• Banner Muscle Milk

Efedrina, clembuterol e salbutamol: Os efeitos colaterais valem seus resultados?

POR -

Efedrina, clembuterol e salbutamol são fármacos muito utilizados por praticantes de musculação que buscam a queima de gordura. Descubra de seus fortes efeitos colaterais valem a pena na busca por esses resultados.

Estimulantes e substâncias como a efedrina, o clembuterol e o salbutamol são utilizados há anos na medicina e em diversas culturas com os mais diferentes objetivos, porém, normalmente de broncodilatação. Entretanto, mesmo em sua forma natural, esses são poderosos compostos os quais devem receber preciso cuidado em sua administração, afinal seus efeitos colaterais podem ser extremamente amplos e tão fortes quanto a ação da droga, levando muitos usuários a uma descontinuação forçada do uso.

Os efeitos colaterais da efedrina, clembuterol e salbutamol valem a pena?

Se tratando do uso na medicina, normalmente têm-se dosagens as quais o corpo responderá positivamente. Entretanto, essas dosagens mostram-se muito superiores e/ou inadequadas quando os protocolos são para outras finalidades, como a redução da gordura corpórea. Também utilizadas com essa finalidade, essas drogas representam uma trina das três substâncias mais conhecidos e potentes para perda de gordura entre os praticantes de musculação. Mas, será que seus riscos e seus forte efeitos colaterais valem os resultados apresentados por uma boa parte de seus usuários?

A efedrina, o clembuterol e o salbutamol

A efedrina é um composto estimulante do sistema nervoso central utilizada para tratar distúrbios de origem, normalmente pulmonar, causando a descongestionamento nasal, hipertensão e outros. Em alguns casos ainda é utilizada em patogenias de origem urinária. Depurada e excretada pelo sistema urinário, a efedrina possui propriedades de estímulo aos receptores alfa e beta no sistema adrenérgico. Isso poderá causar também efeitos, tais quais a dilatação da pupila, o estado de euforia, a lipólise aumentada, tremores e descontroles musculares, taquicardia e etc.

Já o clembuterol que atua em receptores também beta-adrenérgicos, é também utilizada em problemas relacionados ao sistema respiratório. Sua ingestão provoca a liberação de histamina, dilatação vascular, aumento das taxas de neurotransmissão e outros. O clembuterol é utilizado em alguns países para humanos, entretanto no Brasil, este é um medicamento de origem exclusivamente veterinária.

O salbutamol é um medicamento utilizado em broncoespasmos, enfisemas pulmonares, bronquites e outras doenças de origem pulmonar. Além desses, um outro princípio clínico que é usado frente ao salbutamol é o relaxamento da musculatura lisa, evitando por exemplo, partos prematuros. Normalmente utilizado em sua forma de sulfato, o salbutamol possui efeito máximo em 20 minutos após sua ingestão.

Eficazes contra a queima de gordura corpórea

Essas e outras substâncias como a cafeína, de maneira isolada ou em conjunto com outra (s) substância (s) tem efeitos estimulantes ao sistema adrenérgico. Entre outras reações, são liberadas catecolaminas as quais são grandemente estimuladoras do processo de lipólise, ou seja, estimuladoras dos efeitos de uso da gordura armazenada como energia pelas células.

efeito-emagrecedor-efedrina-clembuterol-salbutamol

Banner termogênico Oxyelite Pro

Por possuírem essa propriedade, esses são compostos utilizados por muitos praticantes de musculação que visam a queima de gordura corpórea. Normalmente utilizados antes dos famosos aeróbios, esses talvez não sejam os melhores protocolos de uso dessas substâncias e talvez elas estejam longe de estar entre as ideais para essa finalidade. Aliás, muito mais do que dizermos que um protocolo está correto ou errado, devemos levar em consideração a individualidade fisiobiológica do usuário, que grandemente influenciará os bons ou os maus resultados.

Incontestavelmente, esses estimulantes também podem aumentar a performance do treinamento. Isso faz com que o indivíduo consuma mais calorias e proporcionando um déficit energético ainda maior pela atividade física, perca peso mais rápido.

Perda de gordura ou  perda de água?

Um dos efeitos do salbutamol, da efedrina e do clembuterol é a diurese. Isso ocorre pela necessidade do corpo em depurar e excretar os metabólitos desses substâncias. Normalmente, elas resultam em boas proporções de compostos que necessitam de boas quantidades de água para serem eliminados. Da mesma forma, por serem estimulantes, promovem ainda uma sudorese, normalmente intensa, o que também resulta em perda de água e perda de eletrólitos.

Entre os efeitos de eliminação, não está apenas o da água, mas o de eletrólitos também. Eletrólitos importantes, como o sódio, o potássio, o cálcio e outros. Isso pode não somente prejudicar as funções fisiológicas do corpo, mas também pode levar um indivíduo a problemas sérios de saúde, além do efeito rebote, é claro.

Esses indivíduos que utilizam essas substâncias, normalmente encontram-se em estágios de dietas restritas, o que pela própria depleção de glicogênio já causa diminuição do peso corpóreo (lembre-se que cada molécula de glicogênio carrega consigo duas moléculas de água).

Portanto, fique ciente que ao utilizar qualquer um desses compostos, grande parte do peso perdido é de ÁGUA!

Efeitos colaterais

A trina de estimulantes apresenta efeitos colaterais bem próximos uns dos outros. Entre os mais intensos e agudos, podemos citar:

  • Taquicardias;
  • Sudorese e diurese intensas;
  • Aumento na pressão arterial;
  • Dores de cabeça, tremedeiras e vontade de vomitar;
  • Aumento na frequência cardiorrespiratória;e
  • Etc.

Já os problemas crônicos, que podem ser agravados pelo uso contínuo e/ou abusivo do salbutamol, do clembuterol ou da efedrina estão:

  • Hipertensões;
  • Disfunções urinárias;
  • Perda brusca de eletrólitos;
  • Desidratação;e
  • Etc.

Esses segundos aspectos, pelo uso crônico, merecem atenção redobrada, pois podem significar riscos eminentes de morte! Portanto é indispensável que somente faça uso dessas, que são DROGAS, com acompanhamento e devida orientação médica.

Dor de cabeça

Conclusão:

Frente aos fortes efeitos colaterais do salbutamol, da efedrina e do clembuterol, devemos colocar em uma balança o real custo X benefício de arriscar-se a utilizar esse tipo de substância. Hoje no mercado existem produtos com muito mais segurança e com muito mais eficácia do que compostos como esses. Portanto, siga orientação adequada de um bom profissional e jamais faça uso destas sem seu devido aval.

Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)

  • Banner Proteína Syntha-6

Você curtiu esse artigo?  

Comente usando seu perfil no facebook


3 comentários em Efedrina, clembuterol e salbutamol: Os efeitos colaterais valem seus resultados?

Deixe seu comentário



Importante
Nós do site Dicasdemusculacao.com, não recomendamos o uso de NENHUM medicamento e/ou suplemento alimentar sem a prévia recomendação de um médico ou nutricionista. Não comece nenhuma rotina de treino sem a supervisão de um profissional da área do esporte. Nós NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS por nenhum dano que as informações contidas neste site venha a lhe causar. Usar sem uma consulta a um especialista na área, será colocar a sua vida em risco. Lembre-se disto!
x