Creatina e cafeína combinam no exercício físico? – Pt2

POR -

O uso de creatina e cafeína juntos pode trazer benefícios ou as duas substâncias juntas se combatem? Saiba neste artigo – Pt2

A cafeína exerce efeitos próximos dos das conhecidas anfetaminas, porém, com efeitos mais leves.

Por ser solúvel, ela facilmente ultrapassa as membranas gástricas, sendo bem absorvida no trato gastro-intestinal e aproveitada pelo corpo. Seu pico porém, acontece entre 15 e 45 minutos após o consumo.

No SNC a adenosina ao ligar-se em seus receptores diminui a atividade de transmissão nervosa, dilata os vasos sanguíneos, reduz os batimentos cardíacos, a pressão arterial e a temperatura do corpo. Assim, a cafeína age fazendo com que a transmissão de adenosina no cérebro seja bem menor, visto que, por ser parecida com a adenosina, a cafeína consegue ligar-se em seus receptores (A1 e A2) “mascarando” a adenosina verdadeira.

Uma outra forma de ação da Cafeína é no bloqueio da fosfodiesterase, responsável pelo metabolismo do AMPc, fazendo com que os efeitos da adrenalina permaneçam estimulando as células, causando um incremento de atividade neural justamente por esse contínuo estímulo. Esses estímulos fazem com que algumas catecolaminas sejam liberadas e continuem o efeito excitatório.

Todos esses mecanismos fazem com que a creatina seja uma substância que cause taquicardia, vasoconstrição, abertura dos tubos respiratórios, diminuição da fadiga, secreção de maiores quantidade de lípase e pepsina e outros muitos efeitos. Além disso, quando seu uso é feito corretamente para ergogênse, alguns efeitos na concentração plasmática de ácidos graxos livres são observados, no sentido de aumento. Isso parece óbvio pelo maior recrutamentos destes lipídios para entrarem na beta-oxidação, visto que parte do glicogênio é poupado.

Banner Proteína da Carne Predators Prey

A meia-vida da cafeína, ou seja, o tempo em que ela efetivamente age no corpo é em volta em 2 a 4 horas (por isso, por exemplo, consideramos a cafeína menos tóxica do que a teofilina que tem meia-vida maior), podendo variar de acordo com as dosagens e, claro com a tolerância do indivíduo. Aqui vale lembrar que em exercício físico a mulher tem a capacidade de excretar mais cafeína do que o homem.

A respeitada ISSN hoje tem a cafeína (principalmente quando combinada com a efedrina) como um dos melhores termogênicos e otimizadores de performanece, ou seja, substâncias que auxiliam em um maior aumento de temperatura corpórea e também fazem o exercício físico ter um rendimento relativamente maior. Aliás, é essa mesma instituição que recomenda seu uso nos períodos pré-treino (cerca de 15-30 minutos antes).

Tendo então conhecido um pouco mais sobre essas duas potentes e importantes substâncias, podemos conclusivamente entrar em uma discussão que gerará argumentos suficientes para dizer se a cafeína pode ou não atrapalhar os efeitos da creatina. Será que aquele cafezinho de manhã pode atrapalhar seus ganhos? E o maldito refrigerante de cola? E o chocolate? Será que tudo isso pode simplesmente acabar com o investimento que você fez em sua creatina, logo agora que ela foi efetivamente liberada para comercialização no Brasil?

Primeiramente, é importante deixar claro que ainda não há uma pesquisa que mostre 100% de verdade neste caso, mas podemos especular algumas coisas.

Continue atento e leia a ultima parte deste artigo esclarecedor sobre o uso de creatina e da cafeína juntos!

Creatina e cafeína combinam no exercício físico? – Pt1

Creatina e cafeína combinam no exercício físico? – Pt3

Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)


Você curtiu esse artigo?  

Suplementos em promoção

Comente usando seu perfil no facebook


Nenhum comentário em Creatina e cafeína combinam no exercício físico? – Pt2

Deixe seu comentário



Importante
Nós do site Dicasdemusculacao.com, não recomendamos o uso de NENHUM medicamento e/ou suplemento alimentar sem a prévia recomendação de um médico ou nutricionista. Não comece nenhuma rotina de treino sem a supervisão de um profissional da área do esporte. Nós NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS por nenhum dano que as informações contidas neste site venha a lhe causar. Usar sem uma consulta a um especialista na área, será colocar a sua vida em risco. Lembre-se disto!
x