• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Conheça 3 coisas que interferem negativamente no treino de musculação

    Descubra 3 coisas que certamente interferem nos treinos da maioria dos praticantes de musculação e elimine estas interferências, obtendo um treino mais concentrado e intenso.

    O treinamento de musculação é algo que exige não só um bom empenho físico, mas uma boa concentração e um foco adequado para que os objetivos sejam atingidos e os limites cada vez mais superados. Não é a toa que se diz que quaisquer bons desempenhos começam na mente, não no físico, sendo esse apenas reflexo do que sua mente propõe.

    interferencia-negativa-na-musculacao

    Comprar Suplemento Creatina da Prozis Sports

    Alguns fatores costumam frequentemente interferir negativamente no treinamento de muitos praticantes de musculação. Normalmente esses fatores envolvem mais a musculação, por este esporte ter características de pausa e não de atividade contínua, por exemplo, nas pausas durante a execução do exercício. Neste artigo iremos conhecer 3 destes fatores que nos fazem perder a concentração durante o treino e vamos aprender a corrigi-los para que possamos obter um treino mais concentrado.

    treinado-olhando-gostosa

    1- Olhar o ambiente a sua volta durante o exercício

    O corpo possui capacidades ímpares de concentração. Entretanto, se essas não forem bem desenvolvidas tendem a ser muito fracas no controle próprio. É comum, quando estamos passando por uma situação não conveniente, desviarmos nosso foco de atenção. Por exemplo, quantas foram as vezes que você levantou para ir ao banheiro durante uma aula chata quando era mais novo? E quantas são as vezes que paramos para contar alguma historinha ou fazer alguma piada em uma parte chata ou não tão animadora de um filme qualquer? Não é diferente com a musculação: É muito fácil perder o foco durante o exercício, pois por mais que tenhamos um objetivo, o corpo está sendo submetido a uma situação de estresse, logo quaisquer fugas tornam-se “válidas”.

    O cérebro durante os exercícios físicos possui uma capacidade de desviar maior atenção aos músculos alvo envolvidos, afinal temos de buscar maior estabilidade, equilíbrio, recrutamento de força, termos mais resistência, controlarmos a respiração e assim por diante. Entretanto, quando somos desviados desse foco principal, seja por terceiros ou mesmo porque paramos para observar o ambiente em nossa volta, a tendência é deixarmos de trabalhar de maneira máxima o ou os músculos em questão. E isso pode causar uma desestabilização, a qual não só interferirá nos resultados, mas poderá ocasionar lesões, formações erradas de músculos, entre outros.

    Portanto, mantenha o foco máximo. Lembre-se do músculo que está trabalhando. Pense em suas formas de contração, extensão e realize movimentos sempre conscientes. Depois, na pausa, você olha a gostosa do lado ou seu amigo falando algo.

    treinando-com-telefone

    2- Smarthphones e Celulares

    Uma das maiores invenções da tecnologia até hoje foram os aparelhos de telefone celular, hoje evoluídos para os famosos smarthphones, que nada mais são do que “naves espaciais de mãos”, pois hoje em dia esses pequeninos fazem de tudo. Apesar dos inúmeros benefícios e da necessidade desses aparelhos nos dias modernos, eles costumam ter uma interferência gritantemente alta, seja na vida de um indivíduo ou em um momento específico. Esses quadros chegam a ser tão sérios, que em alguns casos torna-se doença.

    Muitos utilizam os aparelhos para comunicação, para trabalho, para fins necessários e para a diversão. Entretanto, não importa qual seja o motivo da utilização: Se esse estiver em seus momentos de treinamento, então torna-se algo prejudicial.

    O celular atrapalha na forma em que você fica conectado a ele e esquece do tempo no mundo real. Muitos vão checar as redes sociais, o e-mail, um site qualquer durante a pausa entre uma série e outra, mas quando eles voltam para executar a serie, já se passou 3 minutos, muito além daquilo que o treino é proposto, fazendo com que a concentração no treino e músculo tendam a cair. Portanto se você não um médico ou algo do tipo, faça um favor a você mesmo, nem leve este tipo de aparelho para academia.

    Lembre-se que o músculo necessita do máximo de concentração. Se o seu foco estiver em outro lugar, então é muito provável que você corra o risco não somente de realizar um treinamento pífio, mas um treinamento o qual possa te ocasionar algum tipo de lesão.

    Portanto, foco e atenção ao que se está fazendo. Caso você ainda insista em ouvir uma ou outra música em seus treinos, então desconecte-se da internet por esses minutos preciosos de treino.

    treinando-com-camiseta-aberta

    3- Roupas curtas e que mostram demais o corpo

    Há algo que aprendi com o decorrer do meu tempo de treinamento e que me influenciou a partir de uma entrevista que estava lendo com o ex-culturista Lou Ferrigno, foi que treinar com camisetas cavadas, shortinhos pequenos e tudo isso, pode fazer você perder o foco do treino e dos ganhos. E isso não é só para mulheres não, para homens também.

    Na entrevista que citei, perguntaram ao atleta por que ele gostava de treinar com um agasalho de frio, mesmo em dias de calor. Os motivos relatados pelo atleta foram dois principais: O primeiro deles era pra manter o corpo aquecido, principalmente nos dias de rígido inverno norte-americano, assim evitando algum tipo de lesão (lembrando que o frio propicia maiores chances de lesão). E o segundo era que ele utilizava como estratégia para NÃO observar seus músculos em pump durante o treinamento, algo que poderia fazê-lo egocêntrico demais e desviar seu foco do treinamento.

    É normal, quando estamos em pump ou realizando um treinamento, que comecemos a observar nossos músculos, comecemos a nos gabar por ele e assim por diante. E isso pode ser muito prejudicial, na medida que o pump não significa o tamanho real do músculo, mas sim com ele aquecido e expandido pelo treino. Por isso, quanto menos pudermos ver e menos egocentrismo tivermos, melhor para nossa concentração e meta de onde queremos chegar.

    Lembre-se que há momentos para observar seu corpo e esse não precisa ser nos treinos, tirando totalmente o foco do mesmo. Manter a atenção na execução dos movimentos e não em si mesmo! É isso que fará a diferença.

    Conclusão:

    Muitos são os desvios de atenção durante o treinamento de musculação e muitos são os motivos pelos quais esses podem acontecer. Entretanto, cabe a nós mesmos nos prevenirmos desses males que podem afetar tanto o desempenho do treinamento em si, quanto ocasionar riscos maiores, como o de lesões.

    Portanto, manter o máximo de atenção no que se está fazendo é fundamental para obter resultados sólidos e satisfatórios.

    Bons treinos!

    Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)



    /* */