• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Conheça os tênis ideais para praticar musculação

    Descubra quais são os melhores calçados para praticar musculação com mais segurança e eficiência!

    Na hora de ir para academia você se preocupa com o tênis que irá calçar ou pega o primeiro que vem a sua frente? Se você é daqueles que pega o primeiro e acha que tênis é tudo igual, então dê uma olhada neste artigo preparado exclusivamente para que mude de opinião.

    Melhores tênis para praticar musculação

    Comprar suplemento Caseína da Probiótica

    Quem nunca ouviu falar que uma boa base é sinônimo de um bom desenvolvimento? Diferentemente não poderia ser com o ser humano, visto que sua base (membros inferiores) são pontos chaves para mantê-lo adequadamente estável em um exercício ou auxiliar diretamente no mesmo. Assim, iniciando uma estrutura do ponto mais baixo do corpo, os pés, o uso de calçados adequados pode parecer algo vago, mas que na realidade é de grande importância. Mas, você sabe qual e como escolher o tênis ideal para a musculação? Se não sabe, vamos descobrir!

    Uma boa estrutura através de membros inferiores estáveis traz benefícios como:

    • Melhora na estabilização do corpo;
    • Melhora no trabalho bilateral do corpo;
    • Minimização das chances de torções, trancos e desníveis musculares que podem ocasionar lesões;
    • Menores chances do desenvolvimento de má postura durante e após a prática esportiva;
    • Melhor recrutamento neuromuscular durante o exercício;
    • Melhora nas concepções corpóreas;
    • Menores chances de acidentes durante a atividade física.

    Existem muitos calçados no mundo, porém nem todos eles são destinados a nós, praticantes de musculação e se queremos mesmo ter bons resultados, sem riscos de lesões, devemos começar a observar os detalhes que ninguém enxerga. E então, vamos conhecer algumas delas?

    1- Botas de boxe Everlast/Lonsdale/Title

    Bota de boxe da Everlast

    Esses são calçados muito úteis para o bodybuilder, principalmente quando tratam-se dos canos longos pela estabilidade que proporcionam ao tornozelo, evitando torções e lesões dessa natureza na região.

    Essas botas possuem um solado antiderrapante muito bom e ao mesmo tempo não perdem em nada na flexibilidade, além, de terem de ser flexíveis pela originária de seu esporte (boxe). Mesmo quem possui panturrilhas largas consegue benefícios com essas botas, pois elas possuem uma elasticidade muito grande (visto que até mesmo Kai Greene as usa).

    Entretanto, as botas de boxe possuem solado plano, sendo portanto nada vantajoso em exercícios como o agachamento livre para indivíduos que possuem ossos alongados. Vale a pena tentar seu uso e avaliar suas composições corpóreas que podem ou não tender ainda mais para esse uso.

    2- Tênis de basquete

    Tênis de basquete da Adidas

    Os tênis de basquete também são ótimas opções para o praticante de musculação. Conferindo um solado FIRME, sem a presença de molas, amortecedores muito moles ou coisas do gênero as quais podem causar instabilidades nos movimentos, estas são ótimas opções para o agachamento livre, mesmo para aqueles indivíduos de ossos longos, pois naturalmente esses calçados possuem um “salto” nos calcanhares, o que ajuda a minimizar o impacto e ainda fornece esse auxílio biomecânico.

    Extremamente antiderrapantes, firmes e resistentes, também conferem uma boa segurança, uma boa durabilidade, sendo portanto ótima pedida, além de não chamarem tanto a atenção como as botas de boxe.

    3- Vibram Five Fingers

    Vibram Five Fingers, tênis da moda nos Estados Unidos

    Essa é uma nova moda que está sendo utilizada entre os bodybuilders gringos, mas que com certeza tem chamado a atenção de alguns brasileiros. Primeiramente criado pela “Vidram”, esses calçados hoje também são comercializados pela Adidas. Tratam-se de espécies de “meias” as quais possuem o encaixe dos dedos e que são formados por um material muito fino na parte superior dos calçados seguido de um emborrachado um pouco mais firme no solado.

    Obviamente, esse não é o calçado para se usar na rua, mas dentro do ginásio pode conferir uma biomecânica muito natural aos pés e aos membros inferiores, além de fazer com que a posição dos dedos dos pés estejam sempre corretas, o que aliviará problemas em indivíduos que apresentam abertura ou apertamento entre os dedos.

    Cupom de Desconto DDM

    O Vidram Five Fingers possui um preço EXTREMAMENTE acessível a quase todos os indivíduos, não sendo esse um grande problema e deixando o mesmo como uma boa opção também.

    4- Botas militares

    Bota militar de cano curto

    Conferindo um solado firme, reto e bastante estável, além de antiderrapante, auxiliam na estabilização do tornozelo e na boa posição dos pés. Esses calçados, por serem de couro, possuem altíssima durabilidade e apesar do preço um pouco elevado tem um bom Custo X Benefício.

    No início para quem está desacostumado com esse uso, elas podem parecer muito desconfortáveis e, fatores esses que são minimizados com a aderência pelo uso.

    Ao escolher essas botas, apenas devemos nos atentar a itens como a presença de saltos muito grandes, que podem ser prejudiciais ou itens laterais (como porta facas, porta-armas etc) que podem deixar as botas pesadas demais. Prefira as simples.

    5- Crossfit shoes

    Tênis para praticante de crossfit

    Atualmente, com a emersão do Crossfit, algumas empresas tem criado tênis especiais para a modalidade. Por envolver movimentos e exercícios básicos e fundamentais, o crossfit requer itens muito próximos aos dos bodybuilders nos levantamentos básicos.

    Dessa forma, os tênis de crossfit possuem formatos muito próximos aos conhecidos “drunk” da Nike, por exemplo. O crossfit shoes possuí um solado plano, firme e com um reforço nas laterais, juntamente com a parte superior do tênis para deixar o pé totalmente estável e para que ele não passe pouco a pouco a escorregar lateralmente. Essas botas ainda possuem um ótimo solado antiderrapante, item que é fundamental no esporte.

    Atualmente no Brasil já são encontradas algumas dela, porém com qualidade inferior as encontradas no exterior. Em especial, a marca que mais tem investido nessa criação é a Rebook, que é patrocinadora oficial do Crossfit.

    6- All Star

    Tênis All Star modelo básico

    Você deve ter estranhado e achado uma real maluquice ao ler o subtítulo 6, não é mesmo? Deve ter pensado que estamos de brincadeira ou algo do gênero. Acontece que NÃO, não trata-se de uma brincadeira, mas algo anatomicamente aplicável e real.

    Você já parou para perceber quais são os calçados mais utilizados entre os powerlifters? Sim, All Stars, sejam de cano médio ou sem cano. Esse uso se dá por serem tênis anatomicamente muito adaptáveis a biomecânica natural dos pés, possuírem ótimo solado antiderrapante e plano, conferindo estabilidade e uma firmeza muito grande.

    Por serem tênis planos e firmes, certamente são uma boa pedida para os levantamentos básicos.

    7- Calçados de Powerlifters

    Tênis para atletas de powerlifter

    Os powerlifters tem linhas próprias de equipamentos, inclusive de calçados. Hoje já é possível encontrar botas, tênis mais baixos e outros, tanto nas versões masculinas quanto femininas destinados aos levantamentos.

    Esses calçados são projetados para serem ideais nos levantamentos, não derrapam, não deslizam lateralmente, auxiliam na estabilização do tornozelo, possuem solado muito firme e rígido e não tendem a ceder para frente, como a maioria dos outros calçados para outros esportes.

    Apesar de caros (em especial no Brasil), esses são equipamentos que valem a pena serem adquiridos com o tempo.

    Conclusão:

    Depois de ler este artigo, você deve estar lembrando dos tombos, das derrapadas e da falta de estabilidade que o seu tênis de sair traz quando você está treinando com altas cargas, não é mesmo?

    Contudo, demos concluir que um corpo estável durante um determinado exercício seja ele qual for, requer aspectos biomecânicos gerais os quais se iniciam com um bom alicerce e suporte do corpo. Para tanto, é indispensável que os membros responsáveis por tais sejam auxiliados e/ou respeitados a fim de conferir ao máximo os benefícios e a tal estabilidade ao corpo. Assim, o uso de calçados específicos pode auxiliar grandemente nesse processo bem como descuidos com tais utilizações podem significar um grande prejuízo. Portanto, avalie suas reais condições, sua melhor adaptação e perceba pouco a pouco qual ou quais dele (S) se aplica (m) melhor a você.

    Bons treinos!

    4 Comentários

    1. Miguel 2 meses atrás
    2. Thiago Farias 4 meses atrás
    3. Rudielson Oliveira Ribeiro 9 meses atrás
    4. tocaia 1 ano atrás


    /* */