• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Conheça 5 dicas para aumentar a efetividade dos termogênicos

    Maneiras eficientes de aproveitar melhor o suplemento termogênico e assim obter ainda mais queima de gordura corporal.

    aumentar-efetividade-do-termogenico

    Banner_336x280_OxyElite

    Entre as classes de suplementos mais utilizadas atualmente, estão os termogênicos, conhecidos como queimadores de gordura. Essas duas denominações, apesar de corretas, se mostram presentes em âmbitos diferentes: No caso da primeira, o objetivo dessa classe de produtos é aumentar a temperatura corpórea, promovendo um aumento do metabolismo basal e conseguindo um melhor gasto calórico, possibilitando uma melhor perda de peso. Já a segunda classe, tem como objetivo a eliminação de gordura por vias mais diretas, seja estimulando, promovendo alguma reação enzimática, suprimindo o apetite e etc.

    Independentemente disso, sabe-se que ambas as classes são designadas para fazê-lo conseguir uma eliminação de gordura corpórea mais eficaz e de forma mais rápida. Porém com a popularização desta classe de suplementos, muitos erros vem sendo cometidos e muitas pessoas vem reclamando de falta de resultados, mesmo usando tais produtos. Por isso, neste artigo, vamos entender como podemos fazer para otimizar o efeito desses produtos, não cair em adaptações e ter resultados contínuos, o que é o mais importante.

    1- Escolha adequadamente seu termogênico ou queimador de gordura

    O primeiro passo para se ter boa resposta de um produto é fazer com que ele atenda suas necessidades. Para isso, não há necessidade de se importar em “gastar com o produto mais caro” para se ter resultados, mas sim, gastar com o produto que melhor atenda suas necessidades individuais e sua expectativa.

    Entender não somente as propagandas ditas no rótulo é mais do que conveniente: Quando conhecemos os ingredientes ativos do produto, quando conhecemos sua lógica e aliamos ao que necessitamos e/ou esperamos, fica muito mais fácil de adequar-se ao planejamento como um todo, tendo resultados, se prevenindo de eventuais efeitos colaterais e mantendo os resultados, claro.

    escolher-termogenicos

    Hoje, existem inúmeros ingredientes mais presentes nesses produtos como a tirosina, a cafeína, sinefrina, tiramina os extratos de plantas, raízes e ervas, a yohimbina, extratos vegetais, entre muitos outros. Portanto, perceba sempre bem o coquetel que irá utilizar.

    Melhores termogênicos do mercado: http://dicasdemusculacao.org/conheca-os-melhores-termogenicos-do-mercado/

    2- Utilize os termogênicos nos momentos corretos

    Muitos indivíduos desconhecem o protocolo de uso desses produtos, portanto é sempre bom ver qual é a recomendação do fabricante no próprio rótulo do produto.

    Entretanto, você pode ter de fazer algumas adaptações. Por exemplo, digamos que o produto X tenha de ser tomado em jejum e antes do treino. Mas, suponhamos que você tenha problemas de insônia ou dificuldade para dormir e treine justamente às 21:00h. Será que a recomendação seria a melhor? Provavelmente não. Dessa forma, você poderia adaptar o uso da segunda dose no meio da tarde ou em algum momento mais conveniente. Não há necessidade (e você nem deve) de ficar sem dormir para simplesmente seguir o horário de uso proposto pelo rótulo do produto.

    3- Ingira boas quantidades de água

    A água é essencial ao organismo humano em quaisquer instâncias fisiológicas naturais. Mas, se tratando da prática esportiva, ela deve receber ainda mais atenção em sua ingestão. Além disso, quando combina-se algum tipo de suplemento termogênico ou queimador na rotina, existem nutrientes, tais quais a cafeína, a sinefrina, extratos de ervas, raízes e outros os quais possuem propriedades altamente diuréticas e capazes de promover a sudorese. Além disso, muitas dessas substâncias são rapidamente metabolizadas no organismo, pois ele as entende como sendo “tóxicas”. Em todos esses processos a água é desprendida em grandes quantidades, fazendo com que você possa cair em níveis de desidratação leves, moderados e severos, os quais podem CAUSAR A MORTE! E sim, isso é muito mais sério do que muitos costumam imaginar e/ou se importar.

    hidratacao-durante-exercicio

    Pense que para um indivíduo eutrófico, cerca de 35ml/kg de água são suficientes. Isso quer dizer que para um indivíduo de 75kg, são necessários aproximadamente 2,6L de água diárias, mas para um praticante de esportes essa quantidade pode ser duas ou três vezes maiores, a depender das necessidades individuais.

    Portanto, não negligencie a água. Ingira-a suficientemente e na própria utilização do suplemento, não se esqueça dessa mesma dica.

    Importância de manter a hidratação: http://dicasdemusculacao.org/importancia-da-hidratacao-na-atividade-fisica/

    4- Alterne entre diferentes termogênicos

    O corpo humano tem uma tremenda capacidade de adaptação. Por um lado, isso é bom, pois é através desse mecanismo que seletivamente na evolução das espécies, o ser humano atingiu o patamar que atingiu. É justamente pela capacidade de adaptar-se a estímulos diversos, a locais e alimentos diversos, que nossa espécie hoje habita os quatro cantos do mundo e de alguma forma possui sua forma de viver.

    Porém, por outro lado, o mecanismo adaptativo do corpo humano deixa a desejar no sentido de que sempre teremos que promover estímulos diferentes para que ele possa progredir ou agir de acordo com o que desejamos. Imagine, por exemplo, alguém que como proteína ingere apenas o peito de frango. Seus resultados ficam comprometidos pelo fornecimento apenas de uma linha de aminoácidos. Porém, caso ela alterne entre frango, peixe, ovos, carne, moluscos, entre outras fontes proteicas, certamente a gama de aminoácidos será maior e seus resultados serão melhores também.

    Banner_600x300_RoxyLean

    O mesmo acontece com o uso de termogênicos: Se usamos apenas um produto e por longos períodos, certamente teremos resultados comprometidos, pois estamos fornecendo ao corpo determinados ingredientes iguais o tempo todo e nas mesmas quantidades. Assim, o corpo entrará em um “conhecimento prévio” do que é ingerido e não alterará (melhorará) sua forma de ação. Dessa forma, é importante utilizar diferentes produtos. Opte por aqueles, claro, que atendam suas necessidades individuais, mas que forneçam princípios ativos diferentes e em diferentes dosagens. Isso é fundamental para deixar o corpo sempre ativo e reagindo de maneira ótima sob novos estímulos.

    5- Dê preferência par ao uso de termogênicos antes da atividade aeróbica, não anaeróbia

    É importante definirmos que o treinamento aeróbio pode ser favorecido com o uso de estimulantes e/ou queimadores. Eles normalmente farão com que a fadiga seja reduzida, ocorra um aumento de adrenalina, noradrenalina, auxiliarão na lipólise, na sudorese, entre outros fatores. Porém, é demonstrado que esse tipo de suplemento não é conveniente para o uso em exercícios anaeróbios, uma vez que euforia em excesso de agitação aumentam as explosões, mas prejudicam o controle, a utilização de força e etc.

    exercicio-aerobico-jump

    Além disso, por serem catabólicos, em muitos dos casos, os estimulantes desses produtos podem de alguma forma diminuir as concentrações musculares de glicogênio, o que desfavorece o trabalho com pesos e há uma queda no rendimento.

    Conclusão:

    Os termogênicos estão hoje entre as classes de suplementos mais utilizados para a modificação corpórea. Entretanto, muitas pessoas desconhecem os bons produtos e os bons protocolos de uso. Assim, é importante conhecê-los, pois saberemos como manipular o universo dos suplementos ao nosso favor.

    Lembre-se ainda que a melhor saída e a melhor escolha que você pode fazer é seguir a orientação de profissionais devidamente capacitados para a recomendação de tal (is) protocolo (s).

    Boa suplementação!

    Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)



    /* */