• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Como reduzir as celulites com a musculação e alimentação

    Aprenda algumas dicas para que você possa combater a celulite com exercícios de musculação e uma boa alimentação!

    combate-a-celulite

    Mulheres e celulite… Um caso de amor ou de terror? Não sei se é amor por parte da celulite em insistir em ficar sempre nas mulheres ou de terror por parte das mulheres que não conseguem combater esse “mal”. A boa noticia é que se aplicada algumas técnicas você pode deixar de conviver com esse “tormento” e passar a ter uma vida mais feliz.

    Banner Acabe com a celulite

    A celulite nada mais é que a inflamação do tecido celular, mais especificamente o tecido adiposo, que aparece geralmente entre as coxas e as nádegas das mulheres. A celulite não tem conjuntura patológica, mas é capaz de causar baixa autoestima e alterações emocionais. Pois bem, vamos às recomendações para amenizar esse terror feminino.

    Entendendo a celulite

    Devido à ação do estrogênio, o corpo feminino naturalmente tende a acumular mais gordura. Esse hormônio é o responsável por dar a forma “arredondada” ao nosso corpo e essa gordura será usada para proteger e equilibrar o funcionamento corporal.

    VEJA: Como pessoas estão eliminando a celulite com dicas simples de um médico!

    No corpo da mulher existe o que chamamos de “gordura específica do sexo” que agrega em torno de 9% a mais de gordura ao organismo, além dos 3% referentes à gordura essencial. Então, na soma de valores, teremos algo em torno de 12% de gordura montando a composição corporal feminina, assim ele conseguirá se manter sem prejudicar suas funções vitais. Qualquer gordura a mais do que isso, acarreta no aumento dos adipócitos, que consequentemente inchará e por não ter mais espaço dentro da trama de fibras reticulares, vai resultar no alongamento da pele, que, por sua vez, é elástica e não conseguirá esconder todo esse processo. Está formado um dos maiores problemas das mulheres atualmente: a celulite!

    diferenca-pele-com-sem-celulite

    Quanto maior o sedentarismo e descuido com a alimentação, mais elevado e grave se torna o aspecto da celulite. A celulite é classificada em 4 (quatro) estágios:

    • – No estágio I existe apenas uma alteração no volume das células, porém é indolor e não há inchaço;
    • – No estágio II, as células estão maiores, começando assim uma alteração circulatória, o sangue e a linfa começam a ficar retidos no tecido, fazendo “inchar” as células. Nesse estágio, a celulite começa a aparecer quando a pele é pressionada;
    • – O estágio III, é quando o aspecto de “casca de laranja” já é bem visível e todo o tecido está irregular mesmo sem a pressão do tato, a circulação está bem mais comprometida, acarretando em fibrose – endurecimento do tecido. A sensação de cansaço e peso é sentida, pois cada vez mais o tecido adiposo retém líquido;
    • – O estágio IV, é o agravamento do terceiro estágio e se caracteriza pelo comprometimento da circulação, pois as células já estão bastante inchadas, o tecido torna-se totalmente enrijecido, brilhoso e cheio de depressões, ocorrendo assim a fibroesclerose. As pernas ficam pesadas e doloridas, devido à retenção dos líquidos.

    diferentes-estagios-da-celulite

    Entretanto, isso não significa dizer que se você engordar um pouco mais, necessariamente terá celulite. As causas da celulite são ainda desconhecidas, existem muitas suposições e pouco fato confirmado. O que sabemos é que os fatores de pré-disposição são hereditários e variáveis, tais como: hormônios, sobrepeso, gênero, etnia, sedentarismo, biótipo físico e alimentação.

    Cupom de Desconto DDM

    Alimentação

    Uma dietoterapia excelente e equilibrada irá melhorar o trânsito intestinal e diminuir a retenção líquida. O aumento da ingestão de líquidos irá fazer os rins trabalharem mais, eliminando assim essas toxinas. Além disso existem alguns alimentos que deve-se evitar durante a batalha do combate a celulite, esses podem ser:

    • Refrigerantes e bebidas gaseificadas;
    • Evitar a ingestão de alimentos ricos em sódio
    • Embutidos;
    • Molhos prontos;
    • Frituras;
    • Açúcar;
    • Bebidas alcoólicas;
    • Alimentos com alta densidade calórica.

    VEJA: Como pessoas estão eliminando a celulite com dicas simples de um médico!

    Porém o auxilio na alimentação não deve ser apenas com alimentos que devemos evitar, mas também com alimentos o qual podemos ingerir e que irá favorecer o combate, alimentos como:

    • Aumentar a ingestão de água (pelo menos 2 litros por dia);
    • Fibras;
    • Alimentos integrais;
    • Chá verde;
    • Abacaxi;
    • Vegetais;
    • Carnes magras e/ou brancas.

    alimentos-ajudam-combate-celulite

    Esses alimentos auxiliam no emagrecimento e na drenagem dos líquidos. O importante sempre é buscar a moderação e o equilíbrio entre micro e macronutrientes, e lembrar que não existe uma dieta milagrosa que vai desaparecer com todas as celulites e imperfeições. Existe apenas a reeducação alimentar e é isso que vai fazer você se sentir bem e mudar seu corpo, de forma completa.

    Treinos

    Primeiramente, gostaria de avisar que exercício localizado NÃO QUEIMA GORDURA LOCALIZADA! Ele só vai ser o responsável por aumentar a circulação e a irrigação sanguínea no local, e é exatamente isso que queremos! Uma vez que não há a circulação de sangue e linfa no local acometido por celulite, trabalhar esse local irá aumentar a irrigação sanguínea para que ocorra a circulação destes líquidos, sendo assim possível a ativação de enzimas que dará ao depósito de gordura a mobilidade.

    A queima de gordura só será possível se você estiver gastando mais energia do que consome, e isso terá que ser feito sempre! Exercícios aeróbicos aliados a uma dieta vão fazer você emagrecer, por que melhora a capacidade cardiovascular e requer mais a utilização dos ácidos graxos como principal fonte de queima calórica. Exercícios aeróbicos como: corrida, caminhada, bicicleta, transport, jump e etc.
    A musculação ou treinamento de força será essencial para a melhora da celulite, atribui-se a ela, a perda de gordura e o ganho de massa muscular, aumentando a firmeza corporal, e sabemos que quanto mais massa muscular você tiver, maior será o gasto calórico. Exercícios como: agachamento, avanço (agachamento unilateral), LegPress 45° e glúteo com caneleiras ou no Crossover, sempre são bem-vindos, pois vai ocorrer a ativação do glúteo, trabalhando assim, toda a região. Alguns aparelhos também podem ser usados para melhorar a musculação, como: mesa flexora, cadeira extensora, cadeira adutora e abdutora, graviton e etc.

    antes-depois-da-musculacao-combate-celulite

    VEJA: Como pessoas estão eliminando a celulite com dicas simples de um médico!

    Conclusão

    Não existe dieta milagrosa, tampouco uma transformação do dia para a noite. Faça uma reeducação alimentar, evite o consumo de sódio, açúcares e refrigerantes e inclua na dieta fibras, frutas, vegetais e beba muita água. Alie os treinos aeróbicos com a musculação e busque sempre um profissional de educação física e um nutricionista.

    Seguindo estes passos e essas dicas, com certeza você verá uma redução da celulite e passará a ter uma vida muito mais saudável e feliz! Lute contra a celulite e não a deixe vencer.

    Artigo escrito por Marcela Cabral (@MarcelaNtr) e revisado por Tarsis Almeida



    /* */