• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Dicas para se manter ativo nos dias em que a academia fechar

    Conheça algumas maneiras de manter o seu corpo ativo, com exercícios, nos dias em que sua academia estiver fechada.

    O Brasil é um dos países onde se tem o maior numero de feriados do mundo… Juntando a isso, somamos uma grande população acostumada a “emendar” os feriados, quando este cai em quintas ou terças, e isso faz com que tenhamos diversos feriadões, com menos pessoas ativas nas cidades, mais gente descansando e etc.

    academia-fechada-no-feriado

    Comprar suplemento ZMA da Xcore Nutrition

    Pensando assim, muitas academia acabam por ter menos pessoas treinando nestes feriadões e como os donos não querem ter prejuízos no pagamento de horas extras, assaltos e etc, optam por fechar. E é o que temos visto de uns 2 anos para cá. A maioria das academias no Brasil estão fechando em épocas de feriados prolongados, fazendo com que muitas pessoas percam 2~3 dias de treino por conta disso.

    Porém para os que treinam sério e sabem da importância do treino para se alcançar os objetivos, ficar 2~3 dias sem se exercitar é algo muito ruim, não só para o corpo, como também para a mente. Por isso, resolvi escrever um artigo sobre o que podemos fazer em épocas que a academia está parada, assim nos mantendo ativos e não perdendo os benefícios da atividade física, tanto para o corpo, quanto para a mente.

    # Pratique atividades aeróbias

    Atividades aeróbias são a primeira solução para esses momentos de emergência. Sem sombra de dúvidas, para um musculador, por exemplo, elas não são as mais adequadas, porém elas podem apresentar certa ajuda.

    corrida-na-rua

    Em primeiro lugar, você pode aproveitar esses tempos para melhorar sua qualidade cardiovascular, o que na volta com os treinamentos com pesos resultará em uma melhora significativa. Além disso, você conseguirá manter seu metabolismo aceso e não acabar ganhando gordura corpórea, principalmente se você tem alguma tendência para isso.

    Para completar os benefícios, você garante ainda uma redução no estresse e uma manutenção geral das funções sistêmicas do corpo.

    Lembre-se que o metabolismo pós-treino anaeróbio torna-se aeróbio, portanto ter um devido preparo nesse ponto também é importante mesmo aqueles que desejam o aumento de massa muscular.

    # Pratique alongamentos por períodos maiores

    Um dos grandes erros de alguns bodybuilders é não se manter devidamente alongado, o que interfere diretamente nos resultados da musculação pela execução dos exercícios que tornam-se prejudicados. Mas, além disso, o comprometimento com um bom alongamento pode resultar em lesões, rupturas mais sérias e até problemas articulares. Assim, o alongamento também deveria fazer parte da rotina de um bodybuilder.

    alongamento-profundo

    Então, que tal aproveitar esses dias para manter-se alongado? Que tal, pelas manhãs, reservar 45 minutos de bons alongamentos ao ar livre? Caso você não tenha experiência com alongamentos, existem muitos guias na internet que podem auxiliar você na elaboração e execução dos exercícios necessários.

    Certamente, você verá benefícios não só na parte física, mas na mente também, deixando-o realmente mais relaxado.

    # Pratique esportes com a família

    Tudo fechado? Sem vontade de correr sozinho ou dar algumas pedaladas em um parque? Que tal então reunir a família, ou mesmo alguns amigos, para praticar algum tipo de jogo?

    volei-com-familia

    Existem tantos, que até torna-se difícil propor algum que seja melhor. Existem boas opções, não importa quantas pessoas existam. Para aqueles grupos reduzidos, que tal um tênis de mesa ou um futebol de duplas? Que tal brincar de queimado como quando fazíamos na infância? Se tiver disponível uma cesta de basquete, que tal um duelo entre duplas? Já para os grupos grandes, outras boas opções são o tradicional futebol ou o futsal, se tiverem quadras disponíveis, um voleibol (e, se estiverem na praia, de areia!), para as mulheres, um handball e assim por diante…

    Vale a pena conferir as preferências de cada um e adequar os jogos, esportes e brincadeiras à elas.

    # Dê atenção aos animais de estimação

    Parece uma grande ideia bizarra, mas é comumente vista nos países do exterior, como os Estados Unidos da América a prática de exercícios físicos com animais de estimação, em especial, aqueles que tem um porte físico maior e/ou são ágeis como o labrador ou o bom e velho vira-lata.

    passear-com-cachorro

    Em especial os cachorros, possuem uma boa parceria com seus donos, podendo formar também uma grande interação nos exercícios físicos. Que tal correr com seu bichinho de estimação? Que tal, mesmo para aqueles menos ágeis, uma boa caminhada em um parque ou praça pública? Que tal correr ao ar livre com um boomerang para brincar com ele (a)? Sim, certamente você obterá ótimos benefícios dessa prática que não deixa de ser física, aliviará a mente, retirando-se do estresse do dia-a-dia e ainda proporcionará momentos ao seu animal os quais valem muito para ele.

    # Deixe o carro de lado

    Com a globalização, tudo acabou ficando mais longe e ao mesmo tempo mais perto. Por um lado, antes movíamos nosso corpo muito mais para percorrer poucas distâncias. Hoje conseguimos fazer percursos MUITO superiores, mas nos movemos menos, devido aos meios de transporte.

    Os carros, em especial, principalmente nas grandes cidades, é muito utilizado e acaba se tornando um hábito desnecessário em muitos os casos. Quantas são as vezes as quais vemos pessoas pegando o carro, saindo da  garagem, fazendo retornos e chegando na esquina a seguir de sua residência em uma padaria para comprar pão e alguns frios?

    andar-a-pe

    Sim, todo o trabalho de sair com o carro poderia ser compensado com 5 minutos de caminhada, o que ajudaria o corpo, a mente e a saúde, você economizaria gasolina (que, diga-se de passagem, está um absurdo) e, de quebra, consolidaria seu objetivo.

    Portanto, procure ser mais criterioso ao andar de carro ou outro meio de transporte. Prefira-se locomover por seus próprios meios físicos. Com certeza essa é outra boa forma de não manter-se parado o tempo todo.

    # Faça exercícios em casa

    É certo que fazer exercícios físicos em casa não é o melhor caminho, principalmente pelo alto risco de lesões. Porém se estamos acostumados ao treino na academia e nosso corpo já está com um bom condicionamento físico, alguns exercícios podem ser propostos para que sejam realizados nesses dias de academias fechadas. Por exemplo, podemos realizar flexões, agachamentos, abdominais, tríceps no sofá, polichinelo, pular corda e outros tantos exercícios.

    abdominal-em-casa

    Mais vale lembrar que exercícios em casa não substituem os exercícios na academia, por isso não é para trocar a academia, com acompanhamento de um profissional por apenas exercícios em casa. Esse método deve ser utilizado apenas como forma de exercitar o corpo em dias que a academia não abrir.

    Conclusão:

    Assim, utilizando de dicas e estratégias fáceis, simples e que podem ser seguidas por todos, é possível manter-se mais ativo e evitar problemas como o acúmulo de gordura corpórea, a diminuição das condições físicas entre outros aspectos.

    Não deixe o seu corpo parado, nem nos grandes feriados que temos em nosso país.

    Bons treinos!

    Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)



    /* */