• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Você pergunta e o Betão Responde! #1

    Se você tem uma duvida, esta na hora de tirar! Pergunte que o Betão vai te responder!!

    betao-marcatto

    Separamos pra vocês uma coletânea de perguntas que podem estar assolando a sua alma há tempos. São perguntas, basicamente, de iniciantes de musculação. São 15 perguntas cuja resposta é “não”. Obviamente, há uma explicação depois da negativa. Aproveitem e tirem suas dúvidas agora!

    Esse é o “Você pergunta e o Betão responde!!”, portanto não seja tímido e pergunte também!

    1) Preciso parar de treinar nos períodos de menstruação?

    Não. O treinamento pode somente causar um desconforto, mas nada que irá prejudicar esse período. O maior cuidado deve ser feito no que diz respeito à hidratação, por causa da perda de líquidos. A menstruação não pode ser encarada como uma doença temporária: é apenas uma fase na vida das mulheres, com menores ou maiores efeitos que não interfere na prática de qualquer atividade física com pesos.

    2) Consigo perder gordura localizada?

    Não. Na verdade, um sim ou não aqui, não responde a pergunta. Se você quer saber se fazendo a tal da “ginástica localizada” as gorduras locais serão dizimadas, a resposta é não. Não é possível direcionar a utilização do substrato energético. A perda de gordura será geral e sempre com déficit calórico. Fuja de conversas onde a gordura localizada é atacada de forma direta.

    3) Tenho que suspender o treino durante a gravidez?

    Não. Mas o acompanhamento médico é muito importante. Isso, aliás, se a pessoa já pratica atividade física há tempos: os exercícios serão escolhidos por um profissional qualificado. No mesmo caso da menstruação, a gravidez não pode ser encarada como uma doença, ainda que exista exercícios que devem ser evitados nesse período, a maioria ainda poderá ser feita.

    4) Percebi que transpiro pouco durante a atividade física. Transpirar emagrece?

    Não. Possivelmente você estará mais leve depois da atividade física porque perdeu líquidos e não gordura. É apenas uma desidratação temporária. A não ocorrência de transpiração não significa que algo está errado.

    5) Gel redutor emagrece?

    Não. Esses produtos “milagrosos” possuem cânfora em sua composição, que causa uma desidratação local que dura algumas horas, portanto, não há queima de gordura. Essa desidratação não se mantem por muito tempo e tampouco mobilizará gordura de alguma forma. Mais uma enganação da indústria fitness.

    6) Se eu treinar muito pesado, corro o risco de ficar uma mulher muito forte?

    Não. O responsável pelo aumento da massa muscular é a testosterona, hormônio que as mulheres possuem, pelo menos, 10 vezes a menos que os homens. Mulheres podem treinar normalmente sem o risco de virilização se não usarem esteroides anabolizantes.

    7) Usei sacos plásticos colados na barriga enquanto fazia corrida durante algum tempo. Ajuda a emagrecer?

    Não. O que ocorre é a desidratação no local pelo aumento da sudorese. Ocorre então, como no gel redutor, uma falsa impressão de redução de medidas. Mas é só líquido e não gordura e a hidratação é restabelecida assim que se ingere líquidos.

    8) É verdade que séries com 6 repetições me darão força, séries de 8 repetições me darão hipertrofia e séries de 12 a 15 repetições me deixarão definidinho?

    Cupom de Desconto DDM

    Não. O número de repetições não possui esse “poder” de definir, faze crescer ou lhe dar mais força ou potência muscular, por exemplo. São apenas parâmetros para fácil explicação e aprendizado inicial. Nosso corpo não possui um dispositivo neurológico do tipo “ele fez 15 repetições, vou definir” ou “ele fez 10 repetições, vou fazer ele ficar maior”, ou ainda “se ele fizer 7 repetições, como está entre as repetições que dão força e as repetições que dão massa muscular, será agraciado com as duas”. Besteira.

    9) Treinando, minha gordura vai se transformar em músculos?

    Não. Gordura é gordura, músculo é músculo, não tem nada a ver uma coisa com a outra. A tendência é a gordura ser eliminada e a massa muscular aumentar, mas eles não se “transformam” um no outro em nenhum tipo de processo químico, fisiológico ou biológico.

    10) Será que em 1 mês eu consigo ficar forte? Tenho uma prova de resistência física no mês que vem, quero entrar pra Polícia.

    Não. A musculação é um trabalho de paciência. Nossos ganhos são fruto de um trabalho de frequência, dedicação e tempo. O certo é se programar antes para dar tempo do organismo se adaptar ao treinamento resistido e, aí sim, colher frutos do trabalho realizado. Quem fica forte de uma hora pra outra é só o Hulk.

    11) Meu instrutor me disse que não preciso encostar a barra do supino no peito. É verdade?

    Não. O exercício clássico supino é feito com a barra encostando no peito. A menos que você possua alguma lesão que impossibilite o movimento completo. Você vai ouvir um monte de baboseira sobre esse assunto, coisas como “o certo é fazer um ângulo de 90º porque assim você evita…”. Isso é besteira, coisa de cara que faz “meio supino”, enche a barra de peso e não consegue fazer o movimento completo, treinando o ego e não o músculo alvo.

    12) Creatina pode dar pedra nos rins?

    Não. A creatina, a vitamina C e o leite são vistas como inimigas dos rins. No caso dos 2 últimos, realmente pode ocorrer (assim como o tomate) por que para gerar o produto final da absorção deles ocorre a produção de metabólitos sólidos. Já a creatina, foi passível de um estudo caótico onde foram utilizados ratos ao invés de humanos. Ora, ratos não comem carne e, portanto, o organismo deles não está apto a esse processo metabólico, obviamente, enchendo os pobres ratinhos de creatina. Caso clínico humano até hoje? Nenhum!

    13) O levantamento terra é um exercício proibido?

    Não. Obviamente se você possui alguma lesão específica, não apenas o levantamento terra, mas outros exercícios menos óbvios devem ser evitados. Mas apenas em casos específicos. Uma boa orientação na hora de se realizar o movimento é a chave. Nenhum exercício é proibido se bem executado e com carga correta.

    14) Devo me alongar antes dos exercícios físicos?

    Não. Não existem evidências de que o alongamento deve ser feito antes dos exercícios. Existem opiniões. Alongar é avisar ao músculo que “acabamos por hoje, amigão, pode descansar agora”, ainda que existam metodologias que utilizem alongamentos intra-treino. Você deve, sim, aquecer!

    15) É verdade que não posso tomar água durante o treino, apenas antes?

    Não. O corpo deve ser hidratado antes, durante e depois de qualquer atividade física.

    Então essas foram a “Você pergunta e o Betão responde” de hoje! Caso a sua dúvida não esteja em nenhuma destas 15 perguntas, sinta-se a vontade para perguntar em nossos comentários, que o Betão (eu mesmo!) vai responder tudo por lá!

    9 Comentários

    1. Betão Marcatto 3 semanas atrás
    2. Betão Marcatto 2 meses atrás
    3. Thati S. 2 meses atrás
    4. Betão Marcatto 3 meses atrás
    5. Anderson Andrade 3 meses atrás
    6. Betão Marcatto 4 meses atrás
    7. Felipe 4 meses atrás
    8. Betão Marcatto 5 meses atrás
    9. Daniel Queiroz de Sousa 5 meses atrás


    /* */