• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Boas opções de carboidratos complexos para a primeira refeição

    Conheça algumas boas opções de carboidratos complexos para serem usados na primeira refeição do dia e alimente-se melhor!

    A primeira refeição, tida por muitos como a mais importante do dia, exige que possamos fornecer nutrientes suficientes para o corpo a fim de que ele possa suprir suas necessidades depois de um período médio de jejum, o qual já começa a demonstrar alguns sinais de catabolismo pela manhã. Dessa forma, a primeira refeição deve conter quantidades suficientes e adequadas de carboidratos, lipídios e proteínas, sem haver necessariamente uma regra de ratio para os três macronutrientes.

    cereais-carboidratos-complexos

    Comprar Suplemento de Cafeína Pura

    Diferente de outras culturas não costumamos comer bons alimentos pela manhã, como arroz, carne bovina e etc. Assim, fundamentalmente temos hábitos de consumir alimentos mais “leves” como cereais, ovos, algum tipo de suplemento proteico em pó, lácteos em geral, entre outros.

    Para o bodybuilder, ouve-se muito falar sobre o consumo da aveia, que na realidade é um EXCELENTE alimento para esse momento ou para outros diversos. Aliás, ela inclusive é um alimento típico na dieta de um bodybuilder do exterior. Porém, com o passar do tempo, ela também começa a se tornar algo enjoativo, além de que, o corpo PRECISA da disponibilização de outros alimentos que possam fornecer também outros benefícios diversos.

    Portanto, neste artigo, conheceremos algumas ótimas opções de carboidratos complexos que podem ser utilizadas nesse momento, a fim de melhorar sua dieta tanto em caráter nutricional, quanto nas condições organolépticas.

    1- Fibra mais – Nestlé

    cereal-fibra-mais-nestle

    Não quero fazer quaisquer propagandas de empresas, mas esse é um dos poucos cereais no Brasil que ainda se tem um pouco de qualidade nutricional, e mesmo não equiparado com o que se tem lá fora, essa é uma boa opção.

    O cereal Fibra Mais talvez seja o mais rico do mercado em fibras alimentares e possui um impacto glicêmico ridiculamente baixo na refeição, além do fornecimento dos benefícios de suas fibras alimentares.

    O cereal é baseado em milho e trigo. Apesar do teor de sódio relativamente alto, o que gera um sabor mais agradável ao produto, ele é uma excelente opção para ser consumido com proteínas em pó ou mesmo leite.

    O produto fornece na porção de 40g: 18g de carboidratos, 1,4g de lipídios, 2,4g de proteínas e 18g de fibras alimentares.

    2- Fiber Flakes – Kobber

    cereal-fiber-flakes-kobber

    A Kobber está mais conhecida entre os alimentos funcionais, diet e light. Entre sua gama enorme de produtos dos mais variados tipos, eles possuem um cereal matinal de nome “Fiber Flakes” o qual possui um EXCELENTE sabor de chocolate (cacau) e é totalmente livre de quaisquer açúcares.  Esse é um cereal incrivelmente doce, entretanto.

    O cereal é baseado em aveia, farelo de trigo e farelo de milho. Lembremos que os farelos incrementam boa parte das fibras alimentares ao produto.

    Fornecendo 17g de carboidratos, 5,3g de proteínas, 1,5g de lipídios e 11g de fibras alimentares na porção de 40g, o alimento agrada desde os menos exigentes no paladar, aos mais exigentes. Ele ainda consta com a adição de sucralose que é um dos adoçantes menos prejudiciais ao corpo.

    3- Ezekiel Cereal

    ezekiel-cereal

    O Ezekiel Cereal é um cereal riquíssimo em fibras alimentares, altamente proteico e com nutrientes sempre bastante selecionados e com matéria prima de primeiríssima qualidade.

    O Ezekiel cereal conta com grãos diferenciados como a cevada, a lentilha, o milheto, entre outros, que não estão presentes na maioria dos cereais. Além disso, ele é totalmente livre de açúcares adicionados e você ainda pode encontrar as versões “amêndoas”, “canela com passas”, “com gorduras essenciais”, entre outros. Certamente, todos ótimas opções. Eles fornecem, em média, 38g de carboidratos na porção, 6-8g de proteínas e 1,2g de lipídios, com um bom teor de fibras alimentares que em média chega a 6g.

    Obviamente, para o brasileiro que é acostumado com gostos “doces”, ingerir pela primeira vez o Ezekiel Cereal pode ser estranho e com um paladar diferente. Porém, com o tempo, certamente ele se acostumará.

    Infelizmente, esse é um cereal que não se encontra no Brasil, mas é possível trazer do exterior. Portanto, havendo oportunidade, não a perca jamais.

    4- Bite Size Cereal – Arrowhead Mills

    bite-size-cereal-arrowhead-mills

    A Arrowhead Mills é uma empresa alimentícia muito conceituada no exterior por seus produtos orgânicos. Não poderia ser diferente com esse que considero o melhor cereal de sua linha (que varia desde aveias, misturas prontas para bolos, muffins, cereais de diversos sabores etc). Esse é um cereal de 100% trigo, sem adição de quaisquer outros compostos, inclusive conservantes sintéticos. É totalmente livre de adoçantes, açúcares ou mesmo sódio.

    Sendo bastante versátil para ser consumido quente, frio e tento um sabor muito agradável, o Bite Size Cereal fornece 38g de carboidratos complexos e com baixíssimo impacto glicêmico, sendo desses 6g de fibras alimentares, 6g de proteínas e 1g de lipídios.

    Essa também não é uma opção brasileira, mas possível de importar.

    5- Corn Flakes (sem açúcar) – Kellogg’s®

    cereal-corn-flakes-kelloggs

    A Kellogg’s é conhecida mundialmente por seus inúmeros cereais e outros alimentos que chegam a shakes, as famosas Pop Tarts, entre outros tantos alimentos. Porém, sem sombra de dúvidas, um dos cereais da empresa os quais é mais conhecido nos quatro cantos do mundo é o Corn Flakes, ou os flocos de milho.

    Tipicamente presentes na maioria das refeições de crianças, ao menos em um período da vida, o Corn Flakes demonstra-se como uma opção conveniente para o praticante de musculação em alguns momentos. Verdade seja dita que ele possui um elevado impacto glicêmico, tanto porque, não possui fibras alimentares em altas quantidades, além de o milho por si só ter essa característica. Entretanto, o Corn Flakes é uma boa opção em momentos onde a digestão necessita ser facilitada, por exemplo, quando se treina logo em seguida da primeira refeição.

    O Corn Flakes existe na versão com açúcar, mas também existe na versão sem açúcar. Apesar do teor elevado de sódio, esse não é um dos maiores problemas, ainda mais se o consumo não for habitual.

    Certamente, você conseguirá variar sua alimentação e propor um pouco de qualidade em sabores em sua rotina. Lembre-se que cair na monotonia de uma dieta não é alcançar o êxito, mas sim, a breve desistência.

    Conclusão:

    A ingestão de carboidratos, apesar de hoje não ser supervalorizada, ainda é extremamente importante. Portanto, não podemos deixar de ter mínimos conhecimentos sobre as opções disponíveis e então desfrutar ao máximo delas a fim de alcançar nossos resultados!

    Boa alimentação!

    Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)



    /* */