• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Conheça 5 benefícios da musculação que você talvez ainda não saiba

    Descubra alguns benefícios "diferentes" que a musculação pode proporcionar a sua vida!

    Hoje a musculação é um dos esportes tidos como mais completos e está inclusa entre os esportes de maiores indicações para os mais diferentes casos, que podem variar desde indivíduos que sofrem algum tipo de patogenia e lesão, até a indivíduos saudáveis que necessitam ou desejam um estilo de vida melhor. Ainda, aos mais extremos, chega a ser utilizada como profissão em eventos esportivos.

    Benefícios que você não conhecia com a pratica da musculação

    Comprar Suplemento Creatina da Prozis Sports

    Que a musculação é um tipo de exercício físico que traz inúmeros benefícios ao corpo e a mente, nós já estamos cansados de saber, não é verdade? Até temos um artigo (clique aqui) que fala justamente sobre os benefícios deste esporte. Porém além de todos esses benefícios, se bem aplicada e realizada, a musculação também pode nos propiciar alguns benefícios que não são muito comumente citados, mas que com certeza são super interessantes. Vamos conhecer mais sobre estes “diferentes” benefícios da musculação?

    1- A musculação melhora os níveis sexuais

    Tanto em homens quanto em mulheres, fatores hormonais são fundamentais e determinantes para definir suas características físicas, emocionais e psicológicas. Praticamente o corpo é regido por hormônios e a saúde dos mesmos, bem como seu funcionamento, são fundamentais e indispensáveis para que tudo não acabe na desordem do sistema. Obviamente, os níveis sexuais, bem como todos os fatores sexuais, envolvem esses outros pontos, ou seja, mais do que simplesmente o quesito físico, o sexo está associado de forte modo com questões psicológicas e emocionais.

    A musculação por sua vez é um esporte pelo qual impactamos nosso corpo de diversas formas, desde a forma física até a mental. Mas, o que isso torna-a relevante aos níveis sexuais? Pois bem, em primeiro lugar, consideremos os fatores hormonais estimulados pela musculação, fatores esses que envolvem hormônios, como a testosterona, altamente ligada a níveis sexuais. Além disso, a própria construção de massa muscular já é um fator estimulante ao sexo. A musculação também auxilia na redução da gordura corpórea, e pesquisas vem mostrando que quanto menores forem os índices de gordura corpórea, dentro de níveis aceitáveis, maior é a libido e maior é a atração e funcionalidade sexual.

    Em muitos casos, a musculação ainda é associada com as questões hormonais em termos de hormônios ligados ao emocional. Inteiramente benéfica para a produção de hormônios como a dopamina, a serotonina, a própria adrenalina e outros, esse é um conveniente blend de bem-estar, de felicidade e bons fluídos emocionais.

    Então, se você realmente quer obter o máximo de uma boa vida sexual, comece já essa prática!

    2- Melhora na prática de outros esportes

    Do contrário do que muitos indivíduos imaginam, a musculação não é uma prática prejudicial para indivíduos que pratiquem outros esportes. Aliás, a musculação é extremamente benéfica aos que praticam outros esportes, desde que praticada de maneira adequada e de forma condizente ao que o indivíduo busca. Nem todo protocolo de musculação, visa necessariamente a construção de indivíduos com corpos grandes e musculosos, se for bem adaptada, podemos fazer com que ela fortaleça seu corpo para melhorar a prática de artes marciais, com que ela te dê mais resistência para longas corridas e etc. Em tempo, a musculação também NÃO é associada com a diminuição na flexibilidade.

    A prática adequada da musculação pode melhorar inúmeros aspectos, como o fortalecimento de articulações, um melhor controle da respiração, um melhor controle das funções neuromusculares, melhores estabilidades musculares, articulares e de outras estruturas, melhora no sistema cardiovascular, melhora na captação de nutrientes pelo corpo, melhora o impacto hormonal geral, melhora o metabolismo como um todo, melhora a coordenação motora, melhora a força, a resistência etc etc etc. Os benefícios chegam a ser tantos que, por hora, se parássemos para citar todos eles, levaríamos horas e horas.

    Obviamente, indivíduos os quais praticam futebol ou ciclismo não buscarão diretrizes de treinamento que visem um grande ganho muscular. Da mesma forma, indivíduos praticantes de lutas, não visarão protocolos os quais possam os deixar fadigados a ponto de que seu desempenho caia no seu esporte principal. Cada modalidade exigirá protocolos diferenciados e esses devem largamente ser levados em consideração para então, promover esses benefícios citados.

    Portanto saiba que a musculação pode ser um excelente esporte para ser usado como complemento ao esporte principal.

    Leia também: A musculação e outros esportes

    Cupom de Desconto DDM

    3- Melhora sono

    Benefícios do sono com a musculação

    Dormir é algo fundamental ao ser humano. Para inúmeros aspectos: Seu descanso e recuperação das atividades diárias, seu desenvolvimento, seu estado de relaxamento, sua concentração (descanso da mente em geral), para suas sínteses (hormonais, proteicas etc) entre outros tantos aspectos. E, todos sabemos que, dormir bem é algo essencial para que esses processos todos possam ocorrer de maneira eficaz.

    É sabido ainda, que a prática de esportes contribui fortemente para um auxílio no sono. Obviamente, com a musculação não poderia ser diferente, mas ainda, contamos com o quesito de que a mesma possua uma vantagem: As necessidades posteriores ao treino, as quais recrutarão mais energia do corpo do indivíduo em consideração e auxiliarão para que o cansaço contribua para um sono eficaz. Obviamente, não estamos falando que você deva estar sempre extremamente cansado e que isso necessariamente contribuirá para o sono, entretanto, sabe-se que o cansaço é um dos fortes fatores a estimular o sono.

    Além disso, dormindo bem possibilitaremos ao corpo todos os benefícios que foram mencionados anteriormente de maneira eficaz.

    4- Auxilia na digestão

    Um dos esportes que mais pode ser associado a nutrição é a musculação. Apesar da necessidade de nutrir-se adequadamente ser essencial para a vida e, claro, para a prática adequada e com bom desempenho de outros tantos esportes, percebemos que as pessoas dão mais importância a este fator quando tal está associada com diretrizes relacionadas a musculação, visto as questões estéticas, fortemente associadas, as questões de próprio desempenho e recuperação.

    A musculação é conveniente na medida em que, através das sínteses elevadas no período de recuperação (que chega a durar dias) o corpo tenderá a aproveitar mais os nutrientes que lhe forem fornecidos e tenderá a metabolizá-los melhor, fazendo com que não só esses sejam bem aproveitados para sínteses (musculares, por exemplo), mas que não sofram “desvios” que não nos são convenientes, como sendo transformados em gordura corpórea pelo excesso de energia.

    A sensibilidade à insulina induzida pelo exercício resistido com pesos, também é fundamental para que possamos ter esse bom aproveitamento energético pelas células que possuam receptores GLUT-4, tais quais as células musculares. Dessa forma, a captação de glicose será mais eficaz. Isso, sem contar o fato da metabolização de micronutrientes, da metabolização proteica, lipídica, entre outras.

    Entretanto, vale salientar a necessidade de um aporte adequado desses nutrientes, os quais possam ser fornecidos em quantidades adequadas e de acordo com as necessidades individuais de cada um. Não pense que os processos digestivos serão engrandecidos caso você coma de maneira “mal” e “porca”.

    5- Diminuição da pressão arterial

    A hipertensão, ou elevação excessiva da pressão arterial, é uma das doenças que mais mata no Brasil. Para se ter noção, ela é atualmente a quinta doença que mais mata indivíduos no Brasil, tendo um incrível aumento de mais de 89% nos últimos 15 anos. Muito provavelmente devido aos maus hábitos alimentares, sendo eles os relacionados a alimentação e o consumo de alguns minerais como o sódio, frente aos hábitos também de sedentarismo, estresse e estilo de vida em geral. Engana-se quem pensa que a hipertensão é uma doença apenas de pessoas idosas, ela está presente indivíduos das mais diferentes idades, variando desde os mais novos aos mais velhos.

    Entretanto, a musculação pode ser bastante eficaz para esse controle, bem como para a prevenção a hipertensão por dois principais motivos: O primeiro deles é, obviamente, a redução da gordura corpórea, o que, sem sombra de dúvidas, é um fator de risco adicional para o desenvolvimento e/ou agravamento dessa patogenia.

    Em segunda instância, a musculação, através do desenvolvimento de maior calibre dos vasos sanguíneos, tem demonstrado em bons e vários estudos efeito hipotensivo, ou seja, de redução da pressão arterial. Portanto, uma prática adequada e logicamente bem instruída (da musculação) é fundamental, observando aspectos como a respiração (que deve ter a apneia evitada) entre outros.

    Infográfico sobre hipertensão

    Conclusão:

    A prática da musculação está associada com inúmeros benefícios. Assim como citamos neste artigo. Porém além de todos esse que estamos cansado de saber, ela também, se bem ajustada, pode influenciar em diversos outros aspectos. Portanto conhecer esses aspectos e nos instruirmos corretamente é fundamental.

    Portanto, para você que ainda tem dúvidas sobre praticar ou não a musculação, corra já! Não há tempo a perder!

    Bons treinos!

    Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)



    /* */