• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Calorias: O que são e como são calculadas?

    Guia de nutrição: Calorias! Aprenda o que são e como calcular o uso para ganho ou perda de peso.

    A caloria é a unidade de medida estabelecida na quantidade de energia necessária para aumento de 1g de água em 1ºC. Dentro do corpo, elas representam a quantidade de energia que é fornecida, ou combustível, para todos os processos metabólicos e atividades que realizamos.

    calculadora-de-calorias

    Comprar Suplemento de Cafeína Pura

    As calorias estão associadas também com o ganho ou perda de peso. Então, logicamente para o indivíduo que busca o aumento de massa muscular, mais calorias do que o que se gasta, são necessárias no consumo. Assim, um aporte adequado de calorias favorecerá o anabolismo muscular e consequentemente não tenderá a gerar acúmulos. Da mesma forma, em uma dieta hipocalórica, visando a perda de peso, teremos de fazer um aporte suficiente para que apenas a gordura seja eliminada e não a massa muscular.

    Mas para que possamos entender a lógica, temos de entender primeiramente o que é o metabolismo, que pode ser definido como o conjunto de processos químicos por que passam os alimentos após a sua introdução no organismo . Compõe-se das seguintes etapas : digestão , transformação , aproveitamento e excreção.

    Porém, dentro do que chamamos de metabolismo, em uma visão nutricional, para calorias, temos de estabelecer dois tipos de classificações, para obter inicialmente uma sistemática do consumo calórico.

    – Metabolismo básico ou basal: É a quantidade de energia gasta pelo organismo em repouso , fisica e mentalmente , com pelo menos 12 horas de jejum e correspondente à atividade dos orgãos internos e à manutenção da temperatura corporal.

    – Valor calórico total ( V.C.T. ): Corresponde à energia gasta pelo organismo no período de 24 horas e varia fundamentalmente com a atividade exercida. Hoje está sendo chamado de Valor energético total ( V.E.T. ).

    Cupom de Desconto DDM

    Ambas as taxas, podem ser calculadas pelas fórmulas de Harris ou pela fórmula estabelecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Porém, devemos tomar bastante cuidado ao efetuar os cálculos, pois, erros, certamente interferirão muito nos resultados.

    Mais atualmente, a tabela que mais se tem utilizado é a da FAO/OMS, seguindo o padrão:

    Porém, para o praticante de alta performance ou até mesmo que busca resultados satisfatórios de hipertrofia muscular esse cálculo necessita ter ainda mais acrescido. Isto pode ser feito de diferentes formas como no empirismo, testando as quantidades ideais, ou estabelecendo padrões como é o caso de Ainsworth, em 2000 que estabeleceu as seguintes fórmulas para a musculação:

    • Musculação leve – 3,00 Kcal/kg/h
    • Musculação moderada – 4,50 Kcal/kg/h
    • Musculação intensa – 6,00 Kcal/kg/h

    O acréscimo calórico para hipertrofia de 1g de tecido muscular/semana dá-se também, segundo Willians, 1999, por:

    • 5 Kcal em púberes
    • 8 Kcal em adultos

    Assim, para termos um acréscimo de aproximadamente 500g/semana, devemos calcular 300-500 Kcal/dia no VET.

    Mas se você acha que parou por aí, está enganado: Estas são apenas fórmulas para cálculo de calorias. Ainda teremos diversos outros fatores que influenciarão na dieta para hipertrofia como: A distribuição calórica diária, a divisão dos macronutrientes, a divisão do consumo diário de macronutrientes e assim por diante.

    Nos próximos capítulos, conversaremos um pouco mais a respeito de distribuição calórica.

    Bons treinos!

    Artigo escrito por Marcelo Sendon

    4 Comentários

    1. Helena 5 anos atrás
    2. Rubens 5 anos atrás
    3. Fadrick Paiva 5 anos atrás
    4. Gabriel 5 anos atrás


    /* */