• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Batata Doce: o alimento ideal para o praticante de musculação

    Conheça a batata doce, um carboidrato com inúmeras funções e inúmeros benefícios para o praticante de musculação. Saiba quais são seus benefícios e porque ela é tão utilizada e tão recomendada.

    A batata doce constitui uma fonte principal de carboidratos de baixo impacto glicêmico e também de baixo índice glicêmico, os quais pode diretamente fornecer boas quantidades de energia para a prática de musculação e para as rotinas do dia-a-dia.

    Batata Doce o alimento ideal para o praticante de musculação

    Comprar Suplemento Creatina da Prozis Sports

    Sendo uma das fontes alimentares mais utilizadas entre os esportistas de diversas modalidades, esse alimento não proporciona unicamente benefícios relacionados ao fornecimento de macronutrientes. Seus micronutrientes também vastamente presentes em sua composição, são fatores fundamentais para defini-la, talvez, como uma das melhores fontes alimentares energéticas hoje disponíveis aos atletas e praticantes amadores de atividades físicas.

    ENCONTRE: Os melhores suplementos vendidos no Brasil!

    A batata doce pode ser encontrada em diversas apresentações as quais variam desde sua cor ao seu paladar. A polpa pode apresentar-se alaranjada, amarelada, amarronzada ou esbranquiçada enquanto a casca, normalmente esbranquiçada ou roxeada ou até mesmo alaranjada, puxando essa tonalidade para o marrom também. Seu gosto adocicado (que dá origem ao nome) também é algo de maior ou menor intensidade a depender de suas espécies.

    Por que a batata doce tem sido utilizada e considerada como uma das melhores fontes de carboidratos para os atletas?

    Indispensavelmente os carboidratos ainda podem ser considerados como boas fontes energéticas. Há um consenso, aliás, de que é mais difícil o ganho de massa muscular na ausência desse macronutriente. Entretanto, apesar dos carboidratos deverem fazer parte de uma boa dieta, estes devem advir de fontes as quais possam proporcionar bons benefícios e, se possível, benefícios extras. E é por isso que tanto se fala e recomenda a batata-doce nos atuais dias.

    Não só para atletas, mas para quaisquer um, a batata-doce representa um fornecimento de cerca de 28g de carboidratos por 100g de produto cru, quantidade essa que pode diminuir frente ao cozimento e preservar-se quase intacta com a preparação da mesma assada. Por isso, prefira sempre assá-la.

    Esses carboidratos de baixo índice glicêmico são convenientes, pois diferente dos carboidratos de alto índice glicêmico, ele fornecerá energia gradual na corrente sanguínea e para as células. O resultado disso são benefícios, tais quais o controle do peso corpóreo, o acúmulo de gordura corpórea reduzido, a redução de chances de hiperinsulimias, o aumento na saciedade, o aumento na duração da saciedade, entre outros.

    BAIXE DE GRAÇA: E-book com 20 Receitas Incríveis para Queima de Gordura e Ganho de Massa Muscular.

    Mas, seus benefícios não limitam-se apenas aos carboidratos: Como citado, a batata doce possui inúmeros micronutrientes de extrema valia para o bom funcionamento das funções metabólicas do corpo. Vamos conhecer melhor no próximo tópico.

    Tipos de batata doce existentes

    Mais do que apenas carboidrato

    A batata-doce é um rico alimento encontrado nos 4 cantos do mundo e que há anos vem apresentando cada vez mais benefícios aos seus consumidores.

    Cupom de Desconto DDM

    Fonte com maiores teores de vitamina A, importante vitamina lipossolúvel associada com a visão e a saúde da pele, de cálcio, importantíssimo mineral que participará de inúmeras reações metabólicas, desde às relacionadas à saúde óssea às relacionadas ao balanço hidroeletroídrico e também indispensável na contração muscular, vitamina C, importantíssimo antioxidante e nutriente fundamental na síntese de colágeno, fósforo e potássio, associados à saúde dos ossos e o fósforo à processos neurológicos, melhorando a concentração, por exemplo. Certamente essa será uma boa escolha em seu prato a quaisquer momentos.

    Em especial, pelos graus de antioxidantes presentes na batata doce, ela é um ótimo e indicado alimento à atletas: Uma vez, pelos processos de desgaste e síntese aumentados no corpo do praticante de atividades físicas, maiores são também os níveis de agentes oxidantes presentes no corpo. Desta forma, como forma de amenizar esse impacto negativo, entram os fundamentais antioxidantes, propondo assim benefícios como a melhora na recuperação, aumento de sínteses anabólicas, diminuição de problemas de saúde etc.

    Sem sombra de dúvidas, esses são bons benefícios da batata doce, mas nada supera quando falamos de seus micronutrientes, a presença de vitaminas do complexo B. Presentes em abundância neste alimento, as vitaminas do complexo B são indispensavelmente fundamentais em inúmeros processos metabólicos, em especial os que envolvem a síntese de macronutrientes, ou seja, diretamente a síntese proteica, glicídica e lipídica. Isso faz com que o corpo possa estar em um estado anabólico e um estado anabólico de fato eficaz.

    Sem a presença dessas vitaminas, realmente é impossível, ou pelo menos muito mais dificultado, às inúmeras enzimas relacionadas à esses processos que dependem dessas vitaminas como co-fatores.

    Além dos micronutrientes, a batata doce é um alimento bastante rico em fibras alimentares solúveis e insolúveis, o que proporciona benefícios, tais quais o aumento na saciedade, o aumento no controle da glicemia pós-prandial, melhora no impacto insulínico, melhora no fluxo e na saúde intestinal, melhora nos controles de colesterol séricos entre outros.

    Batata doce assada em rodelas

    A versatilidade no consumo

    Por ser um alimento presente em muitas culturas e também apresentar-se bastante versátil, a batata doce pode ser utilizada de diversas formas e em diversas preparações as quais envolvem desde métodos típicos como o simples cozimento ou a batata assada, até modos mais complexos, como purês elaborados, massa de pães, tortas, suflês e outros e até mesmo alguns doces, os quais muitas vezes são adaptados para uma versão “doce do maromba”.

    Muitos costumam, a princípio não admirar muito o sabor da batata doce, visto a diferença com a batata inglesa. Entretanto, esse é um problema que rapidamente diminui com o hábito, tornando-o, inclusive, algo prazeroso.

    Dica: Atente-se à preparação! A boa preparação da batata doce auxilia em sua digestibilidade (diminuindo problemas como gases e desconfortos gástricos), auxilia na absorção de seus nutrientes e proporciona melhores benefícios. Para preservar bem seus nutrientes, opte pelas versões assada ou cozida ao ponto, apesar da segunda acabar por perder mais nutrientes quando comparado à primeira e fuja das versões fritas e em doces tradicionais.

    Conheça alguns dados nutricionais da batata doce em relação à batata inglesa:

    Comparação da tabela nutricional entre batata doce e batata inglesa

    Conclusão

    Presente na mesa de diversas culturas, a batata doce é um dos alimentos mais indicados a atletas e pessoas não praticantes de atividades físicas. Adequando nutricionalmente as porções, formas de preparo e outros fatores em sua dieta, certamente esse é um alimento inteligente a ser consumido.

    Bons treinos!

    Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)

    5 Comentários

    1. Diego da Costa 10 meses atrás
    2. juca 12 meses atrás
    3. Marcos Silva 1 ano atrás
    4. Marcio Mello 1 ano atrás
    5. geisi 2 anos atrás


    /* */