• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Conheça 3 dicas simples para não abusar na ceia de natal

    Aprenda algumas dicas simples para que a sua ceia de natal não atrapalhe todos os seus ganhos obtidos durante o ano.

    Uma das datas mais esperadas no ano é o Natal. É uma data comemorativa que envolve toda a família, a distribuição de presente, uma boa refeição, muita diversão e a comemoração do nascimento do “menino Jesus”. Essa também é uma data regrada de exageros, principalmente no que diz respeito a alimentação. A ceia de natal costuma ser regrada por rito de passagem, por tradições culinárias e superstições diversas (como a de não comer animais que ciscam para trás) e as inúmeras gostosuras gastronômicas e toda aquela “bebelância”, seja alcoólica ou não.

    dicas-para-ceia-de-natal

    Comprar Suplemento BCAA Optimum Nutrition

    Apesar de toda essa comemoração, precisamos entender que muitos alimentos e bebidas são altamente energéticos e, na maioria dos casos, muito pouco saudáveis. Pratos gordos e, adicionados de gordura, pratos com muito molho, carnes com altíssimos teores de gorduras, cremes em alimentos, doces, sobremesas, drinks, tortas, massas e mesmo as tradicionais frutas secas e oleaginosas (passas, nozes, castanhas, damascos, tâmaras etc), possuem também uma altíssima densidade energética.

    Obviamente, tirando os bons proveitos para os que valorizam esse dia, também se fazem presentes os inúmeros contratempos para alguém que esteja um pouco mais preocupado em manter a boa forma e manter a disciplina dietética, além de não desperdiçar tudo aquilo que tanto batalhou para conseguir durante todo o ano que se passou.

    Portanto, neste artigo, conheceremos algumas dicas simples e muito eficazes para que seus resultados não sejam perdidos e você possa evitar abusos alimentares.

    1- Mantenha a dieta até o momento da ceia

    Um dos pensamentos mais errados que se tem é o de preparar o estômago para a ceia, mantendo-se em jejum durante o dia inteiro (alguns chegam fazer isso por um dia e meio ou dois) ou pior, manter-se em jejum alimentar, mas não jejum alcoólico. Isso se dá para que o indivíduo possa comer mais durante a ceia e, literalmente, se entupir de comida.

    Além ser algo totalmente desnecessário, pois comer além da conta, de maneira gulosa é uma grande falta de educação, ainda é algo que agride grandemente o seu corpo. Em primeiro lugar, pelo fato de que durante esse jejum, serão estimulados não só os centros de fome, mas também hormônios como o cortisol (que degrada a massa muscular), as catecolaminas, que a longo prazo podem auxiliar no catabolismo muscular entre outros. Além disso, a própria hipoglicemia aumenta a sensação de fome e inibe ações como a síntese proteica muscular, desfavorecendo o balanço nitrogenado do músculo esquelético.

    Por isso, o ideal é se alimentar corretamente até a chegada da ceia. Comer antes da ceia também garante que nossos estoques de glicogênio estejam adequados, assim como o balanço da fome também. Assim, evitaremos estar com muita fome e também evitaremos que comamos mais do que o necessário para compensar o tempo sem comer. Para s que tem bom senso na ceia, essa é a melhor estratégia. Lembre-se que, esse processo também envolve uma devida hidratação.

    Cupom de Desconto DDM

    Portanto, é mais do que fundamental manter a dieta até o momento da ceia. Isso será motivador e não o fará cometer exageros desnecessários.

    2- Comece na ceia com os pratos mais leves

    Sim! Muitos atacam de cara logo os pratos mais calóricos da mesa: assados gordos, as massas regradas de molhos gordurosos, os risotos calóricos e ainda pedem a sobremesa junto!

    Entretanto, se começarmos a comer os pratos mais leves, como as saladas e os legumes (que também nunca estão em falta), algumas poções de frutas ou mesmo oleaginosas, certamente despertaremos previamente uma saciedade a qual ajudará muito no momento de comer os pratos mais calóricos, fazendo com que ingiramos em menor quantidades os mesmos, favorecendo assim um controle para que possamos saboreá-los, porém com moderação.

    Opte também, na hora da sobremesa, por porções menores e as que não levem creme de leite, leite condensado e afins. Porém, elas são quase inevitáveis, então a boa dica é a moderação mesmo. Às vezes, as pessoas optam por frutas secas, por exemplo, e verdade seja dita: elas são altamente calóricas. Portanto, prefira o que realmente lhe faz vontade neste caso, sempre em pequenas porções, como supracitado.

    3- Cuidado com as bebidas!

    As bebidas podem representar uma faca de dois gumes. Na realidade, podem ajudar a auxiliar na saciedade, podem auxiliar a reduzir o consumo de grandes porções, podem auxiliar previamente na saciedade antes do momento da alimentação entre outros. Porém, devemos saber que elas podem representar alimentos com ALTÍSSIMA DENSIDADE ENERGÉTICA. Neste caso, normalmente se fazem presentes os drinks (que levam açúcar, que levam creme de leite e leite condensado), as bebidas alcoólicas (que além de altamente energéticas, desidratam o corpo, causam queda de testosterona, são redutores da síntese proteica, deprimem o sistema imunológico etc) e os refrigerantes e sucos sintéticos que não são zero.

    Mesmo os sucos naturais merecem cuidado, pois apesar de terem vitaminas e minerais, possuem altas quantidades de carboidratos simples como a frutose e a glicose, isso quando não são adicionados de açúcares.

    Assim, as melhores opções são os refrigerantes diet/light (por incrível que pareça), sucos zero, água e a utilização da MODERAÇÃO que sempre será sua melhor amiga!

    Conclusão:

    A ceia de natal é um momento muito esperado por famílias de todo o mundo. Porém, ela não vale mais do que todos os esforços os quais você buscou o ano todo. Entretanto, ela vale momentos de prazer. Portanto, escolhas e mudanças simples e práticas podem auxiliar grandemente a manter-se razoavelmente dentro de uma alimentação saudável sem perder os luxos e sem perder suas vontades e desfrutes!

    Bom Natal com ótima nutrição a todos!

    Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)



    /* */