• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Quebrando Mitos sobre a Execução do Peck Deck

    Vamos aprender como executar corretamente o exercício Peck Deck, como ajustar o aparelho para uma melhor amplitude e evitar lesões.

    Whey Protein Concentrado

    Fala rapaziada!

    Como já puderam perceber pelo título, no artigo de hoje iremos discutir sobre o Pec Deck, porém, não nos limitaremos somente a descrever a execução deste movimento, já que tentarei abordar também o principal mecanismo de lesão neste aparelho, assim como formas de melhorar a ativação muscular nele.

    Boa leitura!

    EXECUTANDO O PEC DECK

    A primeira coisa que você precisa fazer antes de iniciar o pec deck é ajustar o aparelho ao seu corpo, mexendo não só na altura do banco, mas também na largura dos braços.

    Esta primeira informação parece besta, porém, são poucos os que realmente fazem esses ajustes essenciais. E digo essenciais, pois eles não só irão permitir que o músculo peitoral trabalhe melhor, como também irão evitar que você lesione os ombros.

    O principal movimento trabalhado no pec deck recebe o nome técnico de adução horizontal, que de forma muito simples, seria o mesmo que fechar os seus braços, como num abraço, mantendo seus braços na horizontal.

    O grande destaque/responsável por este movimento é o músculo peitoral maior, como era de se esperar, afinal, trata-se de um exercício realizado no treino de peito.

    Por fim, como o aparelho limita os movimentos deste músculo alvo, exercendo um trabalho apenas em uma articulação, ele é considerado um exercício monoarticular, ao contrário do supino, que é muito mais completo e traz, além da adução horizontal, uma flexão de ombro, por exemplo, recebendo, por conta disso, o nome de multiarticular, recrutando mais articulações e, consequentemente, mais músculos e em maior intensidade.

    Sendo assim, tenha em mente que o pec deck nunca será o carro-chefe de nenhum programa que busca grande desenvolvimento muscular, mas sim um exercício acessório, que poderá ser utilizado como um auxílio para aumentar a intensidade do seu treino.

    EXECUÇÃO: sentado, com as costas apoiadas no aparelho e a postura ereta, realize um movimento de fechar os braços (adução horizontal), até que os dois apoios para as mãos se toquem. Feito isto, vá retornando até a posição inicial, porém, respeitando a amplitude do seu corpo, como veremos abaixo.

    QUAL AMPLITUDE USAR NO PEC DECK?

    Essa é uma pergunta bastante manjada e que abre margem para todo tipo de resposta idiota, sendo a principal aquela da maldita lenda do “use a maior amplitude possível, a fim de alargar seu peitoral!”.

    Whey Protein Complex

    Para começarmos nossa conversa, isso de alargar peitoral não existe. Como disse, é uma lenda bastante imbecil, que foi propagada pela ignorância das pessoas. Segundo, a utilização de uma amplitude bastante grande/exagerada, não vai te trazer benefício algum, muito pelo contrário, pois um músculo alongado perde a capacidade de gerar tensão, ou seja, trabalha menos e também perde força.

    Whey Protein Concentrado

    Em outras palavras, essas grandes amplitudes só irão alongar seu peitoral, diminuindo o trabalho dele… Foi justamente por isto que falei dos ajustes do aparelho logo no início, uma vez que as travas devem ser fixadas na amplitude ideal para o seu corpo.

    Bom, mas afinal, qual seria ela, então?

    Minha recomendação seria “sentir” o trabalho muscular, prestando atenção no momento em que ele começa a cair, ou seja, quando o exercício parece ficar mais leve/fácil. Descoberto este momento, trave o aparelho num ponto anterior a ele, para evitar entrar nessa fase mais fácil, com bastante alongamento, garantindo que a intensidade fique alta o tempo todo.

    Caso você não tenha maturidade para fazer isto, não conseguindo sentir o ponto, recomendo voltar com os braços apenas até que eles formem uma cruz certinha com seu tronco.

    COMO EVITAR LESÕES NO PEC DECK?

    Mais uma vez, a primeira recomendação é a de ajustar o aparelho ao seu corpo, respeitando corretamente a amplitude que mencionei acima, pois, quem abusa dela, acaba, ao final do movimento, fazendo uma coisa chamada de abdução com rotação externa de ombros, que de forma muito simples e grosseira seria como torcer seu ombro para fora e para trás, tirando toda a proteção da articulação, expondo os ligamentos a sérios riscos de lesão!

    Para evitar isto, basta fazer o pec deck numa amplitude correta e fim de papo!

    CONCLUSÃO

    No artigo de hoje, vimos como executar o pec deck e para que ele serve. Além disso, procurei focar bastante na questão das adequações do aparelho ao seu corpo, uma vez que os ajustes corretos irão não só evitar lesões, como também aumentar o recrutamento do nosso músculo alvo, o peitoral maior.

    Ficamos por aqui! Espero ter ajudado um bocado com este artigo no desenvolvimento do senso crítico de vocês e também tirado dúvidas sobre o pec deck! Não se deixem orientar por amadores e aventureiros: aceitem APENAS informações de profissionais altamente qualificados e atualizados, que sabem do que estão falando, pois estudam constantemente, conhecem a prática de trabalho e se baseiam em ciência, e não em achismos, lendas e tradições.

    Bons treinos e até a próxima!

    Whey Protein Concentrado

    Whey Protein Isolado


    /* */