• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Exercícios de weightlifting são interessantes para o bodybuilder?

    Será que exercícios de outra modalidade, como os weightlifting, podem ser adaptados e incluídos na rotina do praticante de musculação? Descubra neste artigo!

    Um dos esportes básicos de força os quais é mais conhecido no mundo, até mais do que o próprio fisiculturismo, é o weightlifting. Praticado nas Olimpíadas desde o ano de 1896, em Athenas, por 7 atletas. Mais tarde, foram ainda instituídos os tipos de levantamento, como o com as duas mãos e o triplo.

    levantamento-terra-weightlifting

    Comprar Whey Isolado VP2

    Essa é uma modalidade a qual é competida em diferentes grupos e categorias, normalmente de peso. Os grupos e modalidades dentro dessa modalidades podem ser descritos basicamente como arranco e arremesso. No primeiro caso, o atleta levanta a barra do chão até acima da cabeça sem quaisquer pausas. Já no segundo, o atleta realiza o movimento em dois tempos, levando a barra do chão ao peito e do peito acima da cabeça.

    Entretanto, apesar deste esporte ser mais conhecidos do que o fisiculturismo, ele parece ser menos praticado. Normalmente, pessoas que praticam o weightlifting visam quesitos competitivos, enquanto no caso do fisiculturismo a grande maioria apenas visa a questão estética. Diante disso, os treinamentos, normalmente, tem grandes diferenças e não necessariamente exercícios que são convenientes para ambas as modalidades. No entanto, será que existe algum exercício que os praticantes de musculação possam aproveitar dos weightlifting para obter estímulos diferentes? Descobriremos…

    Pode ser útil a utilização de exercícios de weightlifting para o bodybuilding?

    A resposta é clara: Sim, mas desde que haja bom senso, isso é, desde que a segurança em primeiro lugar não seja negligenciada e em segundo lugar, desde que haja uma efetividade na utilização daquele determinado exercício.

    Utilizemos, por exemplo, exercícios os quais são executados por weightlifters a fim de fortalecimento e estabilização, fazendo então com que eles muitas vezes desprendam grande tempo nestes. Exercícios esses que muitas vezes ao bodybuilder são totalmente desnecessários e uma grande perda de tempo. Por outro lado, o bodybuilder pode fazer proveito de básicos da musculação da maneira menos tradicional dentro do esporte, como utilizando os desenvolvimentos em pé, os quais podem apresentar vantagem pela instabilidade do movimento, fazendo com que o corpo por si só busque um melhor controle biomecânico.

    Esses exercícios os quais buscam estabilidade, normalmente recrutam unidades neuromusculares as quais são meramente recrutadas através do treinamento convencional com peso ou mesmo em máquinas, utilizado pelos bodybuilders.

    Vários são os atletas que fazem esses tipos de levantamentos e entre eles podemos citar os desenvolvimentos de ombros em pé, os agachamentos livres feitos e os velhos levantamentos terra. Logicamente, que quando executados por musculadores são usadas variações mais típicas do bodybuilding, mas perceba o grande uso desses outros exercícios, principalmente em períodos de offseason.

    O offseason é o melhor tempo para a realização de exercícios de weightlifting

    agachamento-livre-weightlifting

    Ao falarmos dos exercícios de weightlifting que visam a utilização de princípios básicos da musculação, falamos de uma necessidade de potência alta, bem como de uma prevenção adequada para o risco de lesões. Desta forma, sem sombra de dúvidas, esses são exercícios indicados não para o período de secagem e muito menos de pre-contest, para os que visam algum tipo de competição. Isso nos leva a crer que esses sejam exercícios que devam ser realizados no offseason.

    Durante o período de offseason o atleta encontra-se com níveis energéticos mais altos, fazendo com que seja possível um treinamento mais explosivo, consegue uma melhor prevenção de articulações, pela retenção hídrica, consegue também um melhor nível energético para controle do peso e consequentemente melhora na estabilidade, diferente do período de pre-contest onde esses gastos tornam-se desnecessários.

    Cupom de Desconto DDM

    Além disso, o rendimento nos treinos básicos e que visam consolidações brutas, não detalhes, faz-se mais do que conveniente nesse tempo.

    Assim, se há realmente um período o qual valha a pena e é extremamente indicado o uso de exercícios do weightlifting no bodybuilding, esse é o offseason.

    A segurança não deve ser negligenciada

    Se há algo que admiro muito nos powerlifters, strongmans e também nos weightliftings esse é o cuidado que eles costumam ter em seus treinamentos. Cuidados esses que envolvem desde princípios biomecânicos até a utilização de equipamentos de segurança, variando desde munhequeiras até cintos, faixas e outros apetrechos de treinamento.

    Diferente de muitos bodybuilders negligentes e dependentes de máquinas, esses atletas necessitam proteger-se pelo alto grau de risco de lesão pela instabilidade de seus movimentos. Dessa forma, ao executar um exercício de weightlifting básico, o bodybuilder deve seguir princípios de segurança, a fim de não acarretar prejuízos os quais podem ser irreversíveis.

    Considere o uso de todas as proteções necessárias sim, mas não sobrecarregue o corpo com elas também, afinal não queremos um corpo o qual não tenha estabilidade sem estes itens.

    Vídeos de exercícios de weightlifting adaptados ao bodybuilding

    No minuto 3:14, Jay Cutler faz o exercícios de desenvolvimento com ombros em pé pela frente, exercício muito utilizado pelos weightliftings. Veja o vídeo:

    Neste vídeo poderemos ver o atleta Kai Greene executando uma variação do levantamento terra, usando a barra entre as pernas, muito utilizada por atletas de weightliftings, causando uma dificuldade a mais no exercício e propondo um novo estímulo ao organismo. Veja o vídeo, o exercício começa no minuto 1:29.

    No vídeo abaixo podemos ver o Jay Cutler executando o agachamento pela frente, propondo um novo estímulo e fazendo com que o corpo tenha de obter nova estabilidade na execução do exercício. Veja o vídeo:

    Conclusão:

    Principalmente em offseason, os exercícios de weightlifting são muito convenientes ao bodybuilder, na medida em que possibilitam uma maior necessidade de estabilização, proporcionam variações diferentes e são ótimos exercícios para a construção bruta de massa muscular.

    Entretanto, é necessário saber quais são as prevenções de segurança necessárias para tais e jamais sobrecarregar desnecessariamente quaisquer partes do corpo.

    Bons treinos!

    Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)



    /* */