• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Desligue os celulares durante os treinos de musculação!

    Descubra como o uso de celulares e tabletes podem interferir negativamente em seu treino de musculação e corte este mal pela raiz!

    Entre a crescente de vendas em todos os ramos do mercado nacional e internacional, sem sombra de dúvidas está especificamente a dos celulares smartphones, tabletes e itens dessa natureza. Apesar da beneficência que essa aparelhagem toda pode trazer em termos de praticidade, em termos de negócios, trabalho ou mesmo de diversão, eles podem interferir diretamente no seu treinamento de musculação, e de forma negativa. Mas, você sabe exatamente como?

    uso-de-celular-durante-treino-musculacao

    Comprar suplemento ZMA da Xcore Nutrition

    Se você unicamente imagina que o que pode atrapalhá-lo é apenas perder tempo “respondendo uma mensagem”, “respondendo um e-mail” ou mesmo “olhando a última atualização do Facebook”, você está totalmente enganado. Esses aparelhos podem mostrar-se muito mais vilões do que nos damos conta.

    Verdade seja dita que até nos aspectos relacionados ao treinamento de musculação isso se tornou algo auxiliador. É possível acompanhar planilhas de treinos, acompanhar planilhas com seu progresso, gravar vídeos para autocorreção e etc. Além disso, não podemos desconsiderar o fator de que esses celulares servem como forma de concentração, quando uma boa música é utilizada para não prestar atenção no ambiente. Aliás, vocês sabem que a música pode interferir diretamente em seus treinamentos, não é mesmo? Sim, isso é científico! Mas isso é assunto para um outro artigo…

    A interação dos aparelhos de comunicação no treino de musculação

    A verdade é que é praticamente impossível estar desconectado com um aparelho desses. Normalmente, mesmo que você não tenha o costume de atender a ligações, responder mensagens ou ver a última atualização, o simples fato da distração por um “bip” pode arruinar sua série. Isso pode parecer exagero, mas na verdade NÃO é!

    falando-celular-durante-exercicio-musculacao

    Existem locais do sistema nervoso central que são grandemente responsáveis por diferentes ações. Por exemplo, os núcleos da base, estão associados com o aprendizado do movimento, juntamente com a substância negra, em níveis estimulados por receptores dopaminérgicos que devolvem o estímulo ao córtex através do tálamo. Por outro lado, o lobo temporal conecta-se com o hipocampo e esse é responsável pela memória, entre outros. Dessa forma, existem regiões as quais estão presentes a concentração, como o córtex pré-frontal. Esse está intimamente ligado com nossa capacidade de conexão com algo específico que estamos fazendo e que não seja automático (como o treinamento, afinal, a partir do momento que ele se torna automático quer dizer que perdeu sua eficácia). Essas áreas podem facilmente sofrer uma queda de performance caso o foco seja desviado ou caso algum estímulo advenha bruscamente. Claramente, é por isso que costumamos perder facilmente a concentração quando estamos fazendo algo.

    Essa concentração, entre outros funções, é ligada com a capacidade de movimentação e de controle muscular, sendo que os movimentos adequados dependem de um alto grau não só físico, mas principalmente mental. Erguer simplesmente um peso não diz nada para o praticante de musculação que visa ganhos estéticos, mas ele deve fazê-lo de forma a trabalhar sua musculatura independentemente de quaisquer outras coisas.

    Cupom de Desconto DDM

    Além, obviamente, de perdermos todo o enfoque no que estamos fazendo com essas desatenções de um simples “BIP”, o problema pode ir além. Esse descontrole muscular pode gerar contratempos como lesões leves ou graves. Esse descuido por conta de uma perca de capacidade momentânea, pode resultar em uma fase excêntrica muito potente em um exercício e causar uma bela ruptura, ou ainda, uma elevação de braço inadequada que possa detonar com o seu manguito rotador.

    É fundamentalmente importante observar e prestar atenção no que estamos fazendo.

    Interligados com o mundo lá fora durante o treino de musculação

    A capacidade de curiosidade do ser humano é grande. Felizmente isso por um lado é bom, pois nos possibilita a busca e descoberta de muitas coisas. Porém, por outro lado, nos tira a capacidade de muitas vezes realizarmos o que estamos fazendo da forma mais precisa e eficaz possível.

    Ao ouvir um simples “plim”, um “bip”, é comum que se fique pensando o que pode ser… “Seria uma mensagem importante?”, “seria alguma noticia importante?”, “será que alguém está precisando de minha ajuda?”… Sim, é normal que pensemos assim.

    Por mais que digamos que não damos atenção, nosso sistema nervoso central, de maneira inconsciente passa a desviar seu foco máximo do exercício para o som ouvido. Pode parecer exagero, mas esse pensamento desviado ou mesmo atenção desviada, e ativação também do sistema límbico, significam em muitas coisas dentro da execução de um movimento. É possível, inclusive que por esse mínimo desvio de atenção, você consiga promover um movimento errado ou uma hiperextensão, talvez uma porção desnecessária os quais causem lesões que podem ser leves ou graves. E, você acha que isso vale a pena?

    smartphone-durante-treino-de-musculacao

    Talvez esse seja um dos motivos pelos quais os aparelhos de comunicação não devem existir também dentro das academias de musculação. Televisões podem interferir bastante (seja porque passou uma propaganda de algo interessante ou um chamado para um programa interessante ou uma notícia a qual lhe interessa) e até mesmo a música ambiente pode interferir. Além de que, como é impossível agradar a todos que possuem preferências musicais diferentes, a lei de não tocarem músicas deveria ser presente.

    O que fazer?

    Obviamente, se há uma dica hoje é para treinar o mais longe possível dos aparelhos de comunicação, em especial, os smartphones. Entretanto, se você não consegue treinar sem ouvir suas músicas favoritas ou elas te ajudam, de alguma forma, a se concentrar melhor em seus treinamentos, então assim os faça, mas procure deixar o celular em algum modo de bloqueio de rede. Certamente, você será notificado de tudo que aconteceu assim que ativar novamente a rede e não existirão tantas atualizações assim que você possa não saber como voltar a acompanhar, na íntegra. Do contrário, mesmo deixando o celular em vibracall ou silencioso, será impulso, em algum momento ver algo que o chame a atenção ou o faça ficar pensando sobre durante os momentos do seu treinamento.

    Conclusão:

    Evidentemente, hoje é quase que impossível conviver sem a utilização de smartphones e outros aparelhos de comunicação dessa natureza. Entretanto, é fundamental que possamos dar o devido valor aos nossos treinamentos e saber respeitar e tornar sagrado esses momentos. Portanto, é fundamental que possamos nos desconectar por completo desse mundo externo e nos concentrar apenas no que estamos fazendo, evitando assim problemas relacionados a lesões, problemas relacionados a perca de foco e de força, entre outros.

    Portanto, a grande dica é manter esses aparelhos longe de você ou, simplesmente, deixar sua rede desativada.

    Você verá como 50-60 minutos sem essa interação externa valerão a pena.

    Bons treinos!

    Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)



    /* */