• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Caseína: Um suplemento de grande eficácia que foi esquecido

    Conheça mais sobre a caseína, uma proteína de alto valor biológico e extraída do leite que possui diversos benefícios. Entenda também os motivos que estão levando as pessoas a não utilizarem esta proteína.


    Tidos como nutrientes fundamentais, as proteínas são os macronutrientes talvez mais importantes para a vida. Quando consumidas de maneira exógena (consumido através de alimentos), são responsáveis pelo fornecimento de todos os aminoácidos necessários para que o corpo possa realizar a chamada síntese proteica, fazendo assim com que sejam constituídos e mantidos os inúmeros tecidos, os inúmeros aspectos fisiológicos e metabólicos e os inúmeros processos de síntese, renovação e exclusão de itens do corpo, a fim de garantir seu funcionamento normal. Sem as proteínas é plausível dizer que NÃO HAVERIA VIDA!

    Caseína, a proteína que foi esquecida

    Banner_336x280_ProbioticaCasein

    Entre as proteínas mais conhecidas e utilizadas pelo praticante de musculação estão: frango, carne vermelha, ovos, leite, whey protein e a albumina. Porém além destas, existem algumas outras proteínas, que não são tão utilizadas, mas que merecem boa atenção, e uma delas é a caseína, proteína que vamos conhecer melhor e entender sua grande eficácia.

    CONHEÇA: A melhor loja de suplementos do Brasil!

    O que é a caseína?

    A caseína é uma fosfoproteína ocorrente principalmente em mamíferos a qual podemos encontrar no leite, em cerca de 80% de sua composição proteica.

    Essa é uma proteína que apresenta baixa solubilidade em água. Isso se deve ao fato de possuir inúmeros peptídeos de prolina (um aminoácido) e não apresentar pontes dissulfeto. Elas são presas e presentes no leite graças as micelas de caseínas presentes no interior da região polar na superfície exposta a água, juntadas por íons de cálcio.

    Essa é uma proteína de alto valor biológico e alto PDCAAs, sendo portanto uma excelente opção de consumo para indivíduos que necessitam de um bom aporte proteico. Por estar presente bom boas quantidades de cálcio, também é importante e interessante para indivíduos que necessitam do consumo deste mineral.

    Caseína da marca Optimum Nutrition

    Quais os benefícios da caseína para o praticante de musculação?

    Frente a essas características, podemos observar alguns aspectos benéficos do consumo da caseína para os praticantes de musculação.

    Sendo uma fonte proteica completa, já justificaríamos o seu consumo, mas ele não para por aí: A caseína é uma proteína a qual possui certa lentidão em sua digestão pela baixa solubilidade em água. No estômago, após a ingestão, forma uma espécie de “gel”, sendo o contato enzimático dificultado. Isso nos remete diretamente ao uso em momentos os quais necessitamos de um fornecimento gradual e mais lenificado de aminoácidos na corrente sanguínea, como antes do sono ou no decorrer do dia se formos passar períodos longos sem a possibilidade de uma alimentação. Em alguns casos, a caseína pode ser combinada com a albumina, que também possui lenta digestão. Isso faz com que ao mesmo tempo que se tem uma gradual digestão e uma gradual liberação de aminoácidos no sangue, se tenha também diferentes quantidades dos mesmos.

    Entretanto, a forma lentificada de digestão da caseína não é benéfica unicamente para esses momentos. As pesquisas mais recentes mostram que a adição de pequenas quantidades de caseína imediatamente após o treinamento, combinada com whey protein isolado, podem promover benefícios muito mais anabólicos neste momento. Isso se deve ao fato a caseína e o whey protein possuírem alto valor biológico e quando um é misturado com o outro, apresentarem um COMPLETO PDCAA, fornecendo assim o máximo de possibilidades de nutrientes proteicos ao corpo. Essa combinação, inclusive, muito lembra o leite materno, que possui as melhores proteínas para o ser humano.

    Quando combinada neste caso, uma proporção de aproximadamente 10g de caseína para cada 20g de whey protein já são o suficiente.

    Portanto podemos chegar a conclusão de que a caseína é benéfica aos praticantes de musculação pois:

    • Possui alto valor biológico e alta contagem de PDCAA’s;
    • Possui digestão lenta, o que favorece seu uso em ocasiões que ficarem sem pode nos alimentar;
    • É uma proteína diferente das demais, fazendo com que seu uso favoreça a uma completa ingestão de aminoácidos;
    • Combinada com o Whey Protein, apresenta uma completa contagem de PDCAA’s, lembrando o leite materno, que é o mais rico em proteínas para o ser humano.

    Mas se ela é tão boa, porque é pouco usada?

    Apesar de todos os benefícios, nos últimos anos a caseína tem sofrido grande rejeita por seu uso.

    Banner_600x300_ProbioticaCasein

    Um dos primeiros fatores é devido ao alto preço. Na maioria dos casos, ultrapassando até mesmo os preços do whey protein, essa torna-se uma possibilidade distante para os menos agraciados financeiramente. Existem hoje opções no mercado que tem um valor relativamente bom. Entretanto, normalmente esses produtos não incluem (ou incluem em baixas quantidades) a caseína Micelar, que é a forma mais pura da proteína.

    Em segunda instância, e talvez mais relevante, são os rejeitos frente aos prejuízos possíveis da caseína. O primeiro deles é o fator inflamatório que ela pode gerar em alguns indivíduos. Porém, isso é algo esporádico e que não costuma acontecer com tanta frequência, geralmente acontece mais em indivíduos propensos a desenvolver tal dano. Já o segundo é frente aos possíveis desconfortos gastrointestinais da caseína, que também variarão de organismo para organismo.

    Por fim, ainda temos um fator adicional e muito relevante que é a ALERGIA À CASEÍNA. Ocorrendo em diferentes níveis, essas alergias podem desencadear processos metabólicos a ponto de levar um indivíduo a morte. Entretanto, essas condições patogênicas são identificadas logo cedo e o indivíduo passa a retirar os derivados de leite de sua dieta, inclusive a caseína. Vale a pena SEMPRE ficar ligado nesse aspecto.

    Caseína em pó

    Conclusão:

    Sendo uma importante proteína de alto valor biológico e alto PDCAA, a caseína é extremamente versátil e útil para o praticante de musculação, auxiliando sua nutrição proteica em quaisquer momentos do dia, em especial os que requerem uma digestão mais lenta.

    Entretanto, vale lembrar que alguns prejuízos podem ser causados por questões individuais, sendo assim necessário obedecer a essas condições através de avaliações individuais as quais possam prescrever os melhores protocolos para o máximo de resultados. O preço também é algo que deve ser precisamente observado levando em consideração as questões de custo X benefício as quais podem ou não contribuir para sua inserção na dieta.

    Leia sobre os melhores suplementos com base de caseína: http://dicasdemusculacao.org/conheca-os-melhores-suplementos-a-base-de-caseina-do-mercado/

    E então, você deseja usar caseína?

    Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)

    Um Comentário

    1. Luis Felipe 1 ano atrás


    /* */