• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Conheça as principais funções dos lipídios para praticantes de musculação

    Conheça quais são as principais funções dos lipídios para nós, praticantes de musculação, e use-os ao seu favor para favorecer seus objetivos.

    Os lipídios são os macronutrientes mais energéticos que o ser humano ingere, além disso eles representam parte de seu consumo alimentar diário e são fundamentais em inúmeros processos tanto metabólicos quanto estruturais, sendo assim nutrientes fundamentais não só para o praticante de musculação, mas para qualquer outro indivíduo. Estes macronutrientes, apesar de tão importantes, ainda sofrem preconceito devido a conceitos ultrapassados que foram disseminados e ainda hoje muitos acreditam. Mas graças a obtenção do conhecimento através da ciência, hoje percebe-se a importância que os lipídios representam, sendo então INDISPENSÁVEIS em uma dieta equilibrada e saudável.

    Principais funções dos lipidíos para praticantes de musculação

    Especificamente para um praticante de musculação, os lipídios vem cada vez mais se inserindo em grande escala e relevância. Diferente do que se popularizava nos anos anteriores, hoje a supervalorização desses nutrientes vem se mostrando extremamente eficaz para inúmeros objetivos. Mas, você sabe quais são as influências que os lipídios e cada tipo deles pode exercer neste processo todo? Convido a conhecer um pouco mais a respeito.

    Antes de conheceremos verdadeiramente as funções de cada tipo de lipídio, precisamos entender o que são esses lipídios e porque eles são tão importantes. Então deixe de preguiça e aprenda primeiro o que eles são, para depois aprender suas funções. Vamos lá?

    Quem são os lipídios?

    Os lipídios são macronutrientes constituídos basicamente por hidrogênio, oxigênio e carbono. Sendo macromoléculas energéticas e fornecendo 9,3kcal fora do corpo e 9 kcal dentro do corpo, esses são insolúveis em água e solúveis em compostos orgânicos como alcoóis, benzina e acetona. É importante lembrar que nem todos os lipídios são macromoléculas energéticas para os seres humanos, por exemplo, o colesterol é um lipídio sem qualquer função energética, sua função está relacionada a síntese e estrutura.

    Basicamente, os lipídios são constituídos por uma estrutura de glicerol seguida de “pernas” de ácidos graxos de inúmeros tamanhos. É devido a esses ácidos graxos e sua extensão que cada lipídio representa uma função diferente e um impacto metabólico diferente também.

    Classificações dos lipidíos

    Para fins didáticos, podemos considerar os ácidos graxos dos lipídios fundamentais principalmente para fins estruturais, como fonte energética, como isolante térmico, como proteção mecânica e também para fins de produções hormonal. E essas são só algumas características específicas dos lipídios quando consumidos por pessoas que tem objetivos específicos, como os praticantes de musculação.

    Entenda mais sobre a importância dos lipídios e quem são eles: http://dicasdemusculacao.org/entenda-o-que-sao-lipidios-e-sua-funcao-dentro-do-organismo/

    Os lipídios e suas funções para os praticantes de musculação

    O esporte em geral necessitará de aportes específicos de lipídios. Mas especificamente ao praticante de musculação, podemos observar algumas peculiaridades no consumo lipídico. Vamos observar alguns dos principais pontos de maneira isolada e entendê-los para que possamos fazer um melhor uso deste macronutriente tão importante para a vida e para os ganhos.

    Função energética: Enquanto muitos esportes podem requisitar quantidades médias de lipídios, sem trazê-los como principais fontes de energia, os praticantes de musculação podem trazê-lo como sua principal fonte energética, em especial momentos onde há necessidade da redução de gordura corpórea. Isso porque os lipídios pouco interferem na liberação de insulina, fazendo com que esses sejam convenientes ao fornecer energia sem a grande sinalização de processos de lipólise (armazenamento de gordura corpórea). Além disso, utilizando-os como fonte de energia eles podem gerar alguns contratempos a menos, como hiperinsulinemias, hipoglicemias de rebote ou mesmo fatores esteticamente ruins como a retenção hídrica subcutânea.

    Função hormonal: Talvez um dos esportes que mais tenha hormônios relacionados em seu bom resultado seja o fisiculturismo. Para indivíduos drug free, ou seja, que necessitam melhorar a taxa hormonal, mas não fazem uso de esteroides anabolizantes, o consumo adequado de lipídios, bem como do tipo de lipídios e suas quantidades específicas, é fundamental para otimizar a síntese hormonal e fazê-lo obter bons resultados tanto em ganho de massa muscular quanto em redução de gordura corpórea.

    Portanto, é fundamental um bom consumo de fontes de colesterol e fontes de Ômega-3, por exemplo. Os lipídios insaturados também devem entrar nessa lista.

    Lipídios em frutas oleaginosas

    Função antioxidante e anti-inflamatória: Poucas pessoas sabem sobre o poder antioxidante e anti-inflamatório dos lipídios. Acontece que alguns ácidos graxos, como o ômega-3, são essencialmente importantes nessas funções. O ômega-3 é fundamental na produção de eicosanoides anti-inflamatórios, além de ser grande representante dos nutrientes antioxidantes, os quais, previnem a células de danos ou mesmo da morte, algo que é aumentado também com a prática de atividades físicas.

    Balanço nitrogenado positivo: É importante salientar que a presença de lipídios tem se mostrado fundamental no balanço nitrogenado positivo do músculo, algo que está diretamente associado aos níveis de anabolismo do músculo.

    Conclusão:

    Como podemos observar, os lipídios exercem grandes e importantes funções em todo o corpo, mas vem se mostrando muito eficazes para os praticantes de musculação. Fugindo de achismos antigos de que lipídios deveriam ser evitados na dieta, esses nutrientes vem representando importantíssimas vantagens e se mostrando como obrigatórios em uma boa dieta. Portanto, jamais negligencie-os e consuma-os sempre equilibradamente, de maneira adequada e orientada.

    Bons treinos!

    Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)



    /* */