• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Entrevista com a atleta Cyntia Lírios

    Confira uma entrevista feita com a atleta Cyntia Lírios, uma grande promessa nacional no fisiculturismo feminino!

    Cyntia Lírios, uma atleta nova em idade, tempo de carreira e aparições na mídia mas, que vem pouco a pouco ganhando um destaque extraordinário no cenário do fisiculturismo nacional brasileiro e, por que não dizer também no cenário da boa forma?

    Cyntia Lírios treinando para competição

    Comprar Whey Protein Feminino

    Apesar de nova no mundo das competições a Cyntia é uma pessoa bastante tarimbada no mundo da musculação e da boa forma, sem sombra de dúvidas é uma das maiores promessas nacionais. Hoje, conheceremos um pouco mais sobre essa incrível atleta que gentilmente cedeu um pouco de seu tempo para compartilhar um pouco de sua experiência conosco.

    1- Cyntia, primeiramente, obrigado por reservar um pouco de seu tempo para nós do Dicas de Musculação. Sabemos que em uma vida agitada, torna-se cada vez mais difícil algum tempo vago ou para trabalhos secundários. Portanto, para nós é não só um prazer, mas, uma honra recebe-la por aqui. De maneira sintética, conte-nos um pouco a seu respeito. Qual sua origem, idade, altura, peso e outros itens que achar por bem. Você possui formação acadêmica? Qual?

    Eu quem agradeço por pensarem em mim. Obrigada!
    Sou da zona sul de São Paulo, tenho 38 anos, portanto nem tão nova quanto vocês mencionaram, porém nova no mundo Bodybuilding.
    Altura 1,57, em off peso 64, tenho formação em letras e capacitação na educação física no Instituto Biodelta, sou instrutora de musculação desde 1995.

    2- Como você iniciou a prática de atividades físicas, fora (caso tenha tido alguma experiência) e dentro da musculação. O que te levou a tomar essa decisão de ter a musculação como esporte principal em sua vida?

    Faz 21 anos que conheci a musculação eu magrinha, sequinha, logo passei a amar os pesos e fui melhorando meu físico, não demorou passei a ajuda-los com os alunos daquela academia.
    Desde aquela época eu quis competir, via em revistas, moças grandes que frequentavam a academia que eu ajudava, mas eu não podia, pois eu já me dedicava a música e cantava em barzinhos e eventos, somente em 2011 eu entendi que já estava na hora de me dedicar ao meu novo sonho e parei de cantar.

    3- Cyntia, o que te motivou então, a ser uma atleta de elite? Quando você começou a treinar já pensava em seguir carreira de atleta ou a ideia passou a vir na media em que começou a gostar mais dos treinos? Quando percebeu que tinha potencial suficiente para isso?

    A música não permitia o descanso necessário para uma preparação e como eu já havia me dedicado por tantos anos como cantora cronner, eu quis dar início a um novo ciclo em minha vida.

    4- Quais foram suas principais conquistas dentro da musculação até hoje e o que você acha que realmente a fez chegar lá?

    Eu comecei a competir agora em 2012, portanto participei do Estreantes FEPAM como Figure 2 onde tirei o 3 lugar e o Paulista FEPAM na mesma categoria e tirei o 6 lugar.
    Desde então estou em preparação para me encaixar na categoria Woman Physique IFBB e conto com meu técnico Djalma Soares também nesta preparação e esta competição será realizada em Joinville-SC no Sul Brasileiro.
    Como vocês podem ver, a estrada é longa, falta muito ainda.

    Abdômen trincado da Cyntia Lírios

    5- Sabemos que a prática de musculação visando aspectos físicos bastante relevantes por mulheres ainda é um assunto tido com muito TABU e pré-conceitos no Brasil. Quando iniciou seus treinamentos, houve algum tipo de refuta por parte de sua família, amigos e pessoas de sua convivência? Como lidou com isso?

    Com certeza o preconceito ainda é forte em nosso mundo, porém minha família só se chocou por eu ter largado a música, mais nada.
    Quanto aos parentes, vizinhos e o restante, olham pra mim como se eu fosse um alien, mas realmente não me importo.

    Cupom de Desconto DDM

    6- Atualmente, você ainda é vítima constante de pré-conceitos, discriminações e afins? O que pensa a respeito desses indivíduos que julgam sem ao menos conhecer o tema em questão?

    Acho infelizmente que este preconceito não terá fim, pois nosso país realmente consiste de pessoas preconceituosas com quase tudo: raça, crença etc. O fisiculturismo só é mais um que entrou para o Hall das vítimas do preconceito.
    A verdade é que se formos nos importar com isso, não faremos mais nada, o problema é que o Brasil vai perdendo cada vez mais os atletas deste esporte para outros países.

    7- Agora um pouco sobre o lado pessoal da Cynthia, o que você gosta de fazer quando não está treinando ou fazendo algo a respeito do esporte?

    Em minhas horas de lazer, fico em casa curtindo um filminho, ou saio para o cinema, gosto de viajar, chega a ser contraditório minha vida de antes e depois de ser atleta, onde eu passava noites acordada cantando e hoje quase não saio e não é por ter amadurecido e sim por ter trazido a qualidade para a minha vida.

    8- Quando percebeu que a musculação que visa significativas mudanças estéticas não era apenas aquele tempo dedicado aos treinos dentro do ginásio, mas, que também incluía a nutrição, o descanso adequado e outros parâmetros?

    Desde quando conheci realmente a musculação, mas eu sabia que era preciso muita dedicação, por isso demorei tanto tempo para me tornar atleta, só resolvi mesmo quando eu percebi que dava para me dedicar.

    9- Cyntia, poderia nos falar sobre o seu treino, bem como sua dieta, incluindo sua suplementação atual?

    Meu treino é supervisionado pelo meu técnico Djalma Soares e ele consiste basicamente em exaustão e muitas vezes o sistema alemão, muitas repetições e com muito peso, visando definição, resistência e hipertrofia.
    Fico em dieta o ano inteiro, para não sofrer no pré-contest, nesta fase diminui os carboidratos, dando preferência às proteínas.
    Minha suplementação consiste em:
    BCAA, creatina, glutamina, arginina, wazy maize e Whey Protein 100% isolado.
    Só faço uso de pré-treinos no meu último mês que antecede o campeonato, porque nesta fase, ficamos mais debitados e o pré-treino da aquela animadinha.

    10- Qual sua maior dificuldade dentro do esporte? A Dieta? O treino? Outros? O que faz para driblar isso?

    Minha única e maior dificuldade dentro deste esporte é o fator financeiro, tudo muito caro. A falta de Patrocínio muitas vezes me abate, mas não me faz parar.
    Só fico triste e minha tristeza não mudará em nada para as marcas, porém é importante dizer que as marcas dão preferência a MMA e UFC, o louco disso tudo é que os atletas desta modalidade não usam nem um terço de suplementação, ou seja, nós somos os maiores usuários e somos os ignorados, como pode ser isso? Aí entramos naquela questão do país preconceituoso…

    Pose de competição da atleta Cyntia Lírios

    11- Sabendo da importância da atividade física e sabendo dos inúmeros benefícios da musculação, especificamente, o que pensa a respeito de hoje, infelizmente ela não receber a devida atenção e o devido respeito os quais merece dentro do cenário brasileiro?

    Absurdo e Lamentável!

    12 – Para pessoas de sua idade e, também para pessoas de mais idade que pretendem iniciar a prática de atividades físicas, quais são suas principais recomendações e, o que pode dizer à elas com quesito motivacional?

    Que persistam nas atividades físicas, pois além de se sentirem mais dispostos, viverão mais e melhor!
    Digam não para sempre ao Sedentarismo.
    Obrigada por todo carinho que me trataram, quero voltar aqui novamente com meus títulos conquistados.

    Com profundos agradecimentos, foi um grande aprendizado que tenha compartilhado suas idéias, assim como diretrizes, pensamentos e, claro, aspectos pessoais também.

    Seja sempre bem vinda e sinta-se em casa dentro de um site o qual sempre estará de portas abertas a você e todo atleta que faça seu trabalho com tanto fervor e paixão e, obviamente, para pessoas admiradoras do esporte também.



    /* */