• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Conheça o método de treino SST (Sarcoplasma Stimulating Training)

    Através deste artigo, conheça um novo método de treinamento que se chama SST.

    Você já deve ter lido ou até mesmo utilizado inúmero métodos de treinamentos de musculação, uma vez que, nos dias atuais, foram e são muitos os tipos de treinamentos elaborados, cada qual com técnicas peculiares e dentro deles, muitos conseguiram consolidar reais campeões.

    capa

    Comprar suplemento ZMA da Xcore Nutrition

    Entre os  métodos de treinamentos mais populares, está, por exemplo o HIT de Arthur Jones, o Heavy Duty de Mike Mentzer, o qual veio do HIT, o Max-OT de Paul Delia que consolidou o sistema Mass MACHINE do ex atleta de Paul, Skip La Cour, o FST-7 de Hany Rambod que vem sendo usado com inúmeros atletas de altíssimo nível tais quais Phil Heath, Jay Cutler, Buendia ou até mesmo o HCM-4 de Marcelo Sendon.

    Na verdade, não nos cabe discutir aqui se existe ou não um melhor treinamento, mas sim, que cada um tem a sua eficiência e, claro, suas falhas também.

    Recentemente, um dos métodos mais utilizados entre os bodybuilders modernos, está o SST, da sigla em inglês Sarcoplasma Stimulating Training. Esse é um método elaborado por Patrick Tuor, um grande treinador e de atletas e atleta, o qual visou o incremento de técnicas já existentes em um método um tanto quanto peculiar e sistemático.

    Afinal, o que é o SST? Quem é Patrick Tuor? Quais são as evidências que esse treinamento funciona e quais são os atletas que conseguiram bons resultados com ele?

    Quem é Patrick Tuor?

    Patrick Tuor é atualmente um dos treinadores de bodybuilders mais renomados da Europa. Ele trabalha com consultorias de treinamentos, dieta, uso de substâncias e preparações para campeonatos e vem pegando, ou melhor, sendo procurado por grandes atletas para tais feitos.

    patrick-tuor-bodybuilder

    Patrick Tuor é também palestrante e dá inúmeras aulas a respeito de tudo que interessa o bodybuilding. Desta forma, pode-se dizer que, na atualidade ele é uma dos mais competentes no tema.

    O que é o SST?

    O SST, da sigla em inglês Sarcoplasma Stimulating Training (traduzindo para o português Treino de Estimulação do Sarcoplasma), é um método de treinamento o qual visa a hipertrofia máxima muscular por meio de mecanismos sarcoplasmáticos ou seja, pelo aumento de conteúdo nas fibras musculares, além de líquidos e outros  compostos os quais auxiliam na volumização da fibra muscular.

    Esse método de treinamento envolve técnicas  de treinamentos as quais já são bem conhecidas por nós, como o Rest-Pause, os Drop Sets ou até mesmo séries Superlentas, quando adaptado o método para tal, assim como fez Dennis James, além de stripsets, séries parciais. O importante, na realidade, é fadigar o músculo a tal ponto que ele não consiga mais se movimentar.

    Cupom de Desconto DDM

    E essa exaustão ocorre de uma maneira tão intensa que um treinamento com o sistema SST não costuma levar mais do que 30 ou 40 minutos. Do contrário, provavelmente você está fazendo algo errado ou não está adequadamente aplicando a intensidade necessária. Então, é importante mostrar que grandes volumes de treinamento são justamente trabalhados em um curto espaço de tempo, demonstrando o quanto esse método é intenso e breve, um dos princípios básicos para hipertrofia muscular.

    Como funciona o SST? Como devo realizá-lo?

    O Sistema SST consiste na realização de um exercício  o qual possa ser carregado com peso suficiente para que você executem  em torno de 8 repetições mas, em alguns casos, poderá executar até umas 10. Após chegar nesse número de repetições que, novamente lembramos, deve coincidir com sua falha muscular, você deverá realizar uma pausa de 10 a 15 segundos e novamente realizar quantas repetições for capaz com aquela mesma carga. Chegando na falha muscular, o processo é realizado novamente, e sucessivamente até que você consiga realizar uma única repetição. Após isso ocorrer, você irá reduzir 20% da carga realizando o mesmo processo. O total de diminuições em 20% da carga normalmente não passará de três vezes.

    sst-sigla

    Durante a realização básica desse sistema, você ainda poderá acrescentar intensidade com o uso de técnicas tais quais repetições parciais, repetições forçada entre outras.

    Esse é um método o qual preferencialmente deve ter exercícios mutiarticulares como uso.

    Exemplo do treinamento em SST

    Circuito 1

    • 1 série de 8 reps com 100 kg no supino;
    • Descanso de 10 segundos;
    • 1 série de 5 reps com 100 kg no supino;
    • Descanso de 10 segundos;
    • 1 série de 1 rep com 100 kg no supino;
    • Descanso de 15 segundos.

    Circuito 2

    • 1 série de 8 reps com 80 kg no supino;
    • Descanso de 10 segundos;
    • 1 série de 3 reps no supino com 80 kg;
    • Descanso de 10 segundos;
    • 1 série de 1 rep com 80kg  no supino.

    E assim, sucessivamente, até que seu corpo realmente não possa mais aguentar praticamente o peso da própria barra.

    E quais são as referências que esse método funcione?

    Na realidade, não existem referências que mostrem eficácia nos sistema SST, porém evidências científicas.

    Evidências práticas são vivenciadas com inúmeros atletas como Dennis James, Wyler Lukas, Wesley Gasparetto, Francisco Corrai, Tanner Roger, Mico Caselli, entre outros muitos os quais são assessorados por Patrick Tuor.

    Existe alguma restrição para com a realização do método SST?

    Na realidade, não. Mas, é conveniente que o indivíduo tenha uma estrada de treinamento, ou seja, que tenha uma boa experiência e seja avançado. Isso porque, esse é um método muito intenso, o qual também envolve uma necessidade nutricional bastante específica, um bom equilíbrio de descanso e uma sistematização conveniente dos treinos para que ele promova reais benefícios.

    Conclusão

    O SST é um método novo de treinamento e ainda muito pouco conhecido por praticantes de musculação os quais não são avançados. Ele visa basicamente o aumento do conteúdo sarcoplasmático portanto, promove uma boa volumização celular do músculo.

    Ainda não tendo referências científicas, é um método de treinamento o qual vem sendo usado por inúmeros atletas profissionais e amadores e apresentando bom progresso, especialmente no que tange o ganho de massa muscular. E então, você estará apto para usar o SST?

    Bons treinos!



    /* */