• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Conheça os maiores mitos sobre o emagrecimento

    Conheça quais são os maiores mitos que cercam a perda de peso e aprenda a fugir deles, fazendo com que seu objetivo seja alcançado de forma ideal e saudável!

    O processo de perda de peso é um dos mais processos mais difíceis e desgastantes dentro do nosso esporte. Isso por que ele precisa ser um processo mais restritivo, o que naturalmente faz o sujeito elevar um pouco o seu stress e outro motivo é por que ele é cercado de diversos mitos, fazendo com que você ande em círculos, sem nunca chegar ao real objetivo.

    Conheça os maiores mitos sobre emagrecimento

    Neste artigo, eu quero lhe ajuda a se desvincular de alguns grandes mitos que cercam o processo de emagrecimento e que fazem com que você não consiga andar para frente. Provavelmente você está passando com alguma situação dessa, já passou ou irá passar.

    1- Para emagrecer é necessário deixar de comer

    Esse é um mito clássico das pessoas que buscam perder peso. Elas pensam que cortando a alimentação, irão conseguir reduzir medidas e isso está totalmente errado! Você não precisa deixar de se alimentar, você precisa saber como se alimentar corretamente!

    Quando você para de se alimentar, você começa a dizer ao seu corpo que ele precisa queimar o estoque de energia que ele possui, porém, ao mesmo tempo, você começa a dizer a ele que ele precisa estocar mais energia, pois irá precisar futuramente. O resultado disso é que quando você comer, ele vai transformar sua alimentação em estoque (leia gordura), para em momentos de falta, ele poder usar o que estar guardado. E isso não é o correto.

    O correto é você se alimentar corretamente e mostrar ao seu organismo, que ele não precisa se preocupar com a reposição de energia, pois você irá fornecer, mas ainda assim, ele precisa queimar o estoque que resta no corpo.

    Por isso sempre bato na tecla, a perda de peso começa na cozinha, sabendo se alimentar e entendendo suas necessidades, para satisfazê-las, sem ultrapassá-las e ainda assim, conseguir eliminar as gorduras extras.

    2- Para emagrecer é necessário passar horas treinando

    Outro mito clássico. Vejo pessoas que passam horas na academia, fazem esteira, fazem bicicleta, fazem transport, depois vão pro treino anaeróbio e depois ainda vão correndo pra casa. Simplesmente errado e totalmente desnecessário.

    Um dos fundamentos principais para se perder peso é que precisa existir um déficit calórico. Isso é claro e é real, mas esse déficit não precisa ser de 10 mil calorias no dia. Um déficit de 500 a 1000 calorias no dia, já é mais do que suficiente para você perder peso.

    Portanto você não precisa se matar dentro de uma academia. Se você acertou a sua alimentação, ela esta voltada a suas necessidades e ao objetivo da perda de peso, com um simples treino de aeróbio e outro de anaeróbio, você já consegue atingir o defict e consequentemente o trabalho de emagrecimento.

    3- Queima de gordura localizada

    Aqui em nosso blog, tem até um artigo que fala muito bem sobre este grande mito (leia o artigo), que cerca a musculação a anos e que infelizmente, muitas pessoas ainda acreditam e acabam sempre por se frustrar.

    Coloque uma coisa em sua cabeça, queimar gorduras localizada NÃO EXISTE! Isso é história de empresa para vender produtos. A gordura se perde pelo corpo inteiro. Naturalmente se perde mais, onde se ganha mais, pois o estoque ali é maior, mas isso não quer dizer que esta queimando gordura localizada.

    Cupom de Desconto DDM

    Então fique esperto e não caia nessa de exercício isolado pra perder gordura localizada, dieta funcional para perder gordura do abdômen e etc. É tudo mentira e no final, só irá te frustrar mais ainda.

    4- Para emagrecer é necessário cortar carboidratos após as 18h

    Outro mito clássico passado por muitos “nutricionistas” por ai, é dizer que não se pode comer carboidratos a noite.

    Seu corpo não tem relógio e ele não sabe que horas são. Portanto ele não sabe se são 9 da manhã, se são meio dia ou se são 9 da noite. Partindo deste ponto de principio, já vemos por que este mito é tão furado. Portanto o seu corpo não irá começar a estocar carboidrato em gordura, por que passou das 18h.

    Voltamos lá na tecla do mito 1, onde falo sobre saber se alimentar. Não é por que você come carboidrato as 9 da noite que irá engordar, mas sim, o que você come o dia todo. Exemplo, imagine que você coma além da sua necessidade, até as 18h e depois disso, você restrinja sua alimentação. Isso irá fazer você perder peso? Certamente não!

    Portanto o correto é distribuir bem a sua alimentação ao longo do dia inteiro, não interessa o horário, interessa sim, as necessidades e como você irá supri-las. Havendo déficit calórico adequado e alimentação correta, a perda de peso é certeira.

    Alguns mitos sobre a perda de peso

    5- É impossível manter o peso perdido

    Não, não é impossível! Apenas será “impossível”, se você tiver feito aquelas dietas milagrosas e por algum motivo tiver conseguido emagrecer. Assim que você largar a dieta milagrosa, você irá obter um efeito sanfona e acabar por engordar de novo. Mas isso é por que você não se reeducou.

    Para quem perde peso com saúde e que faz o processo corretamente, dificilmente irá voltar a aumentar o peso. Sabe por quê? Porque esta pessoa reeducou a sua alimentação e mesmo que ela deixe a dieta um pouco mais restritiva, não irá passar a comer do jeito que comia antes da reeducação.

    Portanto saiba que se você perdeu peso de maneira correta, com exercícios, dieta baseada em suas necessidades e reeducação alimentar, você não irá ter o efeito sanfona, pois você está “curada” da má alimentação. Porém se você é daquelas que obteve resultados com dietas super restritas, pegada de revistas e etc, certamente, quando voltar a se alimentar, irá ter o efeito sanfona, pois é impossível viver para sempre de “dietas milagrosas”.

    6- Você precisa largar tudo o que gosta de comer

    Isso é um mito, mas um mito que precisa ter muito cuidado a falar a respeito. Digo isso, pois como eu disse, nada precisa ser tão restritivo a ponto de ser exagerado. Por exemplo, mesmo em sua dieta para perda de peso, em uma refeição na semana pode ser incluído um sanduíche do MC Donalds. Em alguns casos, isso pode ser até benéfico.

    Portanto a idéia de “largar tudo o que gosta” não deve ser levado ao pé da letra. Deve ser entendido, que temos que cortar e nos restringir ao máximo, para obter sucesso em nosso objetivo, mas uma vez ou outra, podemos sim comer algo além da dieta e fugir um pouco do pré-estabelecido.

    Conclusão:

    Bom, chegamos então ao final deste artigo conhecendo alguns dos grandes mitos que cercam a perda de peso, desvendando-os para que você não caia na conversa de ninguém e acabe prejudicando seu objetivo final.

    Uma dica que sempre dou ao pessoal que me pergunta sobre perda de peso é a indicação de um livro que eu li e recomendo muito. Apesar de ser um livro informal, pois é um e-book, contém informações valiosas e que irão ajudar a muitas pessoas perder peso de maneira correta e consciente. Para conhecer o livro digital, clique aqui.

    Fuja dos mitos, mire certo e no final, você verá que o resultado é muito mais compensador.

    2 Comentários

    1. ronal dukat sprogis 1 ano atrás
    2. Leandro 3 anos atrás


    /* */