• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Creatina e cafeína combinam no exercício físico? – Pt3

    O uso de creatina e cafeína juntos pode trazer benefícios ou as duas substâncias juntas se combatem? Saiba neste artigo – Pt3

    Comprar suplemento ZMA da Xcore Nutrition

    Em primeiro lugar, de alguma forma, a cafeína tem o poder de interagir com o retículo sarcoplasmático, inibindo o transporte de íons de cálcio, que são extremamente importantes na contração muscular. Além disso, por alguma forma não entendida, a cafeína tem o poder de inibir a síntese de PCr apesar de não fazer os estoques de creatina serem inferiores no músculo.

    Sendo a creatina uma substância que teoricamente causa retenção hídrica e este é um dos motivos de seus benefícios, não seria conveniente usá-la com fontes de cafeína, visto que esta é uma substância que melhora a diurese e a sudorese pela termogênse, causando uma decorrente desidratação (claro que em níveis baixos e que não afetam a saúde!)

    Mas espere! É realmente interessante vermos a aceleração no processo de síntese de ATP que a creatina gera no corpo humano. Todavia, este é um processo que não acontece na velocidade da luz, porém, acontece constantemente caso haja substratos para tal. Assim, o corpo formará diversos ATPs enquanto estiver vivo. O que quero dizer é que este processo NÃO para! Aliás, por algum motivo ficamos sem energia ou sem ressíntese PCr endógeno quando usamos café? Claro que não!

    Cupom de Desconto DDM

    Se observarmos bem os efeitos da cafeína, vamos perceber que ela possui um pico de concentração plasmática entre 15 e 30 minutos após o seu consumo, meia vida de 2 a 4 horas (que é o que realmente conta para ação da substância) e excreção em 24h no máximo, sendo que para praticantes de atividade física o período é relativamente menor. Isso nos leva a crer que a cafeína pode SIM ser consumida em períodos que se usa creatina. Porém, não ao mesmo tempo, digo, na mesma hora. O importante aqui é saber respeitar a meia-vida da cafeína para a ingestão da creatina. Mas, você deve estar se perguntando: “Se eu consumir a cafeína antes do treino e a creatina após o treino, não estaria praticamente desrespeitando a Meia-vida da cafeína?” Não, provavelmente não. Se levarmos em conta que a creatina exógena não é absorvida e nem metabolizada em PCr imediatamente, podemos claramente calcular o consumo da cafeína em 1,5h antes do consumo da creatina (30 minutos antes do treino + 1h até o shake pós-treino) e, sem levar em conta que estou falando de horas relacionadas a um indivíduo sem a prática de atividade física (ou seja, para o praticante, este tempo de MV é ainda menor) e sem levar em conta também o tempo que demora para a creatina, se fato ser metabolizada em PCr.

    Enfim, não se assuste ao consumir bebidas com cafeína em momentos distantes da creatina achando que o efeito da mesma será inibido. Todavia, caso o uso da cafeína seja ergogênico, atente-se a meia-vida e o seu problema está resolvido. Não caia em lorotas por aí.

    Bons treinos!

    Creatina e cafeína combinam no exercício físico? – Pt1

    Creatina e cafeína combinam no exercício físico? – Pt2

    Artigo escrito por Marcelo Sendon

    15 Comentários

    1. Nelson 3 meses atrás
    2. Marcello 6 meses atrás
    3. Wellington 10 meses atrás
    4. Rafael 3 anos atrás
    5. Alan 3 anos atrás
    6. Dj 3 anos atrás
    7. André 4 anos atrás
    8. Rafael 4 anos atrás
    9. Fausto 4 anos atrás
    10. Fernando Marx 4 anos atrás
    11. luan santos 4 anos atrás
    12. Duh 4 anos atrás
    13. edson 5 anos atrás
    14. silvia 5 anos atrás
    15. Mick 5 anos atrás


    /* */