• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Conheça 5 razões pelas quais mulheres devem praticar musculação

    Descubra algumas boas razões pelas quais as mulheres devem praticar a musculação e obter todos os benefícios que o esporte pode proporcionar a elas.

    A prática da musculação por mulheres não é algo muito recente, mas o público masculino sempre foi o conhecido por tal feito. Isso porque, desde as civilizações mais antigas e até mesmo nos tempos remotos, os homens eram exigidos de ter grandes e boas capacidades físicas, uma vez que eram destinados à caça, aos combates, aos trabalhos de força, construção e até mesmo às competições nas civilizações um pouco mais adiantes, como a grega e a grego-romana.

    razoes-para-mulheres-fazerem-musculacao

    Comprar suplemento ZMA da Xcore Nutrition

    Apesar disso, não demorou muito para que as mulheres começassem a adentrar em tais práticas, tanto em modo amador quanto competitivo, e nos tempos atuais tal busca pode ser visualizada pela prática buscando a boa forma, influenciadas em sua grande maioria pela mídia e por ícones sociais de mulheres que apresentam bom corpo.

    Mas, mesmo diante de todo esse crescimento, ainda há grande rejeição do esporte por grande parte das mulheres. Muitas acham que o esporte tem como único intuito o de criar músculos e que elas irão ficar musculosas, quando na verdade não é (http://dicasdemusculacao.org/se-uma-mulher-treinar-pesado-ira-ficar-com-corpo-de-homem/). A musculação na verdade é algo que deveria ser praticada por todas elas, visando bons objetivos e visando melhoras em aspectos não unicamente físicos, mas relacionados à saúde também.

    Portanto neste artigo, traremos alguns motivos principais pelos quais mulheres devem praticar musculação e assim passar a obter seus máximos resultados.

    1- A prática da musculação melhorará a gestação

    Comprovadamente, a musculação melhora a saúde como um todo e isso já seria um grande benefício para uma gestação saudável, visto que mulheres com problemas metabólicos como o Diabetes Mellitus, problemas cardiovasculares (problemas cardíacos, problemas de hipertensão arterial etc), problemas de hipercolesterolemia, dislipidemias entre outros tantos, possuem maiores complicações durante essa fase.

    gravida-executando-levantamento-terra

    Entretanto, a musculação aumenta aspectos como a resistência muscular, a estabilidade do core (músculos centrais responsáveis pelo equilíbrio e estabilidade do corpo), melhoras nas condições articulares e de flexibilidade entre outros, os quais serão fundamentais para suportar o peso extra e o inevitável ganho de peso. Além disso, a coluna deve estar devidamente fortalecida, pois durante a gestação é normal observarmos aspectos tais quais desvios na coluna, dores na mesma região (em especial na região das vértebras lombares) entre outros.

    Por fim, o peso ganho é inevitável, porém ele deve estar dentro de margens o que não é comumente visto. Uma pessoa com boas práticas de exercícios físicos e alimentação, certamente terá menos problemas relacionados a isso durante essa fase e apresentará apenas o ganho normal de peso.

    Portanto, a musculação é algo preventivo a aspectos que podem ser prejudiciais durante a gestação, bem como para uma gestação saudável.

    Leia mais: http://dicasdemusculacao.org/musculacao-na-gravidez-pode-ou-nao/http://dicasdemusculacao.org/dicas-para-recuperacao-muscular-apos-uma-gestacao/

    2- Mulheres possuem maiores tendências ao ganho de gordura corpórea

    Mulheres naturalmente possuem maior quantidade de gordura corpórea do que os homens. Isso porque, desde os antepassados, as mulheres eram alimentadas com o resto do que os homens comiam (grandes quantidade de carnes), que na realidade eram as “gorduras restantes”. Além disso, por suas concepções corpóreas, pela futura gestação, entre outros, o corpo também tendia e tende a acumular maiores quantidades de gordura, em especial na região abdominal e nos quadris.

    perda-de-peso-com-musculacao

    Porém, se há um fator predominante o qual deixa as mulheres mais propensas ao ganho de gordura corpórea, este é o fator hormonal. Isso porque, suas taxas de testosterona são consideravelmente mais baixas do que a dos homens e a maior presença de estrógeno, que além de estimular a lipogênese pode causar retensão hídrica.

    Uma mulher que pratica musculação, consegue elevar sua taxa metabólica basal e naturalmente estimular hormônios como a própria testosterona. Além disso, o próprio gasto energético da atividade física já é algo que auxilia na manutenção do peso corpóreo.

    3- Mulheres tem maiores tendências a osteoporose

    O sexo feminino é predominante em aspectos relacionados a osteoporose, em especial na menopausa. Isso porque, o estrógeno é um hormônio o qual inibe a reabsorção óssea, e em sua falta ela ocorre em maiores quantidades.

    É comprovado que a atividade física auxilia no estímulo a osteogênese e a maiores quantidades de absorção de cálcio nos ossos. Não é por acaso que powerlifters são frequentemente observados com estruturas ósseas na região da coluna vertebral mais densas.

    musculacao-prevencao-osteoporose

    Assim, além de modular efeitos como os relacionados ao osso em si e aos hormônios diversos os quais regem esse metabolismo, a atividade física, em especial a musculação, agindo sobre o controle de peso, promove benefícios os quais faz com que esses problemas também tendam a ser diminudos.

    4- A musculação estimula os níveis sexuais adequados

    Os níveis sexuais adequados foram, durante nossa evolução e propagação da espécie e ainda são algo fundamental no corpo, seja do animal, seja do humano. Em especial, pela capacidade racional dos seres humanos, esse fator primitivo ainda é mais sobressalente. Eles interferem em quesitos psicológicos, emocionais, sociais e atém mesmo de autoestima.

    Quedas nos níveis sexuais adequados estão normalmente associados com quedas hormonais, resultantes de patogenia, má alimentação, sedentarismo, tabagismo, vícios, falta de descanso, falta de sono, estresse excessivo, entre outros tantos aspectos.

    O exercício físico por si só é capaz de estimular grandemente hormônios como a adrenalina, a noradrenalina, a dopamina, a serotonina e outros tantos hormônios os quais são responsáveis pelas sensações de euforia e bem estar no corpo humano. E esses efeitos, visto que estamos falando de hormônios, são observados não tão somente durante a prática em si da atividade física, mas ainda, em momentos e dias após essa realização.

    aumento-desejo-sexual-feminino

    Sendo de suma importância, a atividade física já é um grande recrutamento para esses fins. Se tratando da musculação, que como citado é um forte estímulo a hormônios, em especial a testosterona, esse aumento é ainda maior.

    Devemos lembrar ainda que as modificações corpóreas favorecem fatores como a autoestima, o que são indispensáveis para a sensação plena e para a obtenção de êxito para consigo mesmo, o que tem influência direta no comportamento sexual e na segurança própria da pessoa.

    É comprovado que pelo menos 3X semanais de prática de exercícios resistidos com pesos, pode auxiliar esses fatores a indivíduos de todas as idades!

    5- A musculação auxilia na menopausa, em transtornos de TPM e no humor

    Sabe-se que a musculação é uma prática poderosa aliada a produção de inúmeros hormônios. Como citado, ela pode auxiliar na produção de hormônios relacionados com a sexualidade (feminina e masculina), mas pode também auxiliar na relação com hormônios diretamente ligados ao ciclo menstrual e também a transtornos de humor (causados ou não por problemas relacionados com a TPM).

    Ela é capaz de auxiliar no equilíbrio da produção de estrógeno, progesterona e outros, diretamente ligados com a menstruação e com a qualidade do cálcio nos ossos, pode auxiliar na produção de hormônios como a dopamina, a serotonina, a noradrenalina entre outros que também são intimamente ligados com o humor e que tem grande interferência na vida feminina, entre outros tantos.

    musculacao-ajuda-combate-TPM

    Ainda, esses hormônios são diretamente ligados com aspectos físicos com o ganho de gordura corpórea ou mesmo o acúmulo de água, ou a chamada retenção hídrica. Esses fatores são grandemente relacionados não só com as questões físicas, mas emocionais também. Você já reparou que ma mulher, nos períodos em que está com maior acúmulo de água, que está com um peso a mais ou algo do gênero, costuma apresentar um relativo mau humor ou uma depressão que pode ou não se agravar? Pois bem, é claro que ela não gosta de se ver assim por questões de autoestima. Portanto, é indispensável considerar que se ela estiver em boa forma, menores serão os riscos de problemas relacionados ao seu físico.

    Conclusão:

    Certamente, a musculação para o sexo feminino é algo de extrema importância. Além dos fatores já conhecidos beneficamente pela prática da musculação, tais quais a redução no acúmulo de gordura corpórea, a melhora em questões físicas, a diminuição do desenvolvimento de doenças crônicas, metabólicas e inflamatórias como as cardiovasculares, o diabetes, a osteoartrite, tendinopatias, problemas respiratórios, entre outras tantas, ela é capaz grandemente de auxiliar em problemas relacionados especificamente às mulheres como a melhora em questões hormonais específicas, diminuição da sarcopenia que é elevada, melhora em problemas relacionados ao ciclo menstrual etc.

    É bom considerarmos ainda que questões dietéticas e um bom acompanhamento médico, nutricional e também físico são sempre indispensáveis.

    E então, o que você espera para começar essa prática desde já?

    Bons treinos!

    Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)

    3 Comentários

    1. marinalva 6 meses atrás
    2. Aline Terra 7 meses atrás
    3. Jessica 9 meses atrás


    /* */