• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Entenda melhor a musculação para idosos

    Entenda melhor por que a musculação pode ser um forte aliado para os idosos

    Comprar Suplemento Creatina da Prozis Sports

    Nos últimos tempos, ou mais precisamente, anos, a busca pela saúde, tanto quanto pela boa forma física, superou quaisquer limites de sexo, condições financeiras ou físicas e, claro, idade.

    É indiscutível que, quando bem praticado, o exercício físico é de extrema valia não só para a preservação da saúde e juventude, mas também para que ambas sejam prolongadas.

    Idoso? Conhece alguém que seja? Pois bem, a musculação pode ser um ótimo aliado nesse período da vida.

    A musculação por sua vez, tem superado fronteiras e limites sendo um dos esportes que mais cresce no mundo, em quaisquer fases da vida. Desde crianças ou adolescentes, a grávidas, deficientes físicos e, claro, idosos vem buscando tal modalidade com diversos objetivos. Não mais tão mistificado como o “esporte dos musculosos” a musculação apresenta diversos outros benefícios em diferentes proporções.

    Hoje, vamos abordar um pouco dos benefícios trazidos pela musculação na terceira idade.

    Prevenção da osteoporose:

    A musculação vem mostrando eficácia no tratamento preventivo e até mesmo na reversão de casos de osteoporose (perda de massa óssea).

    Isso deve-se a capacidade, através dos exercícios resistidos de estimular a massa óssea com cargas (peso).

    Fortalecimento de articulações, ligamentos e tendões:

    Através dos movimentos repentinos da musculação, orientados pela devida carga apropriada, as articulações são fortalecidas e estimuladas a manterem-se firmes em suas ligações. Da mesma forma, os tendões e ligamentos também são fortalecidos pelo reparo muscular que acontece no descanso.

    Cupom de Desconto DDM

    Estímulos metabólicos:

    A musculação, não só em atletas que buscam o grande aumento de massa muscular, possui influências metabólicas. Em determinados aspectos, a musculação ajuda e estimula a síntese protéica, essencial para a reconstrução de diversos tecidos importantes não só para o bom funcionamento do corpo, mas para a homeostase como um todo.

    Controle da Pressão Arterial:

    Há algum tempo ainda acreditava-se que através da alta pressão e força exercidas durante o exercício anaeróbio, poderia interferir no aumento geral da pressão arterial. Isso foi desmistificado na medida em que comprovou-se que essa teoria apenas é válida quando tal exercício é freqüente em alta intensidade, o que não é o caso da musculação.

    Inclusive, deve-se salientar que a musculação, quando bem praticada, ainda ajuda a manter uma respiração correta e adequada.

    Previne diabetes:

    A musculação, como citada, interfere em diversos processos metabólicos. Um deles, é a síntese de carboidratos e a melhoria a sensibilidade insulínica. Desta forma, é uma ótima opção também aos diabéticos.

    Aumento da força, massa muscular e coordenação motora:

    A musculação também é eficaz ao aumento de força em idosos, tanto quanto na coordenação motora. O primeiro fator deve-se principalmente ao aumento da massa muscular magra e o segundo, aos estímulos neuromotores que a musculação proporciona.

    Conclusão:

    Não devemos obviamente, confundir o esporte competitivo com a musculação funcional ou de bem-estar. Desta forma, deve-se sempre buscar um planejamento adequado para seus objetivos e suas necessidades individuais.

    Claro, é importante lembrar que existe sim esporte competitivo, inclusive no fisiculturismo para a terceira idade, mas também deve-se lembrar que o preparo também é individual e voltado para as necessidades do atleta.

    No geral, a musculação é um dos esportes mais seguros e indicados em um geral para a terceira idade por não promover grandes impactos prejudiciais nas articulações (como uma corrida, por exemplo) ou até mesmo por melhorar o metabolismo como um todo.

    E então, ainda se acha velho demais para começar a praticar esse maravilhoso esporte?

    Artigo escrito por Marcelo Sendon

    Um Comentário

    1. jaciara de oliveira souza 5 anos atrás


    /* */