? Quanto a suplementação, será que mulher deve usar este tipo de incremento? Saiba já neste artigo!

    2 – A dieta feminina

    Que história é essa de mulher querer crescer comendo mato e um pedacinho de frango? Quem foi que colocou na cabeça que os substratos para as sínteses mudam de acordo com os sexos? Pera aí! Estamos falando de individualidades biológicas, claro, mas não podemos comparar de maneira tão diferente a forma de alimentação de uma mulher e de um homem. Obviamente, fatos como o gasto calórico, a intensidade do treino, o metabolismo, o biótipo corpóreo interferirão sim na comparação de uma mulher com um homem, assim como interferiria entre duas mulheres ou dois homens. Além disso, devemos levar em consideração que a maioria das mulheres tem tendência ao acúmulo de gordura corpórea pela questão hormonal e pela questão evolutiva. O problema é acreditar que, se necessitamos de objetivos grandes e sólidos, conseguiremos alterando coisas que não deveriam ser alteradas na dieta. Existem três macronutrientes indispensáveis ao ser humano, seja homem ou mulher: Carboidratos, lipídios e proteínas. Além disso, contamos com os inúmeros outros micronutrientes como vitaminas e sais minerais. Desta forma, uma mulher, assim como o homem, necessita de carboidratos e lipídios (lipídios esses também utilizados nas sínteses hormonais endógenas) e também necessita das proteínas para as funções plásticas e construtoras.

    Porque homem sofre comendo batata doce com frango e muitas mulheres não aceitam essa realidade e optam por aquele maldito iogurte light com colágeno que promete o corpo perfeito para o verão?

    [ad#2]Nos últimos tempos, até vejo muitas mulheres que treinam, são bem orientadas e já seguem algum ritmo mais intenso de treinamento, adequando suas dietas como devem ser. Não é a toa que vemos na televisão aqueles loironas comendo macarrão integral com claras de ovos e assim por diante.

    Entretanto, muitas ainda insistem em fazer uma alimentação totalmente enfeitada. Sopinhas, chazinhos, iogurtezinho… é difícil muitas vezes, inclusive imaginar uma mulher comendo frango as 16h ao invés de um sanduíche com peito de peru light, não é mesmo? Pois bem, a verdade é que mulheres necessitam de uma alimentação equilibrada e, dependendo de como for o objetivo, alguns parâmetros devem ser seguidos. Sejamos verdadeiros e não vamos condenar por completo os iogurtezinhos e os peruzinhos, mas, vamos inseri-los quando necessário na dieta, assim como vamos inserir o peito de frango com batata doce quando necessário também.

    Socialmente e culturalmente, não temos muitos hábitos que poderiam ser saudáveis, o que se torna um empecilho para adequar a dieta. Não é comum comermos pouco ao meio dia e comermos o dobro as 19:00h. No entanto, indivíduos que treinam a noite, se beneficiam com essa estratégia que pode soar um tanto quanto “estranha”.

    Os resultados para perda de peso são muito mais benéficos com a dieta isolada do que com o treinamento isolado (claro que se falarmos do processo de hipertrofia muscular, o treinamento possui larga influência pelo estímulo que o mesmo gera nas fibras musculares). Por isso, adequar sua dieta a seu objetivo é mais do que fundamental.

    3 – Suplementação feminina

    Suplementos alimentares realmente, a grosso modo, podem ser dispensáveis na maioria dos casos. Entretanto, muitos podem se beneficiar com seu uso, otimizando os resultados, a performance e outros no treinamento, mas, principalmente, facilitando e alimentando-se de forma coerente durante o dia, atendendo as próprias necessidades.

    Cupom de Desconto DDM

    Mulheres devem tomar suplementos? Mulheres devem usar o mesmo tipo de suplemento que os homens? Será que esses suplementos dedicados para mulheres, realmente são válidos?

    São muitas as perguntas que podem ser feitas diante a questão da utilização de suplementos alimentares pelo público feminino. Mas, mais uma vez, com raras exceções, a regra segue a mesma das dos homens, dependendo das necessidades dietéticas/ergogênicas de quem estamos nos referindo.

    As mulheres requerem, como já dito, padrões nutricionais muito parecidos com os dos homens, variando mais pelas necessidades individuais e pelo objetivo do que pelo fato de serem mulheres, propriamente dito.

    Ainda nas mulheres o que manda quando o assunto é suplementação é o básico: Shakes de proteína, creatina (sem medo de retenção hídrica), carboidratos, gainners (em poucos casos), alguns aminoácidos como a beta-alanina e a L-Leucina, talvez um pouco de cafeína, vitaminas (multivitamínicos), talvez alguns substitutos de refeição em pó ou em barras para facilitar o dia-a-dia das mais atarefadas e não foge muito disso não… se, eventualmente, é necessário o acréscimo de algum tipo de suplemento ergogênico, como um termogênico, este também pode ser inserido. Entretanto, aqui, não podemos confundir esses suplementos com a classe, por exemplo dos pro-hormonais. Aliás, não acho esse tipo de substância, e não suplemento, válido nem mesmo para homens, quem dirá para mulheres.

    Avaliando o quadro nutricional e as necessidades dietéticas individuais, fica então muito mais fácil de estabelecer um planejamento adequado, corrigindo as falhas ou possibilitando melhor nutrição com a utilização de suplementos alimentares.

    Algumas variações podem ocorrer se estivermos falando de atletas profissionais com objetivo competitivo, mas, neste caso, temos fatores específicos e que requerem um planejamento muito mais específico.

    Uma boa sugestão de suplementação para mulheres poderia ser, nos seguintes momentos:

    Desjejum: Vitaminas (multivitamínicos), gainners/MRPs e hiperprotéicos e aminoácidos;

    Durante o dia: MRPs e aminoácidos.

    Antes do treino: MRPs, maltodextrina, whey protein hidrolisado ou concentrado, aminoácidos (BCAAs, Creatina, Beta-Alanina);

    Depois do treino: Maltodextrina, Whey Protein Isolado, aminoácidos (Creatina, em primeiro lugar, BCAAs) e eventualmente, se necessário, vitaminas antioxidantes;

    Antes de dormir: Hiperprotéicos, MRPs e aminoácidos.

    Devemos lembrar que isso não é regra e que podemos largamente alterar toda essa distribuição de acordo com as necessidades individuais.

    Conclusão:

    Como bem pudemos observar, as mulheres necessitam talvez muito mais de um acompanhamento correto, visando protocolos básicos e simples do que esse monte de invenções que a mídia faz para iludir alguns desavisados.

    É evidente que se deixarmos um pouco de lado as complicações, as promessas possivelmente duvidosas, os gastos desnecessários e começarmos a simplificar as coisas, conseguiremos, nesse dia-a-dia que temos tão corrido na vida contemporânea promover não a desistência, mas o sucesso!

    Lembre-se que o básico na maioria dos casos orienta não só o progresso, mas também uma forma de fazê-lo o mais contínuo e duradouro possível.

    Leia também a primeira parte do artigo: As mulheres necessitam treinar, fazer dieta e suplementar como os homens? – Pt1

    Bons treinos!

    Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)

    15 Comentários

    1. yasmin 3 anos atrás
    2. Caroline 4 anos atrás
    3. valdea 4 anos atrás
    4. Fernanda 4 anos atrás
    5. Cleia 4 anos atrás
    6. Cleia 4 anos atrás
    7. Cleia 4 anos atrás
    8. Valéria de Almeida Conceição 4 anos atrás
    9. Karen 4 anos atrás
    10. vanessa 4 anos atrás
    11. Bárbara 5 anos atrás
    12. Bruna Wenzel 5 anos atrás
    13. mariah 5 anos atrás
    14. Raissa 5 anos atrás
    15. Renan 5 anos atrás


    /* */