• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    Conheça 3 fatores que atrapalham seus ganhos na musculação

    Descubra 3 fatores que vem atrapalhando os ganhos de muitos praticantes de musculação e aprenda a corrigi-los e adaptar-se.

    Todo aquele que leva a musculação a sério, seja por razões estéticas, por razões relacionadas à saúde ou mesmo por esporte profissional, sabe que os ganhos são possíveis sim de acontecer, mas a necessidade de trabalho sério, dedicação e paciência são mais do que essenciais para isso. Além disso, o praticante de musculação que leva o esporte a sério sabe que é necessário abdicar de muitas coisas, abrir mão de outras e sempre balancear adequadamente o quanto ele visa de resultados com o quanto precisa fazer. Muitas vezes eu recebo perguntas como: “eu queria ganhar massa, mas não consigo largar a cerveja do fim de semana”, “eu queria fazer uma dieta, mas não tenho tempo de me alimentar”… Enfim, perguntas como de uma pessoa que se não entender a musculação como ela é, não terá o máximo de resultados que ela poderia proporcionar.

    fatores-que-atrapalham-musculacao

    Comprar Whey Isolado VP2

    Este artigo serve para mostrar alguns fatores da vida que podem atrapalhar os seus ganhos e que você deve driblá-los. Como supracitado, não adianta querer fazer dieta e falar que não tem tempo, não adianta querer usar um suplemento e encher a cara no fim de semana. Enfim, são coisas que estão em nossos habitos e que devemos aprender a controlar. E não falamos para abrir mão completamente, mas para entender e aprender a controlar.

    Portanto, a fim de esclarecimento e a fim de que você se atente mais a alguns pontos, hoje falaremos sobre alguns fatores da vida que atrapalham seus ganhos na musculação.

    1- Festas frequentes e noitadas

    Não há nada mal em sair a noite e se divertir com sua namorada, esposa ou mesmo com os amigos. Isso é saudável e se feito com responsabilidade, pode incrementar seu ciclo social de maneira ampla. Todavia, sair a noite implica em alguns pontos fundamentais que afetam o praticante de musculação.

    baladas

    O primeiro deles é a falta de alimentação contraposta a um esforço maior (pois, você está acordado) o qual poderá gerar um déficit energético e isso é prejudicial tanto em bulking, por questões óbvias, quanto em cutting, pois lembre-se que o corpo já estará “debilitado com a dieta”. Mesmo quando há uma possível alimentação, ela não costuma ser das melhores. Boates, normalmente não disponibilizam mais do que petiscos, lanches e algumas frituras. Certamente, longe de serem opções válidas. Logo, como você não carregará consigo marmitas, deverá ter em mente que será necessário se alimentar antes de ir.

    O segundo fator é o impacto hormonal. No sono, produzimos testosterona, secretamos GH na fase REM, produzimos outros hormônios, como IGFs, e esse é um período extremamente anabólico. Esses hormônios não serão devidamente produzidos se estivermos acordados e tampouco terão grande eficácia. Além disso, hormônios como o cortisol estarão em alta, pelo cansaço e a falta de alimentação. O cortisol é um dos hormônios mais catabólicos do corpo, resultando então em perda de massa muscular. Durante o sono, que não acontece nesse momento, o corpo também não entra em estágio de relaxamento e neurotransmissores como o GABA são mal secretados. A falta de descanso também resulta em catabolismo muscular e em fadiga central e periférica.

    Sair a noite não é algo de outro mundo e não é algo que um praticante de musculação não pode fazer, mas ele deve ter em mente que se isso se tornar algo frequente, certamente prejudicará seus resultados.

    2- Consumo de álcool

    O álcool é uma das drogas mais frequentes na sociedade moderna, e uma das mais antigas também. Legalizado, pode ser consumido da maneira que chamam de “social” ou da maneira “extravagante”. Independentemente de como se consome o álcool o que costuma mudar mesmo é a quantidade ingerida e nada mais. Os efeitos metabólicos do álcool são os mesmos e podem se tornar mais potentes quando ingerido em grandes quantidades e podem ser atenuados se ingeridos em quantidades moderadas, mas não deixarão de existir.

    Cupom de Desconto DDM

    O álcool é uma substância que possui 7kcal por grama, ou seja, mais calórico do que carboidratos e gorduras e pode ser armazenado em forma de gordura corpórea caso haja superávit energético metabólico. Além disso, para sua metabolização, ele desprende água do corpo e desidrata os músculos, fazendo com que eles percam não somente água, mas glicogênio também, assim como o tecido hepático (é por isso que o consumo de álcool tem demonstrado tantos quadros de hipoglicemia). Para sua metabolização ainda, são desprendidas enzimas hepáticas as quais são degradadas pouco a pouco e com uma solicitação excessiva dos hepatócitos, a tendência é que eles sofram morte, resultando em problemas, por exemplo, como a cirrose hepática.

    Até algum tempo atrás, popularizava-se a idéia do consumo, por exemplo, da cerveja no pós-treino a fim de estabelecer os níveis energéticos (pela cevada) e também de hidratar o corpo, pois a cerveja possui eletrólitos próximos aos que necessitamos pós-atividade física. Recentemente, na JISSN foi publicado um artigo o qual mostra que o consumo de água com eletrólitos e o consumo de cerveja pós atividade física demonstraram A MESMA HIDRATAÇÃO nos voluntários, apesar da cerveja ser questionada pelo fator desidratação devido ao álcool. Porém, consideremos que a cerveja possui pouco álcool e o estudo unicamente avaliou o fator de hidratação e não os outros inúmeros fatores da metabolização do álcool.

    chopp-no-barzinho

    Muitas fontes referenciam, por exemplo, o vinho com o resveratrol, e de fato ele possui esse antioxidante. Porém, o SUCO DE UVA NATURAL também possui. Então, por que optar pelo álcool?

    Obviamente, não existe nada mal em beber socialmente esporadicamente, como um champagne em um casamento ou um vinho em um jantar a dois. Porém, isso não pode ser frequente, principalmente para indivíduos que fazem uso algum tipo de ergogênico fármaco. Do contrário, o impacto hepático será extremamente alto.

    Níveis de testosterona também costumam ser moderadamente afetados com o consumo de álcool, principalmente quando ele é feito de maneira crônica.

    Portanto, se você realmente quer ter ganhos significativos na musculação, comece a excluir pouco a pouco o hábito do consumo de álcool.

    3- Não ter tempo para planejar suas refeições

    A alimentação é um dos pilares fundamentais para obter bons resultados na musculação. Se não temos substratos suficientes, não conseguimos fornecer energia ao corpo e nem disponibilizar importantes nutrientes para as inúmeras sínteses corpóreas, como a muscular (protéica) ou mesmo a hormonal, que altamente influencia no metabolismo como um todo.

    Muitas pessoas justificam o fato de não fazerem dieta simplesmente por não terem um possível tempo para preparar suas refeições. E é fato que nos dias de hoje, tempo é tão precioso quanto dinheiro. Preparar as refeições de maneira adequada demanda tempo, demanda preparo prévio, demanda os alimentos presentes para serem usados e tudo isso requer PLANEJAMENTO.

    Dificilmente conseguimos manter nossa dieta adequadamente se não estamos preparados para comer o que necessitamos a qualquer hora e em qualquer lugar. É importante ser preciso nesse aspecto e não procurar improvisar sempre. Aliás, o improviso deve ser a ÚLTIMA COISA a ser feita. Do contrário, você sempre acabara em prejuízo na dieta.

    planejamento-das-refeicoes

    Portanto, tenha sempre suas marmitas ou coqueteleiras em mãos. Tenha sempre presente consigo alternativas práticas, mas o mais importante de tudo, não deixe de planejar com antecedência. Assim como uma pessoa estuda para o seu vestibular com antecedência, você deve montar seu cardápio com antecedência a fim de conquistar dia a dia seus resultados e não perder os que já foram construídos.

    Conclusão:

    A vida deve ser vivida com o máximo de intensidade e aproveitando a cada momento sempre, pois cada um deles é único. Entretanto, se não temos em mente que alguns simples fatores podem nos atrapalhar grandemente, certamente teremos prejuízos os quais alterarão nossos resultados e/ou até mesmo nos farão perder os já conquistados.

    Assim, procure modificar sua postura e saiba que algumas abdicações serão necessárias para atingir êxito. Lembre-se que o que é esforço hoje, será motivo de glórias amanhã.

    Bons treinos!

    Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)



    /* */