• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Aprenda 7 dicas para manter o foco na musculação

    Aprenda algumas dicas para te ajudar a manter, ou recuperar, o foco na musculação e assim ajudar na conquista de seus objetivos físicos e estéticos.

    A musculação é um esporte muito lindo e bacana e que a cada ano vem crescendo mais, seja para reabilitação, para modificação do corpo em termos de saúde, estética e etc. Porém apesar de lindo, esse esporte é muito complicado de se alcançar os objetivos, pois ele envolve muito mais do que apenas ir na academia treinar. Ele envolve a alimentação, a intensidade do treino, o descanso, o psicológico e vários outros fatores. Por isso, apenas poucas pessoas conseguem, de fato, chegar ao objetivo desejado, pois qualquer erro em qualquer destas variáveis, irá fazer com seu seu objetivo seja estragado.

    foco-no-treino-de-musculacao

    Comprar Suplemento BCAA Optimum Nutrition

    A verdade é que isso não é nada fácil. Do contrário, poucos conseguem obter esses resultados com excelência, justamente por não conseguirem manter o foco em pontos chaves e importantes para a continuidade do processo todo. Imagine que para a pessoa que gosta de comer hambúrguer aos fins de semana, ela terá de parar, e se ela comer, seus resultados conquistados nos dia de semana serão jogados no lixo. Isso não é fácil. Assim, neste artigo, comentaremos algumas situações pelas quais você necessitará manter a razão e o foco, tornando possível a continuidade da busca pelos seus objetivos.

    1- Mantenha o foco quando as pessoas te julgarem

    É comum do ser humano julgar tudo aquilo que é diferente a ele, ou ainda mais, que se opõe a ele e/ou cause ameaça. Tipicamente, um indivíduo fisiculturista é julgado por seus hábitos alimentares, sua disciplina de treinamento, sua rotina de vida, sua forma de pensamento, a abstenção de ingestão de substâncias como o álcool e o tabaco e assim por diante. Socialmente, muitas vezes ele é visto como alguém diferente e que é julgado por todos aqueles que pensam contrário a ele. Mais do que isso, muitos, por inveja, sentem-se ameaçados com o físico avantajado de alguém que busca uma boa estética e então passa a criticá-lo ainda mais incisivamente, muitas vezes desconsiderando que há um humano do outro lado também.

    Se você não manter o foco e se você não estiver concentrado em seus objetivos, essas influências externas o afetarão ao ponto de você se sentir inferiorizado e diferente a ponto de querer ser como os outros. Porém, lembre-se que você não é o único a fazer as coisas que faz e que tudo que se faz por terceiros, sem antes de dar o devido valor e fazer por você mesmo, não tem aspectos suficientes para ser devidamente mantido e tampouco obter sucesso.

    julgamento-apontando-dedo

    Se você está focado em si mesmo, será possível manter a mente firme nessas situações, lidar com elas e ignorá-las. Ninguém vale mais do que você e o que você deseja para si mesmo. Portanto, críticas existirão e você até pode saber quais são as produtivas e aproveitá-las. Mas críticas destrutivas, deixem que apenas se choquem com você e não te façam nada! Mantenha sua armadura sempre em dia!

    2- Aproxime-se de pessoas que tem os mesmos princípios que você

    Dizem que “a união faz a força” e isso é verdade. Apesar de também dizerem que “antes sozinho do que mau acompanhado”, sabemos que a convivência com pessoas as quais nos agregam valores e respeitam nosso ponto de vista, é fundamental. Mais do que isso, ter pessoas que compactuem e disseminem os mesmos pensamentos que você, é muito bom. Você se sente acolhido e não se sente perdido em um mundo onde a maioria pensa diferente.

    Ter pessoas em seu ciclo social, as quais discordem de você, pode ser vantajoso para aprender a lidar com diferentes situações e também pensar de formas diferentes. Entretanto, isso é bem diferente de pessoas que “atacam” seus pensamentos sem saber respeitá-los. Por isso, é sempre importante compactuar com algumas pessoas, trocar ideias, informações, entender que não é somente você que pensa ou age daquela forma.

    Todo bom atleta já teve um amigo desses, ou mesmo um parceiro de treino desses. Apesar de não serem o foco principal de seu trabalho, que é individual, os amigos podem trazer grandes melhorias e auxiliar de maneira ímpar em todo esse processo, seja em termos físicos, sociais ou psicológicos.

    3- Mantenha-se em um ambiente o mais longe possível de tentações

    Quantas vezes você já ouviu que não se deve ter um estoque de comidas “porcarias” em casa? E quantas vezes ouviu que não deve ir ao mercado com fome? Ainda, quantas foram as vezes que você entrou em um restaurante, morrendo de fome e saiu de lá passando mal de tanto comer? Pois bem, se estamos dentro de um esporte devemos entender que as tentações estão a nossa volta o tempo todo. Você sai na rua e vê o outdoor de um lanche saboroso, olha para a esquerda e vê uma padaria com um pão quentinho às 8h da manhã, olha para a direita e se depara com um anúncio daquele restaurante com comida caseira da fazenda… Claro! Isso é inevitável e você vai ter de aprender a conviver com isso. Entretanto, onde podemos manipular, onde podemos escolher o que estará em nossa volta, devemos fazer com o maior cuidado possível.

    tentacoes-alimentos-gordurosos

    Você tem de procurar um ambiente o mais longe possível de tentações, isto é, um ambiente que deixe você o mais próximo possível do que tem de fazer. Boas dicas, são não ter alimentos “lixo” em casa, não ter aqueles beliscos no carro, procurar evitar lugares onde o foco seja a comida, evitar um pouco aqueles convites de almoço e assim por diante.

    Não, não quero dizer que você deva ser um bicho do mato ou que não deva interagir com o meio. Entretanto, também não posso dizer que se você não tiver ainda um controle próprio poderá fazer qualquer coisa em qualquer lugar, afinal, disciplinar o seu corpo é o primeiro passo para alcançar a racionalidade no fisiculturismo.

    Cupom de Desconto DDM

    4- Tenha objetivos claros em sua mente

    Muitas pessoas fazem dieta, treinam e até descansam… Mas não sabem o porque estão fazendo aquilo, simplesmente, porque não sabem aonde querem chegar, exatamente. Muitos entram na onda fitness e querem esse ou aquele corpo, mas não objetivam o quanto será necessário trabalhar e como será necessário trabalhar para atingir aquele grau ou aquele determinado objetivo o qual almejam tanto. Simplesmente, fazer as coisas por fazer, é acabar deixando que isso se torne chato e monótono.

    Jamais conseguiremos estar ou não satisfeitos com nossos resultados se não sabemos aonde eles se encontram. Do contrário, se traçarmos um parecer, sempre teremos a possibilidade de tentar alcança-los e conseguiremos uma continuidade em nosso planejamento, seja ele qual for. Você já ouviu falar na frase: “Qualquer lugar está bom para aquele que não sabe onde quer chegar?”. Essa é a essência, se você não tem um objetivo definido, nunca saberá quando conseguiu alcança-lo.

    5- Tenha UM foco por vez

    Há muitas pessoas que passam anos sem ter resultados, simplesmente pelo fato de que cada hora possuem um objetivo na musculação. Hora querem ganhar massa muscular, pois estão se achando sem volume, hora querem perder gordura porque acham que ganharam gordura, hora estão focados no treinamento aeróbico para melhorar sua qualidade de vida, e no final toda essa salada culmina em frustrações por resultados que não foram atendidos.

    Se realmente queremos algo concreto com a prática da musculação, devemos lutar e seguir protocolos os mais corretos possíveis para a obtenção dessa finalidade. Pouco adiantará você passar cada momento optando por algo e querendo coisas diferentes. Pelo fato de que a musculação requer tempo para que os diferentes resultados sejam obtidos, pouco adiantarão essas mudanças seguidas e certamente os maus resultados ou a estagnação virão.

    um-objetivo-por-vez

    Por isso a dica aqui é ter um objetivo por vez, mas por vez bem definida. Se você quer perder peso, que perca peso até chegar aonde precisa chegar, se você quer ganhar massa, que ganhe masse até o objetivo ser alcançado! Não fique mudando os objetivos porque acha necessário, pois no final você não irá conseguir obter nenhum deles.

    6- Não foque “no que usar”, mas sim, “em como fazer”

    Atualmente, muitas pessoas pensam que é impossível obter bons resultados na musculação sem o uso de substâncias sejam elas advindas de suplementos alimentares ou mesmo de anabolizantes. Apesar de sabermos que no esporte profissional esses são pontos presentes, temos de ter em mente que eles são apenas coadjuvantes, ou seja, não há como dizer que seja possível obter bons resultados sem um planejamento adequado, sem uma alimentação adequada, sem um treinamento adequado e sem uma dedicação adequada, mas sem suplementos e sem anabolizantes, para praticantes de musculação comuns, existe resultado sim! Se apenas a utilização de suplementos e drogas fosse a fonte para o sucesso, certamente ganharia quem tomasse mais, quando na verdade NÃO é assim. Fatores genéticos e trabalho duro ainda superam o uso de drogas na maioria dos casos.

    Todavia, sabemos ainda que esses são fatores os quais estão cada vez mais presentes no esporte competitivo e até mesmo entre meros praticantes de musculação que visam unicamente fins estéticos. Então, o indivíduo passa a achar que é incapaz de progredir por si, quando é possível SIM, e em GRANDE ÊXITO. Atletas como Ronnie Coleman no início da carreira (quando não pensava em se profissionalizar), atletas do passado como os anteriores a Arnold, Katz, Columbo e outros também pouco ou nada usavam dessas substâncias. Primeiro porque não tinham as mesmas disponíveis, segundo porque desconheciam os seus benefícios. Até mesmo nos anos 70 no Brasil, muitos ainda usavam a carne vermelha como fonte de creatina para se ter ideia. A banana com Karo (xarope de milho) como pré-treino… E tinham resultados impressionantes.

    Portanto, aprendera confiar em si e entender que nem sempre é necessário o uso de substâncias e suplementos para obter resultados significativos. Lembre-se que seu trabalho duro feito diariamente quando está você e os pesos, você e seu alimento, são a maior parte de toda essa conquista por seus objetivos.

    7- Areje sua mente

    Tirar um tempo para si é fundamental para manter o foco no fisiculturismo. E quando dizemos tirar um tempo para si, nos referimos ao modo de se alimentar, ao modo de treinar, ao modo de lidar com as coisas ou mesmo da exigência que você tem de si mesmo.

    É sempre bom tirar um período sem treinos (alguns dias), fazer algumas refeições liberais na semana (principalmente em offseason), tirar um tempo para fazer algo não relacionado à musculação (muitos gostam de praticar outros esportes, outros de ler, outros de artes plásticas, outros de música etc), entre outros pontos. Você deve procurar outras atividades as quais se interesse e até mesmo buscar atividades as quais possa conhecer e possivelmente se interessar. Viver da mesma coisa, da mesma forma, certamente é muito prejudicial para a maioria das pessoas. Amar o fisiculturismo não é ser escravo do mesmo!

    relaxando-na-rede-lendo-livro

    Atletas como Kevin Levrone dão o êxito de suas conquistas e sua longevidade e ausência de lesões justamente utilizando essa estratégia. Levrone tirava bons tempos em “off”, se desligava de atividades extremamente intensas em épocas fora de competição, e quando ia competir fazia por onde, seja na dieta ou no treino. É lógico que o atleta não ficava sem treinar por meses ou tampouco vivia em uma hamburgueria, mas buscava desligar-se um pouco a intensidade que requer a competição.

    Portanto, seja sensato consigo mesmo e ame-se! Saiba que você não pode ser escravo de algo por mais que o ame e saiba que “limpar sua mente” e acrescentar coisas novas só trará benefícios.

    Conclusão:

    A musculação é um esporte que envolve termos não somente físicos, mas psicológicos e sociais em grande escala também. E isso influencia diretamente no parecer e na perda de foco de muitos indivíduos que querem resultados, mas se esquecem de detalhes fundamentais.

    É necessário que pouco a pouco você possa dominar seu corpo, sua mente e aliar um ao outro. Nada vem fácil, tudo requer esforço e, para isso, você necessitará de uma mente forte e focada!

    Bons treinos!

    Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)

    2 Comentários

    1. Lucas Varoto 1 ano atrás
    2. Bruno 1 ano atrás


    /* */