• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Cuidados básicos com a saúde do praticante de musculação

    Saiba agora quais são os seis cuidados mais importantes que o praticante de musculação deve se atentar!

    Sem sombra de dúvidas, a musculação é um dos esportes os quais mais pode proporcionar benefícios para seus praticantes.

    cuidados-basicos-com-a-musculacao

    banner-formula-dos-gigantes-modelo-01-300x250

    Isso porque, ela está diretamente ligada com aspectos físicos, bioquímicos e psicológicos, além de sociais, trazendo inúmeros pontos positivos e melhorias de uma maneira geral.

    Entre os inúmeros benefícios, podemos citar as melhoras nas aptidões físicas, as melhoras nos diversos sistemas do corpo, a melhora na convivências com as pessoas ao seu redor e até mesmo na autoestima.

    Entretanto, esses benefícios somente são possíveis frente a cuidados os quais não envolvem unicamente a prática de atividades físicas, mas, tudo que cerca a sua vida, incluindo a alimentação, o descanso, a qualidade de vida e, claro, os cuidados gerais os quais você deveria ter com a sua saúde.

    Especialmente falando de pessoas que buscam um bom e/ou alto rendimento com a prática de musculação (não estamos falando necessariamente de atletas), a prática intensa de tais atividades e a utilização de métodos diversos para atingir esse fim fazem com que esses cuidados sejam ainda mais necessários, a fim de prevenir e até mesmo identificar possíveis prejuízos os quais possam ocorrer em seu corpo, fazendo com que a musculação seja de fato um esporte benéfico e não uma destruição para o seu corpo.

    Portanto, hoje falaremos a respeito de alguns pontos os quais você deve ter cuidado com a sua saúde a fim de, juntamente com a prática de musculação, trazer benefícios aos seu corpo.

    Pontos esses os quais muitas vezes são negligenciados pela maioria das pessoas e que deveriam receber uma atenção considerável.

    1. Os cuidados com exames biomecânicos

    Antes de mais nada e, mesmo que você já pratique musculação, é fundamental que você entenda a necessidade de ter condições biomecânicas ideais para tal prática e ainda, que essas condições sejam adequadas a você. Parece complexo? Sim e, de fato é!

    exames-biomecanicos

    De uma maneira geral, existem padrões de movimentos os quais são típicos dos seres humanos. Porém, de maneira individual, apresentamos diferentes formas de fazer esses movimentos.

    Mas, discrepâncias de movimentos podem representar riscos na musculação. Isso normalmente está associado com alguma falta de flexibilidade em um grupamento muscular, mas,  outros problemas também podem existir e é necessário identificar e corrigir esses movimentos antes de sair por aí puxando cargas.

    Praticar musculação com movimentos inadequados podem fazer com que seu problema seja ainda mais agravado e, logicamente isso não é nada interessante.

    Portanto, é essencial que você possa ter avaliações com certa frequência sobre suas condições biomecânicas, a fim de avaliar possíveis melhorias ou pioras em suas deficiências e também aptidões. Isso garantirá uma prática mais segura e eficiente da modalidade.

    Uma boa equipe multidisciplinar, podendo, inclusive, envolver bons fisioterapeutas são o ideal neste caso.

    2. Os cuidados com exames hormonais

    exames-hormonais

    Os hormônios são moléculas produzidas e secretadas por glândulas e, de uma maneira geral, são um “auxílio do sistema nervoso central’.

    Como esse sistema comandante não pode se mover, ele envia sinalizações e, quem faz essas sinalizações são justamente esses hormônios que podem ser secretados longe ou perto do (s) tecido (s) alvo (s).

    Os hormônios são responsáveis por todo o metabolismo do corpo e, eles que definirão o que fazer, na hora que fazer e, como fazer, de maneira imediata ou tardia, a depender do hormônio e da situação fisiológica.

    Sendo de extremo comando para o corpo, eles têm de estar funcionando adequadamente. Isso porque, seus processos de síntese, de degradação entre outros vários dependem de uma estabilidade para que você tenha bons resultados na musculação.

    Muitas pessoas acham que estão com problemas hormonais por simplesmente não emagrecerem. Na realidade, quase nunca elas estão! Porém, outras pessoas que nem fazem idéia estão com algum tipo de problema hormonal.

    Especialmente se você faz uso de medicamentos e/ou ergogênicos hormonais, é interessante que faça constantes exames para avaliar o quanto isso está ou não interferindo em seus eixos e o que é necessário fazer em cada caso.

    Obviamente, por ser um assunto extremamente complexo, é mais do que fundamental que você possa buscar auxílio profissional devidamente qualificado para tais avaliações.

    3. Cuidados com a alimentação

    Boa parte dos praticantes de musculação hoje sabem da importância da alimentação para o bom desenvolvimento na musculação. Porém, ainda existem muitos que negligenciam esse importante ponto.

    A alimentação é que fornecerá todos os substratos necessários para que seu corpo possa desempenhar os papéis essenciais para todos os processos fisiológicos. E, portanto, o que você come é o que você será.

    Mesmo muitas das pessoas que se preocupam com a alimentação, esquecem de pontos importantes. Normalmente, se lembram de consumir macronutrientes nas quantidades e tipos ideais bem como os micronutrientes.

    Porém, se esquecem das boas práticas de manipulação dos alimentos, da compra de alimentos com procedências e das qualidades dos mesmos vista as condições microbiológicas.

    Se esquecem também do bom armazenamento dos alimentos, de proporcionar uma boa digestibilidade ao corpo entre outros pontos.

    Portanto, a alimentação pode ser considerada chave para a sua saúde e, consequentemente para sua performance e desenvolvimento com a prática da musculação, seja qual (is) for (em) o (s) seu (s) objetivo (s).

    cuidados-com-alimentacao

    4. Cuidados com o sistema cardiovascular

    Hoje, ainda é lei na maioria dos estados um exame cardíaco ou um exame médico a ser deixado ou feito na academia com o aval do médico para a prática de atividades físicas, apesar de, como tudo no Brasil, isso não ser seguido como deveria.

    coracao-levanta-pesos

    Porém, obviamente, isso não garante lá grandes coisas, sendo que, problemas cardíacos podem ocorrer muito facilmente e, quando menos esperamos.

    Desta maneira, é essencial que constantemente ou, com certa periodicidade seja possível a realização de exames os quais possam assegurar a boa condição do seu sistema cardiovascular, especialmente caso você tenha histórico de doenças familiares e/ou já tenha sofrido (sofra) de algo dessa natureza.

    5. Cuidados com os ossos

    É muito comum observarmos pessoas que sofrem nos dias atuais de problemas relacionados aos ossos, como a osteoporose, desgastes entre outros.

    cuidados-com-os-ossos

    Não somente devido a alimentação, mas hábitos diversos como o consumo de álcool, o tabagismo a falta da prática de atividades físicas, e ainda, o sobrepeso, que é muito fácil de ser encontrado, esses problemas são ainda mais agravados.

    Especialmente no público feminino, é possível ver uma incidência ainda maior desses casos relacionados a osteoporoses tanto que, uma entre três mulheres já pode ser identificada como portadora da doença.

    Isso se deve ao fato da queda de estrógeno ao longo da vida delas (lembrando que, este é um importante hormônio envolvido com o metabolismo ósseo) ocorre e, portanto, o desgaste e a perda de cálcio nos ossos aumentam.

    Estes problemas, entretanto, não são vistos apenas em idades avançadas, mas, cada vez são mais ocorrentes em pessoa novas, mostrando a relevância da situação.

    É essencial que exames para a identificação precoce de possíveis problemas ósseos possam acontecer  e, mesmo que não haja nenhuma dessas doenças ainda, é essencial que as devidas prevenções possam ocorrer.

    Para que esses exames sejam feitos, recomendamos que busque bons ortopedistas, se possível, que tenham conhecimento esportivo também.

    6. Saúde mental

    Falar de saúde mental para muitos é falar sobre loucura e sanidade, quando na verdade, está longe disso. A saúde mental não quer dizer a respeito de uma pessoa a qual esteja fora de si.

    saude-mental

    Pelo contrário: pessoas cada vez mais instruídas e em perfeita sanidade tem apresentado problemas psicológicos devido ao estresse do dia-a-dia, as preocupações de uma maneira geral e ao muno frenético ao qual vivem.

    A musculação pode ser muito interessante sim no auxílio do controle desses males. Porém, há de se dizer que as pressões sociais a fazem uma faca de dois gumes: ao mesmo tempo que ela exerce benefícios, pode ser extremamente negativa, visto a exigência social de um bom corpo, a necessidade de autoafirmação, os olhares ao seu redor… Tudo isso faz com que, querendo ou não, o indivíduo seja afetado.

    Assim, o acompanhamento de suas condições psicológicas é fundamental, afinal, uma mente forte refletirá num corpo forte e, portanto, você consegue melhores resultados assim.

    Uma pessoa a qual se importa com sua mente poderá ter idéias mais claras, superar seus limites e traçar uma barreira no que a faz mal. Tudo isso refletirá diretamente em como ela obterá resultados com a musculação.

    Portanto, não tenha medo de buscar um psicólogo. Terapias hoje em dia são extremamente recomendadas para todos os indivíduos que querem uma saúde completa!

    Conclusão:

    Hoje, conhecemos alguns dos aspectos mais básicos de cuidados os quais você deve ter com a sua saúde. Obviamente, existem muitos outros pontos os quais poderiam ser mencionados, mas, esses estão entre os INDISPENSÁVEIS, sendo que, todos os complementos possíveis são sempre bem-vindos.

    Portanto, não negligencie pontos os quais possam trazer prejuízos muitas vezes irreversíveis!

    Bons treinos!



    /* */