• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Conheça melhor os polivitamínicos e poliminerais

    Descubra quem deve e quem não deve usar polivitamínicos e poliminerais e saiba se vale a pena trocar a alimentação com verduras e legumes por suplementos desta classe.

    Nossos pais já diziam o quão era importante a ingestão de vitaminas e sais minerais. E, não é a toa que incentivavam o consumo de alimentos naturais, como legumes, verduras, frutas e outros alimentos dessa natureza. Sábios eles eram, pois esses são nutrientes fundamentais para nosso corpo, chegando a um patamar de importância a se dizer que são fundamentais para que as inúmeras reações do metabolismo possam acontecer.

    Conhecendo melhor os polivitamínicos e os poliminerais

    Comprar Whey Protein Feminino

    Por mais ampla que seja uma dieta de um indivíduo ele praticamente não conseguirá ingerir todas as recomendações diárias de todos os nutrientes diariamente. E é justamente por isso que muitos indivíduos passam a ser complementados ou suplementados com os chamados Polivitamínicos e os Poliminerais, que nada mais são do que complexos vitamínicos que atendam necessidades específicas. Essas vitaminas e minerais, normalmente estão associados a formas “queladas”, ou seja, ligadas a algum composto que possibilite uma melhor biodisponibilidade do nutriente. Frente a isso, dificilmente algo ingerido por essas fontes sintéticas de vitaminas e minerais deixará de ser devidamente absorvida.

    ENCONTRE: Os melhores suplementos vendidos no Brasil!

    Quem necessita de complementos vitamínicos?

    Por imaginar que sua dieta é teoricamente falha, por mais vasta que seja, a complementação com vitamínicos e minerais vem crescendo a cada dia. E não é por acaso que hoje em farmácias, vemos um grande índice desse grupo de substâncias. Entretanto, dificilmente o corpo entrará em estados de carência de micronutrientes. Além disso, a relevância que se tem na absorção de vitaminas e minerais consumidos por produtos como esses torna-se bastante eficiente, ou seja, sem desperdícios.

    Apesar dessa importância que as vitaminas e minerais possuem ao nosso corpo, não são todos os indivíduos que necessitam desses complementos. Normalmente, seu uso é feito dentro de protocolos específicos e que estão associados a atividade física extrema, por exemplo, no caso do praticante de musculação e/ou atleta.

    A suplementação desnecessária de vitaminas e minerais pode ser tão maléfica quanto sua deficiência ou, até mesmo, mais crítica uma vez se tratando de toxicidades extremas, como a de potássio, que pode levar a uma parada cardíaca.

    Além disso, níveis exagerados de algumas substâncias podem ter um efeito metabólico inverso ao que desejamos. Por exemplo: o ácido ascórbico, conhecido como Vitamina C, é um micronutriente essencial em inúmeros processos metabólicos. Além disso, esse é um dos mais potentes antioxidantes que ingerimos. Entretanto, apesar de sua importância, esse nutriente quando está em excesso pode gerar contratempos, tais quais sua própria doença por carência (devido ao efeito rebote), pode gerar resistências insulínicas e até mesmo prejudicar parte do efeito benéfico dos oxidantes do corpo.

    O cálcio também pode ser outro bom exemplo: Sua ausência trará prejuízos a camada permutável de cálcio no osso e mesmo em neurotransmissões. Porém, seu excesso pode gerar cálculos renais, problemas metabólicos e outros.

    Cupom de Desconto DDM

    Assim, se você é praticante de musculação ou atividades físicas de alto rendimento, provavelmente apenas a sua alimentação não irá suprir as necessidades de vitaminais e minerais, sendo necessário o complemento de um polivitamínico e polimineral. Entretanto, mesmo praticantes de alto rendimento não devem sair por ai usando esses suplementos como bem entendem, pois é necessário a analise e acompanhamento nutricional.

    Se você é uma pessoa comum e simples, pratica atividades físicas apenas por lazer ou para tratar algum problema especifico, não use esses suplementos sem uma ordem de um médico. Não crie seus próprios protocolos.

    Polivitamínicos e poliminerais X Alimentação: Qual o melhor?

    Vegetais naturais na alimentação

    Muitos se perguntam se os polivitamínicos não podem suprir a ausência de alimentos fontes de micronutrientes na dieta, como os legumes, os grãos integrais e as verduras. Obviamente, a grosso modo, olhando vitamina por vitamina sim. Mas, na prática, isso não é lá das escolhas mais espertas nem tampouco vantajosas.

    Sem sombra de dúvidas, ao contrapormos um polivitamínico de melhor espécie com uma dieta relativamente moderada, obviamente a dieta levará vantagem. Em primeiro lugar, pois com ela não corremos quaisquer riscos de toxicidades de micronutrientes, o que já mostra sua segurança. Em segunda instância, a dieta possui uma gama de nutrientes maiores do que nos polivitamínicos e de maneira natural.

    A alimentação, quando comparada a muitos desses produtos, também possui um valor econômico inferior, trazendo-se possível aos indivíduos com mais ou menos condições.

    Assim, procure seguir uma alimentação equilibrada e balanceada. Essa será sua melhor fonte de micronutrientes. Só use suplementos polivitamínicos e poliminerais se realmente necessitar e com ajuda do nutricionista.

    Leia mais:  Polivitamínicos no lugar de vegetais: Isso compensa mesmo ao praticante de musculação?

    Onde comprar polivitamínicos e minerais?

    Hoje em dia o uso de complemento de vitaminas e minerais é bastante utilizado, principalmente se você praticar exercícios físicos em alto rendimento. Por isso saber onde comprar bons suplementos é ideal para não se jogar dinheiro fora. Polivitamínicos e minerais são suplementos bastante difundidos e vendidos nas lojas de suplementos, porém se você gosta de comprar pela internet, com preço justo e entrega garantida, clique aqui.

    Conclusão:

    Os polivitamínicos e poliminerais são suplementos de micronutrientes utilizados desde o ramo clínico ao ergogênico de acordo com as mais diferentes necessidades individuais.

    Por se apresentarem fundamentais, os micronutrientes necessitam estar presentes na dieta. Advindos de fontes externas à alimentação, ou da própria, esses micronutrientes podem se mostrar como uma faca de dois gumes a qual significará tanto em excesso quanto em ausência um grande prejuízo.

    Portanto, procure fazer utilização desse tipo de suplemento somente frente a recomendação médica ou nutricional. Foque-se na alimentação equilibrada e isso, na maioria dos casos, será mais do que suficiente.

    Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)

    9 Comentários

    1. Teteu 11 meses atrás
    2. Roberto 1 ano atrás
    3. Maria Carla 1 ano atrás
    4. Adriana 1 ano atrás
    5. Rodrigo 1 ano atrás
    6. caio 4 anos atrás
    7. filipe 5 anos atrás
    8. filipe 5 anos atrás
    9. root 5 anos atrás


    /* */