• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Conheça 8 dicas psicológicas que te farão ter resultados na musculação (de verdade)

    Aprenda algumas dicas que lhe ajudarão a manter a sua mente focada e sempre buscando o melhor para que você possa alcançar seus objetivos.

    Muitas vezes quando entramos em uma academia e buscamos o máximo de resultados, focamos apenas no treinamento, na alimentação, na suplementação e no descanso. Porém esquecemos que além disso tem algo que precisamos estar sempre muito bem focados, que é a mente. Pois é a mente que irá coordenar toda a nossa vida, nossas vontades, desejos e ela quem irá fazer você colocar em pratica ou não.

    dicas-psicologicas-para-musculacao

    Comprar Whey Protein Feminino

    Vejo muitos praticantes de musculação esquecendo de ter um foco maior na sua mente e em como ela pode te levar aos objetivos que deseja. Por isso, resolvemos escrever um artigo com 8 dicas psicológicas, que até podem ser um pouco batidas para alguns, mas que farão total diferença entre você conseguir o resultado que deseja e você fracassar durante o percurso.

    E ai, pronto para poder trilhar o caminho de forma mais focada? Então vamos as dicas!

    1- Defina seus objetivos

    “Qualquer lugar está bom para quem não sabe onde quer chegar…’’ Essa clássica frase, provavelmente de algum provérbio, é muito característica para iniciarmos esse tema. Afinal, resta-nos a pergunta: Como podemos ir a algum lugar sem saber onde é esse lugar e o caminho dele? Fica difícil seguir perdido ao caminho e chegar em um lugar onde você queira.

    É necessário definir o que é que você deseja e o que é necessário para chegar lá, envolvendo todas as questões, sejam elas mentais, de possibilidades financeiras, de grau de dedicação, de acessibilidade, de união com sua vida e de acordo com o que te agrade. Por exemplo: Não adianta você querer ter um corpo X sem saber se deve começar por um processo de ganho de massa muscular ou de redução de gordura corpórea. Não adianta você querer ser mais magro, sem imaginar como irá seguir uma dieta para isso, e também não conseguirá um considerável aumento de massa muscular sem saber que é necessário fazer uma dieta hipercalórica para isso.

    determinar-objetivos

    Querer é poder, desde que você tenha planejamento para isso e que isso seja real a você! Portanto pense em como você está e como foi seu ultimo ano e com base nisso, defina quais são os objetivos que você irá traçar esse ano. Será todo de emagrecer? Será todo de ganhar peso? Será misto? Se sim, quanto tempo você irá definir para emagrecer e quanto tempo para ganhar peso? E assim você vai montando seu objetivo para 2016.

    2- Arrume tempo para atividade física e se alimentar!

    Quantas vezes vemos a mesma velha desculpa de “Eu não tenho tempo…”? Quantas vezes você vê pessoas se negando a ir a uma academia ou fazer suas refeições em casa, pela falta de tempo? Quando vamos ver, a pessoa chega em casa e vai assistir a última novela, assiste o futebol e se entope de cerveja… E isso é mais comum do que imaginamos.

    Shakespeare costumava dizer que “Quanto menos tempo tenho, mais coisas consigo fazer…”, e isso é uma realidade. A verdade é que a maioria dessas pessoas que dizem não ter tempo, têm é tempo excessivo sobrando!

    tempo-para-se-alimentar-e-treinar

    Ir a academia custa apenas 60 minutos do seu dia. Você não tem nenhuma hora para poder treinar? Meio impossível… E se alimentar bem, custam poucas horas também, reserve um tempo a noite para preparar a alimentação do outro dia, ou prepare-as durante o fim de semana e congele.

    3- Procure pessoas que te motivam

    Sem sombra de dúvidas, a principal motivação deve vir de dentro de você. Se você não é capaz de se motivar o bastante, ninguém o fará por você. Entretanto, se você tem pessoas do seu lado que só te jogam para baixo ou te levam para caminhos totalmente opostos dos quais você precisa seguir para se manter em forma e ter bons hábitos, pior será.

    Assim, ter amigos que possam te motivar ou pessoas que tenham o mesmo objetivo em comum, faz realmente toda a diferença. Compartilhar experiências, dar motivação e força, auxiliar em seus treinamentos, te “puxar a orelha” quando você pensar em fazer a coisa errada e tudo isso que te ajuda a ficar “na linha”, te auxiliará a sempre manter-se motivado e buscando constante melhoria em seus resultados.

    arnold-inspiracao

    4- Se inspire em outros, não tente ser como outros

    Muitas pessoas iniciam os treinos em academia pensando: “Quero ser como Fulano!” ou “Quero ter o corpo da Beltrana…”, e quando começaram e viram que aquilo era longe demais, desistiram no meio do caminho, porque muitos, realmente, nem conseguiriam chegar aos shapes que tanto se inspiravam. Por falta de esforço? Investimento? Protocolos errados? Não! Essas não são as principais causas. Na realidade, querer ser como alguém é querer ter a genética daquela pessoa, a constituição corpórea daquela pessoa, o que é impossível. Todos nós somos diferentes e a grande graça é progredirmos em cima de como somos e procurarmos sermos melhores a cada dia.

    Cupom de Desconto DDM

    Não há nada mal de se inspirar em alguém, querer chegar próximo a alguém, mas ser como alguém é uma ilusão, e das grandes!

    Se você não leva em consideração suas particularidades, não leva em consideração o que seu corpo realmente pode e necessita, apenas considerando o que você tanto quer, as chances de fracassar ou pior, desistir sem antes concluir, são altíssimas. Seja persistente, mas, realista consigo mesmo! Não crie ilusões em cima de outros e, seja você mesmo… CADA VEZ MELHOR!

    5- Saia da zona de conforto!

    É típico de quaisquer seres vivos buscarem o conforto. É bom estar em um ambiente agradável, fazer as coisas que gosta, viver do jeito que gosta e ser o que você é, pouco se importando com o restante das coisas… De fato seria muito bom se tudo fosse assim, mas a vida é outra e a realidade é oposta a essa. Muitas vezes, a zona de conforto é aquela que NÃO nos trás progresso, ou pior, pode trazer regresso em nossos resultados já alcançados um dia…

    fugir-da-zona-de-conforto

    Treinamentos, dieta e tudo que nos cerca não pode ser uma tortura, mas se estiverem confortáveis demais, há algo de errado nisso!

    O corpo, para progredir, precisa passar pelos chamados processos de adaptação, sejam eles físicos, neurológicos, neuromusculares ou outro qualquer. Sem essas adaptações, que significam progressão em cima de dificuldades e capacidade de superá-las mais facilmente numa próxima vez, não há quaisquer tipos de avanço e você não obterá vantagem alguma nisso!

    Torne seus treinamentos mais difíceis. Não deixe a dieta ser tão fácil, opte pelo que precisa ser ingerido, não pelo que você quer ingerir. São esses passos que te levarão ao caminho do sucesso!

    6- Não seja tão duro consigo mesmo

    Se, por um lado, processos adaptativos são necessários e é extremamente inválido ficar na zona de conforto, por outro, o auto-julgamento excessivo pode ser danoso ao corpo e à mente, na medida em que se você se torna tão duro consigo mesmo ao ponto de não se amar e de estar sempre frustrado consigo, não conseguirá mais pensar em outras coisas.

    Muitos dos transtornos (alimentares, de humor, de prática de exercícios físicos e outros tantos) estão justamente associados com o fato da pessoa não conseguir se entender, se aceitar e lidar com essas dificuldades.

    se-cobrar-no-espelho

    Portanto, seja você e lembre-se que você não é um marionete da sociedade e não deve ser apenas o que eles querem que você seja. Se ame e se valorize em primeiro lugar, assim poderá amar e alcançar outras coisas também!

    7- Não queira resultados rápidos

    Sua mãe já dizia: “Apressado come cru e quente!”, e sua avó provavelmente já havia dito também que “Devagar se chega mais rápido”. Isso parece apenas dizeres, mas na realidade não: é a mais pura realidade!

    Perceba que tudo que fazemos com pressa, não costuma sair da melhor maneira possível ou tampouco da forma a qual planejamos. E é por isso a necessidade de se agir devagar, principalmente quando o assunto é o corpo humano, onde as mudanças ocorrem de maneira muito sutil e passo a passo.

    Se uma simples síntese de molécula de glicogênio demora ao menos 48h para se recuperar, imagine o quanto de tempo que leva uma síntese proteica para reparar as microlesões na miofibrila. Imagine o quanto demora para as moléculas de gordura se desprenderem dos seus respectivos armazenamentos, serem transportados ao músculo e sofrerem todo o processo de beta-oxidação ou o tempo que leva para a regeneração do estresse neurológico causado pelo treinamento…

    nao-busque-resultados-rapidos

    E isso, estamos falando do micro… Agora imagine que você ainda deverá tentar diferentes tipos de periodização, diferentes sistemas de treinamento, diferentes dietas e assim por diante até ir ajustando tudo como seu corpo melhor responde.

    Então, se você chegou hoje na academia, querendo resultados para ontem, esqueça! Ter um bom corpo requer trabalho duro, protocolos corretos e um bom tempo, tempo esse considerável. Generalizando um pouco, não espere nenhum tipo de resultados com menos de 3 meses de treino, alimentação correta e descanso.

    8- Tome uma dose de “Vitamina L”

    A “vitamina L”, ou “Laugh vitamin”, nada mais é do que o sorriso, o humor, a felicidade… Em meio a um mundo tão maluco e em meio a tantas desgraças que vemos diariamente, se não dermos um sorriso em algum momento do dia, nos tornaremos pessoas amargas e isso, comprovadamente, interfere em aspectos físicos.

    Portanto, sorria para a vida! Viva! Desfrute! Ame! Você verá que fazendo isso algumas vezes por dia, o seu dia se tornará muito mais simples e muito mais dinâmico. Experimente, tenho certeza que mal não fará.

    sorria-mais

    Conclusão:

    A parte mental é algo que poucas pessoas relacionam com os ganhos físicos, mas ela é muito importante para qualquer objetivo que você possa ter. Pois se você não estiver com a mente equilibrada e focada no que quer e no que vai conseguir, muito dificilmente irá acontecer.

    Por isso, mantenha-se focado, saiba o que você quer e utilize de estratégias e mecanismos para que você possa cumprir o que se comprometeu a fazer.

    Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)

    2 Comentários

    1. LAURO BARBOSA 10 meses atrás
    2. Fernando Seki 11 meses atrás


    /* */