• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Conceitos básicos sobre a musculação

    Está iniciando na musculação ou pretende iniciar o treinamento com peso? Então conheça alguns conceitos básicos da musculação e não se engane com este esporte.

    A palavra musculação, hoje, é associada com a prática resistida com pesos ou o treinamento com pesos, treinamento este que tem como objetivo consolidar a forma física de um indivíduo e contribuir beneficamente para vários aspectos de sua vida.

    Algumas definições básicas sobre o treinamento resistido com peso

    Comprar suplemento Caseína da Probiótica

    Entretanto, para que a musculação seja realmente eficaz e possa fazer com que você atinja seus objetivos são necessárias algumas definições simples do que é o treinamento com pesos. Mais do que isso, é necessário entender também quais são as condições genéticas, fisiológicas, metabólicas, psicológicas e outras tantas destas em um indivíduo, traçando assim suas próprias diretrizes. Então, vamos conhecer algumas delas?

    1- O que é a musculação?

    A musculação é a ação do músculo ou o músculo em ação, ou seja, o caminhar, o falar ão atos de musculação. Esse tipo de ação faz parte do dia a dia dos indivíduos normais e podem ser manipuladas com o decorrer do tempo, seja de forma natural, feito pelas ações do corpo ou de forma proposital, feito de acordo com as nossas vontades.

    O treinamento resistido com pesos é um das formas de manipulação da musculação, manipulação essa proposital, que fazemos de acordo com a nossa vontade e em busca dos nossos objetivos, na maioria das vezes estético, ou seja, para aumentar a massa muscular ou diminuir o peso de gordura.

    2- Musculação é para quem quer ficar forte?

    Praticar exercícios resistidos com pesos é abominado por muitos indivíduos os quais não são admiradores de grandes massas musculares. Esses mesmos indivíduos, normalmente deixam de praticar esses exercícios pela falta de conhecimento do quão benéfico esta prática esportiva pode ser ao corpo e a mente.

    Exercícios que envolvem a musculação e o trabalho com pesos não possuem apenas fundamentos relacionados com a construção extrema de massa muscular. Esses exercícios, para assim fazerem-se convenientes requerem nutrição adequada e protocolos específicos.

    A musculação hoje é tida como ótima prática esportiva para inúmeros outros aspectos: saúde cardiovascular, estímulos hormonais, melhora nas respostas metabólicas e fisiológicas, aumento da flexibilidade, reabilitações de lesões e outras tantas. Portanto, homens ou mulheres: não tenham medo da musculação!

    Rapaz treinando musculação com pesos

    3- Resultados rápidos não compactuam com a musculação

    É verdade que toda pessoa que tenha algum foco deva querer os protocolos mais rápidos possíveis para assim atingi-los. Apesar dessa busca ser bastante interessante em níveis de perseverança, em níveis de motivação e não desistência, quando em excesso, podem mostrar-se prejudicial seja qual objetivo for.

    Cupom de Desconto DDM

    Todos os processos metabólicos acontecem em sua determinada velocidade. Não há necessariamente um tempo exato para acontecerem, mas sabe-se que quanto maior a estrutura de um processo envolvido, maior também é seu tempo. E tempo esse que NÃO pode ser acelerado. Assim, fica claro entender que a musculação é um processo gradativo e que ocorre em níveis (preferencialmente cada vez maiores) até que se atinja o objetivo.

    Querer resultados afoitos é sinônimo de desistência precoce e fracasso. Isso, sem contar os efeitos de idas e vindas em protocolos inadequados, desde físicos a nutricionais ou até mesmo farmacológicos. Portanto, seja constante e não pense em resultados rápidos.

    4- O treinamento com pesos é apenas uma prática adulta?

    Definitivamente, ao falarmos de práticas esportivas, devemos levar em consideração quem é o praticante e suas condições físicas, pessoais, psicológicas etc. Entre elas, um dos fatores mais relevantes é a idade do indivíduo. Durante anos, publicaram-se opiniões as quais se referiam aos malefícios da musculação para crianças e adolescentes por motivos de fechada rápida da epífise, por conta de instabilidades e outros.

    Entretanto, começou-se também a observar que crianças e adolescentes praticantes de atividades físicas corriqueiras, possuíam muito mais contratempos e lesões, além de um estado nutricional inferior quando comparadas as crianças e adolescentes praticantes de treinamento com pesos. Mais estudos foram realizados e então passou-se a entender a prática de atividades físicas como não sendo um estímulo para a epífise, mas sim, até mesmo um fator gênico, ou seja, o qual poderia estimular.

    A musculação, por melhorar respostas hormonais, faz com que o desenvolvimento de adolescentes seja bem melhor. Isso, sem contar a segurança que o esporte é promotor e a estabilidade que ela traz ao corpo.

    Mas, a musculação não para por aí para indivíduos que não são adultos: Ela auxilia também em aspectos cognitivos e psicológicos também.

    Portanto, definimos a musculação como sendo um amplo benefícios a indivíduos que não são adultos.

    5- O treinamento com pesos não influencia somente aspectos físicos

    Muito mais do que uma simples atividade física, a musculação também pode auxiliar em aspectos emocionais e psicológicos. Primeiramente, esses se devem ao fato das otimizações hormonais como a de testosterona, dopamina, adrenalina, serotonina e outros que são amplamente ligados ao humor e a sensação de bem estar.

    Além disso, a musculação é uma forma de, através dos resultados obtidos, ter uma ampla capacidade de proporcionar o bem estar. Quando estamos mais dispostos conosco mesmo, tudo parecerá melhor e sintomas depressivos serão minimizados.

    Portanto, pense na musculação como algo para o corpo e mente, como uma filosofia a qual deve rigorosamente ser seguida para obter bons êxitos.

    Conclusão:

    O treinamento com pesos é altamente relacionado com a musculação (ação de mover o músculo). Através da musculação conseguimos manipular fatores os quais a podem definir como sendo muito mais do que um esporte, mas sim, uma filosofia a qual deve ser seguida. É necessário conhecer as definições dos exercícios com pesos a fim de minimizar chances de mitos populares entrarem como verdade no meio mais leigo.

    Bons treinos!

    Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)

    Um Comentário



    /* */