• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    HMB: O que é, quais benefícios e como tomar

    Aprenda mais detalhes sobre o suplemento HMB, um suplemento que pode ajudar na sua recuperação e ganho de massa. Conheça seus benefícios, modo de usar e o porque usar.

    Alguns suplementos alimentares são bastante conhecidos pelos praticantes de musculação, por exemplo, os BCAAs, as proteínas em pó, os hipercalóricos ou mesmo suplementos vitamínicos e/ou minerais. Entretanto, existem suplementos os quais são pouco elucidados entre esses praticantes de esportes, mas que demonstram cientificamente uma grande eficácia tanto no aumento de massa muscular, quanto na redução da gordura corpórea e mesmo na prevenção do catabolismo muscular. Entre esses suplementos, um dos que mais tem sido estudado é o HMB.

    hmb-suplemento-forca-recuperacao

    Mas, o que significa HMB? Como ele pode ajudar um praticante de musculação? Ele possui efeitos colaterais? E quais são suas principais formas de uso? Essas e outras perguntas serão respondidas no decorrer do artigo, para que você possa conhecer melhor esse suplemento, possa utilizá-lo e obter seus melhores resultados.

    O que é o HMB?

    O HMB é o Ácido β-Hidroxi β-metilbutírico (β = beta), um metabólito do aminoácido L-Leucina, um dos aminoácidos essenciais ao corpo humano e constituinte dos aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs). Ele é sintetizado pelo corpo humano, naturalmente, mas também pode ser obtido via suplementação, já que o corpo produz quantidades pequenas.

    Como se sabe, a L-Leucina possui grande influência na principal via de síntese anabólica e/ou proteica do corpo, a que envolve processos relacionados com a mTOR. Após a conversão da L-Leucina em KIC (cetoisocaproato), ele então faz com que haja derivações para o HMB, que no corpo humano tem ação poupadora de aminoácidos, evitando assim o catabolismo muscular.

    Sendo de extrema importância no metabolismo natural do corpo para evitar a degradação proteica, podemos considera-lo como essencial na sinalização do anabolismo muscular, resultando em aspectos de síntese proteica otimizados.

    embalagem-optimum-nutrition-hmb

    Por que usar HMB nos esportes

    Todos sabemos que a síntese proteica para um esportista, seja ele de qual modalidade for, é essencial para promover aspectos como o aumento e/ou manutenção de massa muscular, redução da gordura corpórea, aumento da taxa de recuperação dos inúmeros tecidos do corpo, diminuição da fadiga, aumento no rendimento do treinamento, otimização da produção e secreção hormonal e etc. Basicamente, todos os seres humanos dependem diretamente ou indiretamente da síntese proteica, tanto que pode-se dizer que o turn over proteico é o que mantem a vida.

    O HMB é utilizados nos esportes com o intuito de aumentar as taxas de síntese proteica e de conservação muscular na medida em que poupa a degradação proteica, seja em períodos de déficit energético ou não (em maior tendência a períodos e déficit energético).

    Quando em offseason, o HMB é utilizado para aumentar a síntese proteica e otimizá-la bem como diminuir as perdas musculares por conta do treinamento, que é extremamente intenso. Já no período de cutting, ele é ainda mais essencial, pois sabemos que os carboidratos tem efeito poupador de proteínas, ou seja, através dos carboidratos, há uma menor degradação proteica. Dessa forma, o HMB agirá evitando que você perca músculos durante o cutting. Evitando perder músculos, inclusive, você mantém seu metabolismo sempre ativo e também consegue perder gordura de maneira mais rápida, eficaz e saudável, pois sabemos que o tecido muscular é essencial para a vida humana e para o desempenho esportivo também.

    Alguns estudos conseguem evidenciar cerca de 7% de aumento de força em indivíduos, com o uso de cerca de 3g do HMB por dia. Outros estudos, evidenciam um menor dano às fibras musculares durante e após as atividades físicas.

    O HMB, em menor escala, também tem sido utilizado com indivíduos praticantes de esportes de endurance, como ciclismo. Esses atletas desempenham melhor performance e melhor recuperação após os treinamentos e/ou competições com a utilização do suplemento.

    Portanto, de maneira ampla, pode-se dizer que hoje o HMB é uma das maiores evoluções do mercado de suplementos e um suplemento ainda desconhecido e desconsiderado pela maioria das pessoas.

    Benefícios do HMB

    Podemos concluir então que o HMB é um suplemento que pode nos trazer bons benefícios, como:

    • Aumento da força;
    • Aumento da massa muscular;
    • Melhor recuperação muscular;
    • Diminuição da gordura corporal;
    • Aumento e otimização da síntese proteica;
    • Minimiza a perda de proteínas.

    mix-de-hmb-diversas-marcas

    Além de tudo é um suplemento que custa relativamente barato, o que não irá sacrificar o seu orçamento. O custo hoje, no Brasil, está na faixa de R$100 um suplemento que dura uma base de 30 a 45 dias. Portanto pode ser um bom investimento.

    Como o HMB deve ser usado?

    O HMB normalmente é utilizado em porções de 1-1,5g divididos em 1-3 tomadas ao dia. Por exemplo, pode-se usar o HMB em três doses diárias de 1g ou apenas em duas doses diárias de 1,5g, completando sempre 3g por dia.

    Os períodos mais comuns do uso do HMB estão ao acordar, antes de dormir, antes do treino e depois dos treino (momentos mais importantes). Mas, tudo dependerá de acordo com o que você objetiva e com as dosagens utilizadas. Ele pode ser utilizado com outros suplementos, pois não tem interação negativa.

    Os HMB possui efeitos colaterais?

    Não! O HMB é um composto produzido pelo próprio corpo humano e ele não vai apresentar efeitos colaterais e muito menos causar efeitos relacionados com o ganho e gordura ou algo do gênero.

    Conclusão:

    Sendo um derivado de um dos mais importantes aminoácidos para o corpo humano, o HMB tem sido pouco considerado entre esportistas amadores ou que não tem o devido conhecimento da substância. Entretanto, ele pode grandemente ajudar no aumento da massa muscular, na redução da gordura corpórea ou até mesmo na manutenção da massa muscular, o que é essencial para quaisquer indivíduos.

    Porém, lembre-se que ele é necessário sempre estar aliado com boa dieta, bom treinamento e bom descanso, tudo isso sinergicamente organizado.

    Boa suplementação!

    Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)



    /* */