• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Conheça os maiores benefícios da musculação

    Conheça e entenda quais são os maiores benefícios que a prática de musculação pode trazer para nossas vidas!

    Conheça os maiores benefícios da musculação

    Comprar Whey Protein Feminino

    Hoje a musculação pode ser considerada uma das mais faladas modalidades entre a sociedade moderna. Diante dos benefícios dos quais vem demonstrando no meio empírico e, claro, científico também, esta é uma das principais crescentes no meio esportivo, envolvendo inúmeros aspectos desde os relacionados à saúde, ao aspecto físico, à busca por objetivos específicos, a busca por objetivos sociais, o envolvimento com questões psicológicas, o envolvimento com a mídia, o envolvimento com o marketing, o envolvimento com inúmeras outras disciplinas, variando da nutrição à biomecânica e outros tantos. Portanto, é terminantemente importante conhecermos pouco a pouco do que uma simples prática pode nos incrementar, buscando sempre obter os melhores resultados frente a esta realização.

    A prática da musculação: Um fundamento milenar

    Uma das práticas físicas mais antigas entre os homens e até mesmo entre os animais, é a musculação. De maneira implícita, racional ou irracional, a grande maioria dos indivíduos animados que possuem musculatura tem implícito em si o ato de mover-se. Assim, se, por definição buscarmos a palavra “musculação” essa expressa-nos diretamente ao sentido de “ação muscular”, ou seja, a ação motora de um músculo.

    O ato de agachar-se, de levantar objetos do chão, sejam eles de grande peso ou não, o ato de realizar movimentos bruscos, de empurrar e puxar coisas e outros já nos mostram os primeiros princípios do que temos hoje, de maneira muito mais evoluída, é claro.

    Mas afinal, quais são os benefícios que a musculação pode nos trazer?

    A musculação hoje é associada com benefícios intermináveis os quais provavelmente necessitaríamos de um livro ou mais para descrever. E isso porque falo dos benefícios que são comprovados, fora os que estão sendo estudados, os que serão descobertos e etc. Porém como o intuito deste artigo é mostrar a vocês os melhores benefícios da musculação, vou citar alguns e explicá-los. Vamos lá?

    Entre alguns atualmente mais conhecidos podemos citar:

    – Aumento da massa muscular: O aumento da massa muscular é fundamental na melhora da capacidade muscular, no auxílio indireto da redução da gordura corpórea, no aumento da taxa metabólica basal e etc. Ele também é essencial na busca de um convívio social melhor, pois por padrão a nossa sociedade cada vez mais busca homens com corpos sarados e mulheres de corpos perfeitos.

    – A redução do percentual de gordura corpórea: Além de, indiretamente reduzirmos a gordura corpórea com o aumento da massa muscular, conseguimos ainda com a prática da musculação, aumentar nosso gasto energético direto calórico e também no gasto indireto por conta da necessidade de reparação dos tecidos após o treinamento.

    – A melhora na flexibilidade: A flexibilidade é algo bastante exigido e recrutado na musculação. E, tanto que atletas como Ronnie Coleman, Flex Wheeler, Tom Platz, Lee Labrada e outros já mostravam nos palcos excelentes capacidades de flexibilidade.

    Pelo encurtamento e alongamento do músculo, entre outros fatores, esse já seria o bastante para a promoção de um estímulo a esse benefício. Mas ainda, devemos levar em consideração a capacidade que um atleta ou praticante de musculação necessita para exercer bem os exercícios mostrando assim fundamentalmente sua devida preocupação com a flexibilidade.

    – A melhora na osteogênese: Com alguns estudos, percebeu-se que indivíduos que praticavam esportes de força, possuíam algumas regiões do corpo com uma osteogênese bastante evidente e mais, com ossos bastante consolidados, como alguns atletas de elite no agachamento livre. Desta forma, percebeu-se que, a influência da sobrecarga sobre os ossos, se realizada da maneira correta, influencia e de maneira positiva na formação óssea e em sua consolidação.

    – Melhora na produção hormonal: Entre outros, o exercício físico possui bastante influência nos fatores hormonais de maneira direta ou indireta. É o caso do aumento da produção dos níveis de testosterona, de GH, de fatores de crescimento, de insulina (e na melhora à sensibilidade deste hormônio) entre outros tantos.

    Além disso, não são só hormônios anabólicos que são estimulados com a prática da musculação, mas outros hormônios, tais quais a dopamina, a serotonina e outros hormônios/neurotransmissores associados com o bom humor e às inúmeras sensações de bem-estar e prazer.

    – Melhora na capacidade cardiovascular e no controle da mesma: A musculação, por mais que muitos negligenciem esse fator é fundamentalmente importante em quesitos frente à respiração. É através da respiração que oxigenaremos os tecidos, auxiliando no trabalho dos mesmos. Para tanto, a prática frequente de musculação auxilia na melhora da respiração e, por conseguinte na capacidade cardiovascular. Além disso, em muitos casos, há uma leve hipertrofia cardíaca, o que auxilia também nesse fator.

    Cupom de Desconto DDM

    Estudos, inclusive já mostram que a musculação possui efeito positivo na hipertensão arterial.

    – Melhora da força: A musculação, não só pelos fatores de crescimento muscular, mas por melhores controles biomecânicos e neuromusculares possibilita uma melhora na força, aumentando-a e sendo bastante conveniente, inclusive, para indivíduos com necessidade deste benefício como idosos, pessoas com desequilíbrios musculares, pessoas com perda de força por conta de algum tipo de patogenia e assim por diante.

    – Diminuição da sarcopenia: A sarcopenia é um dos processos naturais os qual significa que, ao passar dos anos de vida, a tendência é a redução da massa muscular por fatores de desgaste e próprios fatores hormonais, em especial. Desta forma, o aumento da gordura corpórea em relação à massa muscular fica maior, deixando o caso mais agravante ainda.

    Com a prática constante da musculação, pode-se diminuir esses níveis de catabolismo e, por hora, aumentar os de anabolismo, inibir esses fatores de baixa produção hormonal e, da mesma forma, aumentar a produção hormonal anabólica entre outros.

    – Reabilitação de lesões e prevenção das mesmas: A reabilitação de lesões e, obviamente a melhora na capacidade muscular, articular, óssea, tendinosa e outras também é grande benefício obtido com a prática constante da musculação. E, não é a toa que hoje a maioria dos outros esportes agem juntamente com a prática da musculação devidamente direcionada às suas finalidades, claro.

    – Auxílio no crescimento de púberes: Do contrário do que muito se “pulverizou” nos anos passados, hoje a musculação é um dos esportes mais indicados a todas as faixa etárias de idade, inclusive aos púberes, refutando assim, a ideia de que estes teriam seu crescimento prejudicado pela prática de tal.

    Verdade seja dita que, a musculação nessa faixa etária em especial deve ser assistida por profissionais devidamente qualificados e que possam prescrever corretamente exercícios dessa natureza para esses indivíduos, do contrário, certamente não obteremos os benefícios propostos e ainda, poderemos obter prejuízos.

    – Socialização de idosos: Realmente a musculação não deve ser tida como diretriz de socialização. Entretanto, para a terceira idade, isso pode ser de extrema utilidade, uma vez socializando-os com pessoas da mesma idade e mesmos interesses.

    Vale salientar que é totalmente diferente a socialização de um grupo de pessoas os quais NECESSITAM desse intermédio para tal e de indivíduos que deixam de realizar um treinamento sério para a socialização.

    – Melhora na coordenação motora e controle muscular: A musculação propõe de larga forma a necessidade do controle da coordenação motora, visto a realização dos movimentos, o equilíbrio necessário, entre outros. Portanto, dificilmente conseguiremos bons resultados, principalmente se estivermos falando de exercícios específicos para a coordenação motora, sem essa prática, insistência e consequentemente melhora.

    Benefícios na prática da musculação

    – Controle da alimentação: Normalmente, indivíduos os quais adentram em âmbitos esportivos relacionados com a musculação e, principalmente quando buscam mudanças corpóreas com essa prática, passam a preocupar-se mais com a alimentação que é fator fundamental para a obtenção de bons resultados, sejam eles relacionados à performance esportiva ou a própria mudança do corpo. Desta forma, o ato de preocupar-se não só em praticar o exercício físico, mas de propor uma nutrição adequada ao corpo também, torna-se bastante evidente, contemplando aspectos desde os relacionados ao físico, até os da saúde.

    – Reabilitação de indivíduos com menores capacidades musculares e/ou neurológicas: A musculação é extremamente útil não somente para indivíduos que possuem todas as funções físicas e mentais normais. Ela pode ser útil para indivíduos que já nasceram com a capacidade física e/ou neurológica diminuída, sendo portanto, utilizada para fisioterapias, melhoras nos quesitos motores e neurais e, até mesmo para a socialização, assim como ocorre com a terceira idade também.

    Como podemos ver, a musculação não apresenta somente esses benefícios, mas também inúmeros outros os quais são impossíveis de serem descritos unicamente em um artigo.

    Portanto, muito mais vasta do que costumamos imaginar, essa prática milenar e primitiva é hoje um dos esportes mais completos e mais associados não só com as inúmeras modalidades existentes, mas com a vida e com a saúde e si também.

    Assim, vale sempre buscar protocolos específicos os quais possam atender seus objetivos individuais e, claro suas necessidades também, conciliando uma prática duradoura, habitual e que traga cada vez mais benefícios.

    Bons treinos!

    Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)

    Um Comentário

    1. Dionathan Ribas 7 anos atrás


    /* */