• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Beta-Alanina: Um suplemento eficaz ou mais um placebo?

    A Beta-Alanina é um suplemento que veio e tem comprovações científicas de que seu uso melhora a redução da fadiga muscular ou é apenas mais um placebo?

    Se você pratica atividades físicas com o máximo de intensidade, sabe o quanto a recuperação torna-se difícil com o passar do tempo, não é mesmo? Pior ainda é evitar aquela fadiga toda…

    Comprar suplemento Caseína da Probiótica

    Foi pensando justamente nisto que a Beta-Alanina passou a ser utilizada em pequena escala por alguns atletas e hoje é considerada pela International Society of Sport Nutrition como um dos suplementos mais eficazes para o praticante de atividades de curta e longa duração.

    Quando nos exercitamos de maneira intensa, nossas principais reservas energéticas como o ATP, os produtos glicolíticos, a creatina fosfato e alguns outros são utilizados, resultando em metabólitos intracelulares tais quais ADP, AMP (AMPc), fosfato e, claro, íons de hidrogênio vindos de diversas substâncias, como o ácido lático. Esse íon H+ é um dos responsáveis pela fadiga muscular, que tanto interfere no desempenho físico.

    Quando muitos íons de H+ são produzidos naturalmente pelo metabolismo celular, o pH sanguíneo (que significa a quantidade de íons de hidrogênio no sangue, apontando os níveis de acidez) tende a diminuir, ou simplesmente, ficar mais ácido. Essa relação é disposta individualmente de acordo com os sistemas biológicos (em especial o sistema de tamponamento) de cada um e, claro, com as condições fisiológicas em que o indivíduo se encontra. É certo que quanto mais conseguimos armazenar prótons, mais podemo retardar a fadiga. E esses prótons fazem parte, por exemplo, do bicarbonato (no mesmo sistema tamponamento que funciona nesse caso) que tem como fórmula molecular HCO3-.

    Para os leigos em química, basicamente a reação que acontece para estabilizarmos o pH sanguíneo e o deixarmos no seu pH neutro é fazer com que o bicarbonato traga para si os íons de hidrogênio circulantes, fazendo então uma substância tal qual H2CO2 (ácido carbônico). Logo, a reação ficaria:

    H+ + HCO3- <> H2CO3. E essa reação basicamente é controlada pela eliminação de CO2 pela respiração pulmonar. Porém, esse sistema funciona em um limite, ou seja, ela não consegue superar os níveis de acidose em um exercício intenso.

    Quanto mais pudermos acrescentar o tamponamento ao sangue, menor será a fadiga muscular pela baixa acidose e consequentemente maior será o seu desempenho físico, resultando e melhores resultados. Além dos sistemas biológicos mais comuns de tamponamento, como o bicarbonato, é possível a utilização de alguns aminoácidos com a mesma finalidade, sendo que um desses é a carnosina (B-Alanina-L-Histidina).

    A B-Alanina-Histidina é um dipeptídeo (que não está entre os aminoácidos Alfa participantes de sínteses protéicas) e que está em grande concentração no músculo, sendo um importante auxílio no sistema tampão. Devemos ter, primeiramente para nós que, conforme a síntese de carnosina (pelo dipeptídeo) é sintetizada, a Beta-Alanina disponível se torna limitante por razões óbvias. E foi justamente por isso que hipoteticamente a Beta-Alanina começou a ser usada de maneira exógena (suplementos alimentares) em vista de algum benefício desta natureza.

    Cupom de Desconto DDM

    Um estudo realizado nos Estados Unidos em 2009 mostrou que atletas que consumiram cerca de 3~6g de Beta-Alanina por dia, mostraram concentrações de até 60% mais carnosina no músculo. Além disso, os protocolos apontaram uma redução do percentual de gordura na medida em que a massa muscular aumentou. Cerca de 3% de gordura corpórea foram reduzidos enquanto foram ganhos 2kg. Um bom parecer, não? Isso, sem contar uma crescente redução na fadiga e o consumo de oxigênio aumentado, otimizando a performance de todos os cobaias.

    E a suplementação com Beta-Alanina é mesmo eficaz?

    Examinando os efeitos do uso da Beta-Alanina na suplementação, sim, ela tem se mostrado evidentes para o aumento dos níveis de carnosina intramuscular.

    O que é mais interessante ao perceber nesses estudos é o fato de que as concentrações de carnosina intramuscular, parecem não ter um limite, ou uma saturação, pois, por exemplo, observa-se que, a suplementação com 4-6g/dia de Beta-Alanina faz com que, nas primeiras semanas, os níveis de carnosina possam aumentar em torno de 20-30%, enquanto três ou quatro semanas adiante, esse valor sobe para 40-60% e, mais 4 semanas depois, em média para 80%.

    Apesar de seu uso aumentar os níveis de carnosina, ela tem apresentado bons resultados em fibras do tipo II, sendo assim melhor utilizada em esportes de força, onde essas fibras são recrutadas em maior número. Já em fibras do tipo I, normalmente utilizadas em exercícios primordialmente aeróbios, como o ciclismo, ela não apresentou mudanças significativas sendo, por exemplo, melhores opções a suplementação com bicarbonato de sódio.

    A Beta-Alanina pode ser combinada com outros suplementos alimentares?

    Muitas pessoas tem certo preconceito ou medo de misturar suplementos, quando, na grande realidade, na maioria dos casos isso faz-se necessário.

    A Beta-Alanina é um suplemento que, além de poder ser combinado com os mais diferentes outros suplementos alimentares, possui um efeito sinérgico com alguns outros, tais quais a creatina, por exemplo.

    Enquanto a Beta-Alanina aumenta o pH e, consequentemente faz com que a fadiga muscular tenda a ser mais difícil de acontecer, a creatina auxilia na síntese de ATP, fazendo com que, não por acaso, o músculo possa também demorar a fadigar mais por fatores relacionados à suas propriedades de armazenamento e utilização de energia.

    Dosagem de Beta-Alanina

    Entre as dosagens de Beta-Alanina, parece não existir um consenso que determine uma quantidade certa da mesma. Entretanto, uma média é tida.

    Em alguns estudos, a suplementação de B-ALA na quantidade de 40mg/kg torna-se suficiente. Essa dosagem, pode variar de 3-6g/dia, sendo normalmente utilizada nos momentos próximos ao treinamento, em maior quantidade, no pré-treino, especificamente.

    Entretanto, doses maiores do que essa, levando em consideração ou não o peso corpóreo do indivíduo podem ser maiores.

    Infelizmente a Beta-Alanina ainda é um suplemento de pouco acesso no Brasil. Muitos dos produtos que hoje a contém, custam caro. Manipular ou trazer de fora do país pode ser uma alternativa interessante e relativamente mais barata.

    Hoje, uma das fontes mais bem aceitas pelo organismo e também uma das poucas fontes que temos de Beta-alanina em forma de suplementação disponíveis no Brasil é a B.A. Endurance, da respeitada marca Labrada Nutrition. Certamente com a utilização destes suplementos, seus resultados serão incrivelmente grandes, da mesma forma como você sentirá na pele, digo, nos músculos, este aumento inigualável de performance.

    E aí, vai encarar?

    Artigo escrito por Marcelo Sendon

    27 Comentários

    1. Betão Marcatto 4 dias atrás
    2. vinicius 5 dias atrás
    3. Betão Marcatto 2 semanas atrás
    4. Rodolfo 2 semanas atrás
    5. Giorgio 2 meses atrás
    6. Bruno 5 meses atrás
    7. luis fernando 6 meses atrás
    8. jose castro 1 ano atrás
    9. Júlia 1 ano atrás
    10. MARCELO CARDOSO 2 anos atrás
    11. Luccasdsp 2 anos atrás
    12. Kim Aguiar 2 anos atrás
    13. Victor 3 anos atrás
    14. Victor 3 anos atrás
    15. filipe 3 anos atrás
    16. joão 3 anos atrás
    17. joakineto 4 anos atrás
    18. andré c. 4 anos atrás
    19. Charles 4 anos atrás
    20. Charles 4 anos atrás
    21. renato 4 anos atrás
    22. felipe 4 anos atrás
    23. Glauco 4 anos atrás
    24. Rufus O Lenhador 4 anos atrás
    25. maycon 4 anos atrás
    26. Túlio Otal 5 anos atrás
    27. Ton 5 anos atrás


    /* */