• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    A balança digital é essencial na cozinha do bodybuilder

    Aprenda como a balança digital pode definir uma alimentação precisa e de resultados para uma alimentação relaxada e com baixos resultados.

    balanca-digital-pesando-alimentos

    Comprar Suplemento BCAA Optimum Nutrition

    Um dos itens que muitos bodybuilders consideram indispensáveis é a balança. E, quando falamos em balança, não estamos nos referindo a balanças para peso corpóreo, nem tampouco balanças com sistema de bioimpedância ou algo do gênero, pois isso para o bodybuilder pouco importa, uma vez o peso sendo apenas detalhe para encaixe em categorias e não para qualidade corpórea. Quando a referência à balança é feita, essa deve-se a balanças digitais para pesagem de alimentos, líquidos e tudo que um bodybuilder vá ingerir em sua dieta.

    Porém, muitos consideram esse “detalhe” algo fútil e sem precisão alguma. Quando muito, alguns ainda só consideram seu uso em situações de pré-competição. Mas afinal, podemos dizer que a balança é um item indispensável na vida de um bodybuilder? Podemos dizer que seus resultados podem ser comprometidos caso ele negligencie esse item? Vamos tentar responder estas e outras perguntas no decorrer do artigo.

    A balança e a dieta

    Sendo a balança um objeto utilizado para aferir diferentes materiais, um deles pode ser os alimentos. Aliás, não é por acaso que em um supermercado, não se vende batatas por unidade ou tampouco castanhas por unidade. Mesmo os alimentos embalados, possuem pesos estabelecidos e previamente impostos para que você saiba a quantidade do que está comprando. Imagine que se fôssemos comprar batatas por unidade, tanto faria pegar uma batata com 5cm de diâmetro ou uma batata com 10cm de diâmetro, o valor seria o mesmo, apesar da quantidade adquirida ser totalmente diferente.

    Assim, obviamente, quando vamos trabalhar com alimentos precisamos ter um grau para mensurar a quantidade do que estamos utilizando. Por exemplo, em uma receita, é extremamente impreciso falar que devemos colocar “quatro cenouras grandes”, afinal o que poderia ser definido como “grande”? Talvez, para uma pessoa uma cenoura de 15 cm seja grande, enquanto para outra uma cenoura de 20 cm é pequena… Isso porque, as concepções de cada um variam e as individualidades de “achismo” também. O mesmo vale para “colheres de sopa” ou “colheres de chá” ou quaisquer coisas do gênero. Será que uma colher de sopa cheia, com quase 50g de determinado pó tem a mesma característica e a mesma quantidade de alimentos do que uma colher parcialmente rasa com o mesmo alimento? Certamente não…

    Mas você pode estar pensando que na prática isso pouco faz diferença, não é mesmo? Então, vamos parar e avaliar uma simples refeição. Essa refeição é um típico café da manhã:

    • 2 colheres de sopa de whey protein (supondo que em um indivíduo A, tenhamos 25g em cada uma);
    • 8 colheres de sopa de aveia (supondo que em um indivíduo A, tenhamos 20g em cada uma);
    • 1 banana média (o indivíduo A vai ao supermercado e compra uma banana com 50g).

    Então, no total, teremos aproximadamente 35g de proteínas vindas do whey protein, 46g de carboidratos vindos da aveia e 11g de carboidratos vindos da banana. Não consideramos os lipídios e nem  as proteínas de baixo valor biológico. Isso, totalizaria, em média, 368Kcal.

    balanca-digital-para-cozinha

    Agora, imaginemos uma segunda refeição de café da manhã para um indivíduo B:

    • 2 colheres de sopa de whey protein (supondo que em um indivíduo B, tenhamos 35g em cada uma);
    • 8 colheres de sopa de whey protein (supondo que em um indivíduo B, tenhamos 25g em cada uma);
    • 1 banana (o indivíduo B compra uma daquelas grandes bananas nanicas de quase 100g).

    Cupom de Desconto DDM

    Então temos um total médio, levando o mesmo estilo de contagem do primeiro caso, com 51g de proteínas do whey protein, 80g de carboidratos vindos da aveia e cerca de 22g de carboidratos vindos da banana, totalizando, 612Kcal.

    Como percebemos, temos uma diferença de 244Kcal nessa refeição, e isso porque nem levamos em consideração os lipídios nem mesmo as proteínas vegetais. Imagine que isso seja feito em todas as refeições… Para alguém que faz 5 refeições diárias, temos uma diferença de 1220Kcal em um só dia. E você acha que isso é mero detalhe?

    No entanto, se estivéssemos falando do uso da balança, 30g de aveia seriam 30g de aveia e ponto final, 100g de banana não seria “uma banana” ou “meia banana”, mas sim 100g de banana. Mas, caímos em um outro platô: com whey protein, poderíamos utilizar simplesmente os medidores que são contidos nas embalagens? Eles realmente apresentam a mensuração de quantidades propostas em seus rótulos, nas tabelas nutricionais? Para entendermos isso, trago um conceito chamado densidade…

    A densidade, para todos que passaram pelo colegial em química, pode ser definida como d = M/V, ou densidade é a divisão da massa sobre o volume. Isso quer dizer que um objeto que tenha 10kg e ocupe um espaço de 400cm³, tem uma densidade igual a 25g/cm³. Desta forma, tudo o que pesamos, podemos definir como tendo uma densidade. Não seriam diferentes os pós dos suplementos alimentares. A depender da tecnologia com o qual são processados, a depender dos aditivos que são inseridos, dos antiumectantes, dos compostos pertencentes aquela dada fórmula, a densidade do mesmo tende a mudar.

    Grande parte das marcas de suplementos alimentares peca em colocar medidores imprecisos para seus produtos. Assim, é fundamental que tenhamos em mente que até mesmo os suplementos alimentares necessitam ser pesados. E sim, isso pode parecer exagero, mas quando você parar para analisar o quão imprecisos são esses medidores, dará completa razão ao que foi exposto.

    E os líquidos, merecem ser pesados?

    A grosso modo, há algo que não necessita ser pesado por conta de que a densidade não interferirá grandemente, quando já existir um pré-estabelecimento de medidas padrões. Por exemplo: 12ml de óleo de oliva contém aproximadamente 8g, quando 12ml de água contém 12g. Isso muda, por conta da densidade (o peso), porém em uma utilização de ml’s não há alterações, fazendo com que essas sejam medidas eficazes.

    pesando-a-agua-na-balanca-digital

    Logicamente, não mensuraremos líquidos como sendo “um copo de chá”, “um copo de requeijão”, mas sim 200 ml de chá, 300 ml de tal bebida e assim por diante. A partir disso, é claro, são levadas em considerações as composições de cada um deles frente aos seus respectivos pesos.

    Portanto, se há algo que pode ser desprezado, na presença de medidores em ml, esses são os líquidos. Porém, se existir alguma duvida, não hesite: Pese!

    Conclusão:

    Tudo pareceria loucura se um bodybuilder não buscasse tamanha precisão em seu planejamento. Obviamente, para grande parte das pessoas, pesar tudo a qualquer custo e a quaisquer circunstâncias é algo inviável, maçante e que pode ter pouca efetividade. Entretanto, para quem busca resultados realmente significativos e não deixa unicamente seu instinto agir em torno disso, a balança poderá ser considerada como um item indispensável na cozinha de um bodybuilder. Até mesmo para os suplementos alimentares e itens menores, essa pode ser uma grande amiga, fazendo com que haja o máximo de qualidade e precisão no que se faz.

    E você, o que espera para adquirir a sua?

    Boa alimentação e busquem sempre a precisão!

    Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)



    /* */