• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Entenda melhor sobre a sinergia muscular

    Sabe o que é a sinergia muscular? Ela é muito importante na hora de se fazer a sua rotina de treinos. Conheça melhor!

    Comprar Whey Isolado VP2

    Você já deve ter ouvido falar sobre alguns errinhos freqüentes sobre sinergia muscular, não é mesmo?

    A sinergia faz a diferença para diversos aspectos. Mas você sabe o que é sinergia?? Descubra nesse artigo.

    Não treinar peito no dia após o treino de tríceps ou não treinar bíceps no dia após costa, são alguns exemplos desse tipo de erro.

    [ad#2]Mas, muitas vezes, sinergia muscular vai um pouco além disto. Sinergia muscular, envolve todos os músculos do corpo, inclusive os estabilizadores (controle). Músculos tão ou mais importantes quanto os principais que, indiretamente acabam sendo trabalhados juntamente com os grupos primários.

    Os grupamentos musculares auxiliares ou de estabilidade são como se fossem o alicerce de uma casa, onde as paredes constituem grande parte da proteção e da estabilidade, mas necessitam ser fixadas em algum ponto mais firme (e nem sempre tão visível).

    Cupom de Desconto DDM

    Um exemplo clássico, é o abdômen. Talvez esse grupamento muscular seja o que gere maior estabilidade para quase todos os exercícios. Desde o levantamento Terra, até a extensão de tríceps, agachamento livre e, pasme supino. Aliás, você já deve ter bem observado que é comum sentirmos dor (principalmente na região oblíqua do abdômen) após um treinamento pesado com exercícios compostos, não é mesmo? Isso deve-se a as contrações que chamo de semi-involuntárias exercidas pelo corpo durante o exercício para aderir estabilidade e fixar alguns pontos.

    Seria praticamente impossível realizar uma boa extensão de tríceps sem uma contração bem-feita no abdômen. Você, provavelmente bambearia de um lado para o outro.

    Outro ponto muito comum na estabilidade física, é a musculatura da região lombar que ajudar a manter não tão somente a estabilidade, mas a estrutura e a postura. Você consegue imaginar a realização de um pulldown (principalmente o nuca) sem uma contração adequada desta região? Provavelmente, você curvaria a coluna para frente, fazendo um semi-arco e, realizaria o exercício comprimindo e sobrecarregando negativamente as vértebras da coluna. A capacidade de isolar e atingir a musculatura desejada também seria de menor eficácia. Além disso, devemos ficar sempre atentos a lesões nessa região, que podem (e geralmente, de fato comprometem) comprometer todo um trabalho não só na academia, mas nas atividades do dia-a-dia.

    Portanto, é sempre interessante que se saiba onde encaixar os treinos que envolvem músculos auxiliares e estabilizadores pois, eles realmente necessitam de descanso, como qualquer outro grupamento. Aliás, até mais, pois são, geralmente repetidamente recrutados. Além disso, é importante que haja o devido fortalecimento desse tipo de região, como abdômen, lombar, manguito rotator e outros.

    Bons treinos!

    Artigo escrito por Marcelo Sendon

    8 Comentários

    1. Vania 7 meses atrás
    2. Eduardo 2 anos atrás
    3. alex 3 anos atrás
    4. Emergência 3 anos atrás
    5. Danilo 4 anos atrás
    6. Jhacy'Sampaio 4 anos atrás
    7. Jhacy'Sampaio 5 anos atrás
    8. Luciane 5 anos atrás


    /* */