• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Conheça a Biomecânica do Exercício Gêmeos Sentado

    Conheça melhor o exercício Gêmeos Sentados e descubra se ele é realmente o melhor exercício para o treino de panturrilhas.

    Whey Protein

    Fala rapaziada!

    Muitos de vocês certamente conhecem e fazem um famoso exercício de panturrilhas sentado, popularmente chamado de gêmeos, sóleo ou burrinho. De fato, ele se mostra uma ferramenta de trabalho interessante, porém, possui algumas limitações sérias que gostaria de discutir com vocês neste artigo.

    Boa leitura!

    UM POUCO DE ANATOMIA

    O primeiro passo para entender o exercício gêmeos é discutir quais músculos estão envolvidos em seu trabalho. São eles: sóleo e gastrocnêmio (há ainda muitos outros, porém, a participação deles é tão singela, que nem vale a pena nos preocuparmos). Observe a imagem abaixo:

    O sóleo, cujo nome deriva do latim, solea (sandália), foi assim batizado por seu aspecto achatado. Ele é um músculo postural/de sustentação, com grande resistência (perfil de fibras predominantemente vermelhas) e que se insere na fíbula e na tíbia, ambos ossos da perna, e no calcanhar.

    O gastrocnêmio, por sua vez, é um músculo de explosão, bastante solicitado em saltos e corridas. Possui duas cabeças, inseridas uma de cada lado do fêmur e no calcanhar, junto do sóleo, formando o que se conhece por tríceps sural. Por conta dessa ligação com o fêmur, ao contrário do sóleo, ele acaba participando um pouco da flexão (ato de dobrar) de joelho (guardem esta informação!).

    EXECUÇÃO DO EXERCÍCIO DE PANTURRILHA SENTADO

    O gêmeos pode ser realizado em aparelho próprio ou de forma improvisada, com algum peso em seu colo e um desnível na ponta de seus pés, para aumentar a amplitude de trabalho.

    Basicamente, você irá realizar uma flexão plantar (movimento de ficar na ponta dos pés), subindo com o peso, e depois descendo, procurando respeitar a totalidade da amplitude de movimento.

    Termogenico

    Recomendo fazer as subidas (fase concêntrica) de forma rápida e as descidas (fase excêntrica) de forma lenta, evitando, assim, pegar embalos ou dar impulsos que proporcionem algum tipo de roubo e estraguem o exercício.

    Observe as imagens abaixo, onde temos tanto a forma improvisada quanto a da execução em aparelho próprio:

    A BIOMECÂNICA DO EXERCÍCIO DE PANTURRILHA SENTADO

    Vocês se lembram do meu comentário sobre as inserções dos principais músculos da panturrilha?

    Whey Protein

    Como o gêmeos é realizado de forma sentada, com os joelhos flexionados, o músculo gastrocnêmio, que se insere no fêmur (osso da coxa), encontra-se encurtado e, por isso, trabalha muito pouco!

    O sóleo, por sua vez, como se insere na tíbia e na fíbula, ambos ossos da perna, não tem nenhum prejuízo de trabalho e atua quase de forma isolada aqui. Sendo assim, tenha em mente que usar o movimento de panturrilhas no gêmeos é uma ferramenta complementar, não devendo ser o carro-chefe, muito menos o único exercício do seu programa, como é muito comum acontecer!

    De fato, trata-se de um exercício interessante, sobretudo na questão do braço de alavanca, porém, foque o seu treino de panturrilhas nas flexões plantares em aparelho próprio, no leg press ou de forma improvisada em steps, degraus, etc.

    Conclusão:

    Ao final deste artigo, chegamos à conclusão de que o exercício gêmeos sentado não é a melhor opção para treinar panturrilhas, como a maioria dos praticantes de musculação costuma pensar. Obviamente, não se trata de uma ferramenta dispensável, porém, deve estar em conjunto com outros movimentos para que você tenha um trabalho de panturrilhas completo e eficaz.

    Espero ter ajudado um bocado com este artigo no desenvolvimento do senso crítico de vocês e também tirado dúvidas sobre o treino de panturrilhas! Não se deixem orientar por amadores e aventureiros: aceitem APENAS informações de profissionais altamente qualificados e atualizados, que sabem do que estão falando, pois estudam constantemente, conhecem a prática de trabalho e se baseiam em ciência, e não em achismos, lendas e tradições.

    Ficamos por aqui! Bons treinos e até a próxima!

    Whey Protein

    Termogenico


    /* */