• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    INMETRO testa qualidade do whey protein concentrado

    O INMETRO testou 15 marcas nacionais e seus whey protein concentrados e chegou a conclusão de que 14 delas não passaram em seu teste.

    SONY DSC

    Comprar Suplemento de Cafeína Pura

    É amigos, depois da febre de laudos, que aconteceu final do ano passado, e descobertas de irregularidades na maioria dos Whey Protein do mercado nacional, a fiscalização do governo passou a ser muito mais severa. O que era para ter acontecido antes, está acontecendo agora, este ano, infelizmente.

    No inicio do ano a ANVISA refez inúmeros testes com diversos whey proteins (confira o resultado) e desde lá ela tem testando outras marcas e tendo um controle de qualidade mais rigoroso. Agora foi a vez do INMETRO, órgão tem um rigoroso controle de qualidade, fazer testes com 15 marcas de whey protein concentrado, que ainda é a versão mais consumida pelos brasileiros.

    Foram testadas as seguintes marcas: Probiótica, Integral Médica, EAS, DNA, Universal, Solaris, Body Action, STN Steel Nutrition, Voxx, Dynamic lab, Max Titanium, Met-Rx, Sport Pharma, New Millen e Nature’s Best.

    Os critérios de analise foram: analise de gramas de proteína por porção, quantidade de proteína escrita no rótulo, quantidades de carboidrato descrita no rótulo, origem da proteína, busca por substâncias não mencionadas, comprovação total do rótulo. É amigos, como vocês podem perceber o pessoal do INMETRO não veio para brincar.

    Agora vamos saber quem foi aprovado e quem não foi. Esse é o ponto chave da noticia.

    Sinto informar a vocês, mas no teste referente a comprovação total do rótulo, 14 marcas foram reprovadas. De todo o teste, apenas 1 marca conseguiu cumprir todos os requisitos e o seu rótulo estava 100% fiel ao que tinha no produto. Essa marca foi a Met-Rx.

    No teste referente a busca de substâncias não declaradas, foram reprovadas 5 marcas, por conterem cafeína no whey protein. As marcas reprovadas foram EAS, Probiótica, STN, Max Titanium e Sport Pharma.

    O teste referente a origem da proteína foi mais animador. Das 15 marcas testadas, apenas 1 marca não correspondeu 100% ao soro do leite. No produto da DNA possuía proteína do trigo e da soja.

    Já no teste que buscava a quantidade de carboidratos, 11 marcas foram reprovadas! Porém a que chamou mais atenção foi a Voxx, pois o seu produto continha cerca de 300% a mais de carboidratos do que era relatado em seu rótulo, cerca de 4 vezes mais do que o informado.

    No teste sobre a quantidade de proteína descrita no rótulo, apenas 2 marcas foram reprovadas por terem 30% a menos do que o declarado. Essas marcas foram a Solaris e Voxx.

    E no teste de gramas de proteínas por porção, o minimo aceitável é de 10 gramas de proteínas. E felizmente todas as marcas foram aprovadas.

    As respostas das empresas para as suas reprovações são bem tipicas de brasileiros mesmo. Algumas empresas não quiserem se manifestar, outras contestaram o resultado e duvidaram do método de analise do INMETRO. A unica que reconheceu as falhas e disse que irá se adequar a todas as reprovações foi a Nature’s Best.

    Abaixo a tabela mostrando melhor o que foi escrito acima. Nela você poderá ver com mais detalhes quem foi aprovado e reprovado e os quesitos.

    tabela-teste-whey-concentrado-inmetro

    *Na tabela a Probiótica esta sendo descrita como Pró-Profissional Line.

    Você pode ler o relatório completo do INMETRO, clicando aqui.



    /* */