• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Como calcular medidas máximas que o corpo pode alcançar treinando musculação?

    Se você é iniciante na musculação, saiba que É POSSÍVEL PREVER SUAS MEDIDAS. Aprenda através da Fórmula de MacCallum como isso é possível!

    Muitas pessoas começam a treinar musculação e já querem ter uma visão clara de onde podem chegar. Perguntas como “quanto eu posso chegar de bíceps?” ou “quanto terei de quadríceps?” podem ser mais comuns do que pensamos.

    A verdade é que as pessoas são imediatistas e ansiosas por natureza, mas há também o fator motivacional: “consigo chegar até 115cm de peitoral”. Independente de qual seja o motivo, há sim, uma maneira de se calcular qual será o seu limite de crescimento, com grandes chances de acertos. Estamos falando da Fórmula de John McCallum.

    Termogênico Lipo

    Johm McCallum foi um dos escritores mais respeitados da década de 60 e 70, escrevendo por mais de 10 anos sua coluna “Keys to Progress” para a revista “Strength and Health

    Segundo a fórmula de John McCallum, baseada na medição do pulso, podemos calcular medidas realistas de ganhos na musculação para os principais músculos do corpo. E aqui está ela:

    • Peito: 6,5 x medida pulso;
    • Quadril: 85% do peito;
    • Cintura: 70% do peito;
    • Quadríceps: 53% do peito;
    • Pescoço: 37% do peito;
    • Braço: 36% do peito;
    • Panturrilha: 34% do peito;
    • Antebraço: 29% do peito.

    Você pode medir seu pulso logo acima do osso que se projeta sobre o pequeno osso esquerdo do pulso (o processo estiloide do ulna), isto é, no lado oposto ao cotovelo, como aconselhou McCallum, ou logo abaixo (do lado da mão).

    Se tomado abaixo do processo estiloide, a largura do pulso será provavelmente um pouco menor do que se medido acima do osso, produzindo assim um conjunto de circunferências ligeiramente menores. Seja consistente com a forma como mede o seu pulso.

    Nem todos cairão perfeitamente no conjunto de medições produzido por esta fórmula, porque pressupõe-se que o tamanho do pulso se correlaciona diretamente com o tamanho da ossatura por todo o corpo. Com muitas pessoas isso não é bem assim.

    Além disso, muitas pessoas possuem parte (ou partes) do corpo que responde (ou respondem) melhor do que o resto do corpo, produzindo medidas menores ou maiores que as circunferências projetadas pela fórmula.

    Algumas pessoas têm uma parte inferior do corpo com uma estrutura óssea maior do que a sua parte superior e as medidas do joelho são significativamente maiores do que suas circunferências do pulso, proporcionalmente falando.

    Outras pessoas são o inverso. Se a diferença entre a estrutura superior e inferior é gritante, pelo menos para um fisiculturista competitivo, deve-se evitar que as diferenças de musculatura se tornem exageradas e a forma física fora de proporção.

    Usando a fórmula de McCallum, um pulso de 17 centímetros, produzirá um peitoral de 110,5cm, quadris de 94cm, cintura de 77,3cm, coxa de 58,5cm, pescoço de 40,8cm, braço flexionado de 40cm, panturrilhas de 37,6cm e um antebraço flexionado de 32cm.

    Lembrem-se que esses cálculos não são apresentados como limites, mas como diretrizes. Muitos de vocês poderão ultrapassar esses objetivos, mas antes de ultrapassá-los, você tem que chegar a eles primeiro. Calcule seu próprio conjunto de circunferências usando a fórmula de McCallum.

    Whey Protein Isolado

    Foque em atingir essas circunferências. Apenas depois disso, então, assuma que você ainda quer ficar maior, e depois use a fórmula novamente para novas metas. É assim que funciona, na prática.

    Whey Protein Isolado

    Estrutura óssea

    A estrutura óssea varia muito, embora os extremos, isto é, pulsos menores que 15,24cm ou maiores que 20,32, sejam muito raros. Embora a estrutura óssea seja um fator importante, não é consenso absoluto que seja o ideal para determinar o potencial de desenvolvimento muscular.

    Não há necessidade de se deixar levar por medidas, já que o impacto que a variação da estrutura óssea pode deixar é enorme, quando falamos na diferença entre estrutura de membros superiores e inferiores.

    Mais uma vez: é apenas um parâmetro especulativo, muitas vezes, eficiente. David Willoughby, conceituado escritor sobre fisiculturismo, escreveu, em novembro de 1979, pra revista IRON MAN que a fórmula de McCallum era “uma meta para jovens e homens de média potencialidades musculares”.

    Embora pessoas bem treinadas possam facilmente exceder as circunferências que Willoughby cita, ela é um bom começo, honesto, para pessoas que estão se iniciando na musculação e desejam ter algumas medidas especuladas pra comparação futura.

    Aqui está como Willoughby aconselhou como as medidas sejam feitas, como comparação com a fórmula de McCallum: no pulso, abaixo do processo estiloide do ulna (isto é, do lado da mão) e com a mão aberta.

    Todas a medições de membros inferiores com as pernas retas, mas relaxadas e as coxas na maior circunferência; cintura no ponto mais estreito do tronco, sem inspirar; quadris no ponto maior, com os pés juntos; peito no nível dos mamilos (não expandido); braço flexionado no ponto maior; antebraço no ponto maior, apertado; pescoço na parte mais estreita.

    Depois disso, comparar os lados direito e esquerdo do corpo e fazer a média simples.  Um bom físico não é meramente um conjunto de medidas. Alguns homens se vangloriam de seus braços de 45cm, mas não estão tão interessados ​​em comentar sobre suas panturrilhas de 35cm.

    Seu físico é o resultado de todas as suas circunferências, simetria, volume, definição. Se você é um fisiculturista você vai querer equilíbrio em seu corpo, do pescoço até as panturrilhas.

    Independentemente da sua preferência pessoal na musculação, hipertrofia ou força, você precisa de força e desenvolvimento em partes do corpo que não tenham efeitos dramáticos sobre sua simetria e estrutura física.

    Você deve se preocupar com espessura, largura, densidade e qualidade dos músculos que não quiser aparentar ser um “gordo-forte” um “magro que tem força”.

    Um físico tem seu maior impacto de acordo com a aparência, não com suas medições. Claro que os dois estão relacionados, mas não tão relacionados que você deva se preocupar apenas com medições. 

    Com base na observação e uma visão geral de outras fórmulas, criou-se uma tabela de peso corporal, guia para os homens que leva em conta a estrutura óssea e altura. Funciona muito bem com aqueles que possuem 10% de gordura corporal.

    Em uma gordura corporal inferior, a comparação do cálculo teórico com o real fica ainda mais parecida. Mas isso é tema para um próximo artigo.

    Bônus: Vídeo Fórmula MacCallum: É Possível Prever Suas Medidas na Musculação?

    Pessoal, nosso canal do Youtube está recheado de conteúdo bacana, e quem veio desta vez compartilhar conteúdos de qualidade é o nosso Tio Betão!

    É possível prever quanto você pode chegar de medida na musculação???? Assista esse vídeo e veja o que ele tem a dizer…

    Whey Protein Concentrado

    Conclusão:

    Por hora, pegue suas medidas atuais e use a Fórmula de McCallum: pode ser o caminho que faltava pra você seguir, um objetivo mais realista a se alcançar e que pode dar aquela motivação extra na academia.

    Até a próxima!

    Whey Protein


    /* */