• Banner pré-treino 1 M.R da Pekool

HydroWhey X ISO-100: Qual o melhor whey protein hidrolisado?

POR -

Veja uma comparação entre dois dos grandes suplementos de whey protein hidrolisado e veja qual deles é o melhor: HydroWhey ou ISO-100?

O whey protein é resultado da extração de uma pequena fração do leite, conhecida como “soro do leite”, a qual possui uma digestibilidade proteica altíssima, além, claro, de um alto valor biológico e alto PDCAAs. Quando esta, por sua vez é extraída, obtemos diversos produtos, dos quais variam desde queijos à suplementos nutricionais, em suas diferentes formas, incluindo as formas mais conhecidas hoje de obtenção de um produto final a base de whey protein: falo das versões concentrada, isolada e hidrolisada, representando graus de complexidade proteica do mais complexo ao mais simples, porém, com uma tecnologia inversamente proporcional a isso (e custo também).

Qual é o melhor whey protein hidrolisado?

Especificamente falando do whey protein hidrolisado, este é resultado de uma microfiltragem de whey protein de altíssima tecnologia, a qual proporciona um grau ímpar de pureza (ou seja, retirada de praticamente todos seus carboidratos, lipídios e contaminantes) e, ainda este, é parcialmente ou totalmente hidrolisado, ou seja, quebram-se através de reações enzimáticas suas ligações peptídicas, deixando apenas aminoácidos e alguns peptídeos presentes em sua composição. Isso, naturalmente ocorreria no trato gastrointestinal, mas, fazendo-o anteriormente a ingestão, além de ser possível a melhor e mais rápida entrada desses aminoácidos na corrente sanguínea, evitamos ainda alguns problemas aos alérgicos à proteína do leite ou pessoas com dificuldade na digestão proteica.

Dentre os inúmeros produtos que obtemos nesse seguimento, talvez dois dos mais citados e, comumente tidos como “melhores” tratam-se do HydroWhey, designado pela Optimum Nutrition e o ISO-100, produto da Dymatize Nutrition. Esses dos whey protein hidrolisados, apesar de altíssima e ímpar tecnologia, apresentam vantagens e desvantagens e, hoje, conheceremos algumas delas.

Primeiramente, avaliando a matéria prima, indiscutivelmente ambos são carros chefes no mercado de suplementos nutricionais. Desta forma, essa não seria uma boa forma de identificar qual é o melhor ou o pior produto, visto a igual qualidade de ambas.

Entretanto, ao teor proteico, propriamente dito em cada um dos produtos, o HydroWhey apresenta 30g de proteínas em uma porção de 39g de produto, enquanto ISO-100 apresenta 25g de proteína numa porção de 28g do produto. Desta forma, fazendo uma rápida conta de quantidade proteica por gramas, obtemos que, o HydroWhey possui 0,76 proteína/g. Já o ISO-100 possui 0,89 proteína/g, ou seja, com uma leve vantagem para o produto da Dymatize Nutrition. Apesar disso, devemos ter em nossa mente que, além de a diferença ser pequena, devemos nos preocupar não só com a quantidade de proteínas presentes em nosso suplemento proteico, mas, principalmente com a ingestão de proteínas em quantidade diária.

Ainda falando de concentração, encontramos cerca de 1,5g de carboidratos na porção de ISO-100 (unicamente no sabor de Cookies n’ Cream), enquanto na Hydrowhey encontramos uma quantidade maior, a qual varia de 2-3g a depender do sabor. Ambas, livres de açúcares e, em especial de lactose, apenas possuem essas quantidades muito provavelmente devido aos seus flavorizantes. Entretanto, isso não deve ser uma preocupação, mesmo em situações onde se visa a redução de gordura corpórea.

Whey Protein Hidrolisado: HydroWhey da Optimum Nutrition

Quando falamos ainda, nesses saborizantes, devemos saber que as proteínas isoladas e/ou hidrolisadas, normalmente são de textura mais fina, rala e com sabor MUITO menos acentuado do que os típicos whey protein concentrados e mais consumidos no mercado. Já esses dois, possuem sabor muito acentuado e, normalmente elogiados pela maioria de seus consumidores. Em especial os sabores de banana, baunilha e chocolate da Dymatize e o de chocolate da Optimum Nutrition. Desta forma, perante a essa quantidade de carboidratos, podemos dizer que, nada mais justo, principalmente quando comparamos com whey protein isolados ou hidrolisados que possuem carboidratos (e, em tempo, muitas vezes se quer são isentos totalmente de lactose) e gosto muito mais indesejável, não é mesmo?

Banner Proteína HydroFusion da Pekool

Seguindo ainda o ratio dos macronutrientes, devemos saber que, alguns whey isolados e hidrolisados possuem lipídios. Muitos por adição (normalmente de MCTs ou de espessantes) ou por outros fatores como a própria matéria do produto. Hydrowhey da Optimum Nutrition apresenta 1g de lipídios em sua porção, justamente para tornar o produto mais cremoso. Esse lipídio, basicamente se deve ao óleo de girassol. Já ISO-100 da Dymatize Nutriton não possui lipídios em sua composição. Obviamente, isso não torna Hydrowhey algo pior ou menos conveniente, visto que a quantidade é mínima, não apresentando impactos metabólicos significativos.

Por fim, normalmente, muitos costumam associar essas proteínas com períodos de definição muscular. Portanto, período esse em que muitos também se preocupam com a ingestão de sódio. ISO-100 possui cerca de 50-80mg de sódio em sua porção, frente a Hydrowhey que apresenta o dobro e, até mais, sendo variada essa quantidade de 160-210mg de sódio. Apesar da porção do produto de Hydrowhey ser 11g maior, as quantidades são relevantemente superiores quando comparado ao primeiro caso.

Mas afinal, qual dos produtos escolher?

Falando de Dymatize Nutrition e Optimum Nutrition, fica difícil eleger um produto de ambas as marcas como ruim para consumo. Aliás, as marcas são hoje referência em todo o mercado do ramo. Apesar disso, falando especificamente de seus whey protein hidrolisados, ambos representam produtos MUITO semelhantes, de igualdade em qualidade de matéria prima, de praticamente igualdade em teor proteico e com baixas diferenciações em outros ratios de nutrientes.

Mas temos que escolher um não é verdade? Pois então eu ficaria com o suplemento da Dymatize, o ISO-100. Além de tudo o que já foi relatado e comparado aqui entre os dois produtos, seu valor acaba sendo mais em conta do que o de seu concorrente, fazendo com que ele seja eleito, em minha opinião, como o melhor produto entre os dois.

Whey Protein Hidrolisado: ISO-100 da Dymatize Nutrition

Por fim, vale concluir que, hoje no Brasil, o gasto com suplementos nutricionais, caso esse seja bem feito, deve mesmo assim ser cuidadosamente avaliado, observando as reais necessidades e eficiências dos produtos adquiridos. Será que um whey protein hidrolisado vai ser tão melhor a ponto de custar o quádruplo de um whey protein concentrado? Será que um whey, por possuir 1 ou 2g a menos de proteínas, é inferior a outro? Cuidados do tipo devem sempre ser tomados! Seja esperto!

Por fim, em efeitos fisiológicos e, principalmente em efeitos macros, os quais conseguimos observar a curto e longo prazo também, quaisquer dos produtos são ÓTIMAS escolhas, sendo ambos efetivos e convenientes para a mesma finalidade (que, acima de tudo é o fornecimento proteico de alta qualidade e fácil digestibilidade) devendo mais importar aquele que melhor atender seu bolso, que, efetivamente fará a diferença nesse caso.

Decidiu qual dos dois você vai querer? Então vou deixar aqui indicação de onde encontrá-los a um bom preço. Para comprar o HydroWhey da Optimum Nutrition, clique aqui. Já se você acha que o melhor é o ISO-100 da Dymatize Nutrition, clique aqui.

Artigo escrito por Marcelo Sendon
@marcelosendon

  • Banner Whey Hidro Fusion da Xcore

Você curtiu esse artigo?  

Comente usando seu perfil no facebook


4 comentários em HydroWhey X ISO-100: Qual o melhor whey protein hidrolisado?

Deixe seu comentário



Importante
Nós do site Dicasdemusculacao.com, não recomendamos o uso de NENHUM medicamento e/ou suplemento alimentar sem a prévia recomendação de um médico ou nutricionista. Não comece nenhuma rotina de treino sem a supervisão de um profissional da área do esporte. Nós NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS por nenhum dano que as informações contidas neste site venha a lhe causar. Usar sem uma consulta a um especialista na área, será colocar a sua vida em risco. Lembre-se disto!
x