• Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 receitas para Ganho de Massa Muscular e Perda de Gordura.

  • X

    Ganhe de GRAÇA um E-book com 20 receitas

    Coloque seu e-mail ao lado e receba um e-book com 20 Receitas para Ganho de Massa e Perda de Gordura.

  • Cadastre seu e-mail, e receba todas nossas publicações   

    A manteiga de amendoim é realmente saudável?

    Conheça os benefícios e se vale a pena consumir a manteiga de amendoim

    Entre os alimentos fitness mais consumidos atualmente está a manteiga de amendoim por possivelmente promover benefícios à saúde, ao físico e à performance através de sua composição nutricional. Apesar desse grande modismo, a manteiga de amendoim é um alimento já consumido há muitos anos no EUA e em parte da Europa, especialmente na primeira refeição ou em lanches como os conhecidos “Panut Butter Jelly Sandwichs”, que são os mais típicos e grandemente consumidos em pic-nics.

    manteiga-amendoim

    Comprar Whey Isolado VP2

    Fugindo as questões de sabor ou mesmo preferência pelo alimentos, as manteigas de amendoim vem sendo cada vez mais consumidas devido ao seu valor nutricional o qual possui em grandes quantidades ácidos graxos insaturados, vitaminas lipossolúveis, como a vitamina E, carboidratos de pouquíssimo impacto glicêmico e, lógico, fibras alimentares, além de um relativo teor proteico o qual pode ser útil, por exemplo, para vegetarianos.

    Porém, mesmo com esse consumo, são muitas as indagações feitas ao consumo de tal alimento sendo que estes nos faz colocar em jogo se elas realmente são tão saudáveis quanto parecem. Portanto hoje, comentaremos um pouco a esse respeito para que possamos concluir alguns pontos importantes e decidir ou não pelo consumo dela. Vamos lá?

    A verdade escondida por trás da manteiga de amendoim

    Como citado, a manteiga de amendoim normalmente é consumida como fonte de gorduras, pois, possui ótimas gorduras que podem auxiliar no sistema cardiovascular entre outros.

    Porém, alguns cuidados devem ser observados, coisa que muitos não fazem de costume:

    Por serem fontes vastas de lipídios, elas possuem alto valor calórico e, independente deste valor ser de boas calorias, ele existe portanto, para indivíduos que se encontram em estado de cutting, esse pode ser um fator prejudicial. Por exemplo, imagine que cerca de 32g de manteiga de amendoim, o que equivalem a 2 colheres rasas de sopa tem mais ou menos 200-210Kcal, um número relativamente alto e comprometedor em alguns casos. Esses valores chegam a 10% da energia total diária recomendada.

    Entretanto, para indivíduos que estão em bulking, ela pode ser uma grande aliada, fornecendo ainda mais calorias de maneira fácil e saborosa na dieta.

    Suas gorduras saturadas estão em baixas quantidades, apesar de existirem sim. Como se sabe, o excesso do consumo desse tipo de lipídio, pode causar alterações maléficas especialmente no sistema cardiovascular, além de gerar a possibilidade de maior acúmulo de gordura corpórea, resistência à insulina entre outros problemas.

    Apesar disso, sua baixa taxa de lipídios saturados podem ser úteis, especialmente quando sabemos que elas são substratos, por exemplo, para a síntese de testosterona ou mesmo no metabolismo da vitamina E.

    Além disso, o equilíbrio com seus lipídios insaturados os torna altamente válidos seja em bulking ou cuting.

    Cupom de Desconto DDM

    A presença de outros compostos na manteiga de amendoim

    Além do amendoim, propriamente dito, colocado nessas manteigas, elas necessitam de outros óleos vegetais (normalmente o de palma e o de algodão) para causar melhor palatividade e cremosidade nos produtos. Essas gorduras são adicionadas e, também não são gorduras “malvadas” para o corpo, tendo seu bom fator nutricional também.

    Além desses lipídios, há normalmente adição de sal. Ele não é em grandes quantidades, mas, pode variar bastante de uma marca para outra. Existem algumas poucas marcas que não adicional sal nos seus produtos.

    Dentro desses compostos, contamos ainda com adição de alguns promovedores de sabor, como pedaços de banana, uva-passa, canela, chocolate branco, cacau, mel, entre outros. Esses inúmeros compostos podem ou não gerar maiores teores de carboidratos em cada uma delas.

    O maior problema de maior parte das manteigas de amendoim é mesmo o açúcar refinado, o qual está presente em praticamente todas elas. Existem sim marcas sem açúcar, mas, são muito menos conhecidas no mainstreet.

    rotulo-manteiga-amendoim

     

    Por fim, manteigas de amendoim tem bom teor lipídico, por isso, a probabilidade de estragarem pode ser menor. Nesse caso, não costuma-se adicionar grandes quantidades de conservantes nem coisas do tipo. Os teores de açúcar podem variar muito de um produto para outro e, não necessariamente por um produto ter menos açúcar ele é necessariamente melhor.

    Existem matérias-primas de péssima qualidade. Alguns amendoins possuem compostos os quais podem ser prejudiciais ao corpo, trazidos por contaminações. Além disso, grande parte dos amendoins podem causar alterações em níveis hormonais, se consumidos em excesso, portanto, todo cuidado será pouco na hora de escolher a sua marca preferida.

    Outras manteigas de oleaginosas X manteiga de amendoim

    Não muito típicas no Brasil, também existem outras tantas manteigas de oleaginosas como a de amêndoas, a de castanhas de caju, castanhas-do-Brasil entre outras. Elas possuem propriedades muito próximas das manteigas de amendoim e, por sinal, a manteiga de amêndoas é a mais popular entre elas.

    A manteiga de amêndoas, por exemplo, fornece em torno de 25mg de vitamina E, enquanto a manteiga de amendoim apenas 10mg. Porém, a manteiga de amendoim possui mais quantidades de selênio e vitamina B-3 que servem, respectivamente, como antioxidante (e cofator para alguns processos hormonais) e para o metabolismo energético no corpo.

    Desta forma, com perfis de macronutrientes muito próximos, os micronutrientes não deixam a desejar em nenhuma, sendo que, apenas encontraremos mais ou outro micronutriente em uma ou outra manteiga.

    Assim, é interessante que se diversifique esse consumo e, portanto, promova-se maior variedade nutricional ao corpo.

    Conclusão:

    Contudo, podemos concluir que manteigas de amendoim são saudáveis, desde que alguns pontos sejam devidamente observados, como sua matéria-prima, a composição das mesmas ou mesmo a quantidade que se usa delas, visto a densidade energética elevada.

    Além disso, existem manteigas as quais podem competir com a manteiga de amendoim e também podem ser inteligentemente utilizadas na dieta.

    E você, qual vai escolher?

    Bons treinos!

    Artigo escrito por Marcelo Sendon (@marcelosendon)



    /* */